01 setembro 2006

3 de Outubro, Dia anti-DRM

"Se os consumidores souberem que há o DRM, o que é, como funciona, então é porque já falhámos." - Executivo da Disney.

Não sabes o que é o DRM? Na verdade sabes sem o saberes! DRM significa Digital Rights Managment mas na práctica é Digital Restrictions Managment, Gestão de Direitos (Restrições) Digitais. De uma forma muito simples significa que quando és impedido de copiar um CD ou DVD devido a restrições de software ou hardware, estás perante uma limitação da tua liberdade pelo DRM.

Companhias como a Sony, Disney, Microsoft e muitas mais dizem que o DRM é necessário para impedir que se piratie músicas, filmes, software e outras coisas mais através das redes P2P ou por outros meios. O que não dizem é que tentam controlar quem, o quê, quando, aonde e como tu acedes à tua música e filmes! Por exemplo, se comprares uma música na loja do Apples iTunes, estás a comprar uma música que apenas tocará em programas que suportem Quicktime ou num iPod. E agora imagina que compras um outro leitor de mp3, seja um leitor da Sony ou da Creative ou outro. A música que tu compraste não irá funcionar nele e terás que comprar outro iPod para a ouvir! Ficaste limitado na tua escolha, na tua liberdade.
Mas muito mais tem sido feito por estas companhias e o exemplo do rootkit da Sony é marcante, e prevendo já a curto prazo o que elas pretendem fazer, torna o filme de George Orwell ,
1984, anedótico...

Lutar contra o DRM é lutar pela liberdade, participa nessa luta mundial. Marca o dia 3 de Outubro para apoiares essa luta, entretanto és convidado a dar ideias e a subescreveres o teu mail para saberes do andamento da campanha.



Categorias:

0 comentários: