09 abril 2006

Falhas de segurança e formatações...


-Uma não notícia: Secunia alerta para nova falha de segurança no IE6. (isto é uma notícia??, claro que não!)
-Uma meia notícia: Esta falha de segurança tambem atinge o IE7. (Todos sabíamos que o IE7 é o IE6 com pintura nova, por isso...)
-Uma notícia: Kaspersky alerta para novo vírus que atinge multiplataformas, neste caso windows e linux. (Já é uma notícia!)
-Outra notícia: Security Manager da microsoft fala sobre a segurança do windows: "formatem tudo e reinstalem!"

Quanto à não noticia e à meia notícia: basta um utilizador andar a passear num site com determinado código flash malicioso para ficar infectado e abrir os portões do pc a um hacker sem escrúpulos. Bem feito! Os utilizadores do windows estão mais que avisados para não navegarem pela web com porcarias como o IE.
E com esta falha, já são 4 falhas que não são corrigidas pela microsoft. Eles dizem que lá para o dia 11 de abril lançam um pacote com sapos, aliás, patchs que talvez resolvam os bugs embora não garantam que os resolvam a todos, e entretanto, os infelizes utilizadores de windows que se amanhem! Por causa disso, as empresas eEye e a Determina fizeram patchs próprios para as correções.

Quanto à primeira notícia: é um vírus de baixo impacto, segundo Kaspersky, que atinge tanto o windows como o linux e pode fazer estragos no directório actual e chama-se Virus.Linux.Bi.a/Virus.Win32.Bi.a. O "Bi" será porque é bisexual? Ataca para os dois lados? Isto mostra que há pessoal a interessar-se por outros sistemas que não só o windows, mas ainda bem que a filosofia do linux já os prevê há muito e torna o sistema operativo uma dor de cabeça para os criadores de vírus...

Quanto à ultima notícia: Mike Danseglio, program manager no grupo de segurança da microsoft, diz que os ultimos malwares são tão potentes que as empresas com pcs infectados, devem esquecer em tentar limpar os sistemas contaminados e começar a pensar em estabelecer políticas de processos de backup e recuperação de sistemas do que andar a perder tempo com ferramentas de antivírus para recuperar os pcs de malware.
"Quando começamos a mexer com rootkits e programas de spyware sofisticados, a única solução é recomeçar do zero, em alguns casos, não há mesmo hipótese de recuperar o sistema...", disse Mike Danseglio.

De vez em quando, quando pergunto numa empresa porque preferem queimar imenso dinheiro em licenças quando podiam ter os sistemas deles a funcionar por muito menos com software livre, uma das desculpas é: se precisarmos de apoio, quem é que o dá?? Com software proprietário temos esse apoio!
Agora este senhor da microsoft diz com todas as palavras o que todos sabiamos: "eu sei que voces pagaram bem pelo nosso software, fizeram-nos podres de ricos, nós vendemo-vos software rasco e agora pensam que tem assistencia?? Ah ah ah, formatem tudo, percam tudo caso não tenham feito backup e reinstalem!! Apoio?? Assistencia?? Deixem-me rir!!!!!"
E ficamos todos felizes porque todos acham isto perfeitamente normal.

Categorias:

0 comentários: