10 maio 2006

Tinham sido avisados! ODF é standard!

Já tinha sido criado um artigo neste blog sobre o Open Document Format pelo CrimsonTuxer, mas como parece que que os muito milhões de utilizadores de pcs por esse mundo fora ainda não atingiram o significado de tão importante notícia, vou rebater o assunto e de um modo mais grosso!
Desde 8 de Maio de 2006, o Open Document Format passou a ser uma norma internacional, a ISO/IEC 26300.

O formato DOC, PPT/PPS, XLS estão mortos!!! Obsoletos!

O pessoal já tinha sido mais que avisado para não usar formatos proprietários, em especial do pseudo-standard do Microsoft Office. A 25 de Maio de 2004, a UE tinha-se pronunciado contra os formatos proprietários de documentos e apelando à sua normalização em XML.
O OpenOffice.org e o StarOffice foram os primeiros a utilizar o formato ODF desde o ano 2000.
De futuro, qualquer folha de cálculo ou texto editável ou apresentação será de um formato diferente do que tem sido feito até agora.

Concluindo, todas as organizações terão de pagar por terem estado a usar um formato proprietário e terão de começar a planear as caras migrações que se aproximam!

Os formatos proprietários de documentos estão mortos e obsoletos, é favor pararem de os usar! Podem usar programas proprietários ou livres, pagos ou à borla para fazerem as vossas apresentações, folhas de cálculo ou texto editáveis na nova norma standard ODF. Eis alguns exemplos:

Para quem queira o OpenOffice em portugues de portugal, deixo aqui o ftp para a versão estável 2.0.2 e o ftp para a versão beta 2.0.3. Há ainda mais versões alojadas no Laboratório para a iniciativa de Software aberto.
Existe tambem disponível um plugin para o Office da microsoft para poder acessar aos foramtos ODF.

Fontes: OASIS, Planeta asterisco

0 comentários: