07 julho 2006

Lá tem de engolir o sapo....

Primeiro igonram-te, depois ridicularizam-te, depois combatem-te e por fim ganhas... É o que tem sido dito da luta entre a microsoft e o software aberto. Mas desta vez o motivo não é o Linux que já está a entrar na ultima fase da frase anterior, mas sim o formato aberto ODF. Primeiro ignoraram-no, achando que os seus formatos microsoft seriam os standards in facto, mesmo sendo acusados que as várias versões dos seus microsoft office não abriam os documentos que eram criados por outras versões do mesmo produto! Ridicularizaram as iniciativas das várias empresas e entidades, incluindo algumas governamentais para que o formato passasse a aberto.
Entretanto foi criado um fomato aberto e universal e já aprovado e standardizado (ODF), mas a microsoft continuou a ignorá-lo e a combatê-lo. Nestas ultimas semanas, vários organismos por esse mundo fora, entidades governamentais como algumas da Dinamarca,
Bélgica, Holanda e outros, já se pronunciaram que iam mudar e pela força da lei, para o novo formato aberto ODF. E prevendo uma grande derrota, a microsoft lá admitiu que realmente o novo office irá trazer as ferramentas para importar/exportar os documentos no formato ODF. Este projecto da microsoft será aberto e depositado no sourceforge.net de modo que possa ser melhorado e continuado pela comunidade do open source.

Já agora, se tivessem colocado o novo Office 2007 como software aberto, há muito que já tinha sido lançado uma nova versão, com qualidade, atempadamente, com os tais formatos abertos e com outra dinâmica para a correção de erros/bugs no programa.

Categorias:

0 comentários: