10 outubro 2006

Sonia Arrison e a droga do software livre...

O projecto do Laptop de $100 vai avançando devagar, conversações sobre contratos estão sendo finalizados com a Argentina, Brasil, Nigéria, Tailandia. Outros países como a Índia acham que devem ter outras prioridades, como ter escolas e professores do que comprar os laptops. Na verdade, todo este projecto é bastante interessante, dando a possibilidade de milhões de pequenos estudantes terem a oportunidade de ter conhecimentos informáticos, o que é importantíssimo para o seu desenvolvimento bem como para o futuro do país, nesta área tecnológica fundamental, e especialmente em países pobres ou em vias de desenvolvimento. Mais, os estudantes terão a oportunidade de poder conhecer como realmente funciona um sistema operativo, como funcionam os programas, terem acesso aos seus códigos fontes, coisa que não é possível com o software proprietário como o da microsoft.
Mas tem de haver sempre alguem que esteja contra, e lançando FUD ou pelo menos alguns receios sobre este projecto. Sonia Arrison da Pacific Research Institute já veio dizer que todo este projecto é apenas uma jogada matreira para enfiar o Linux nos desktops de todo o mundo:

"Facing limited sucess in the US, open source zelots are looking to export their ideological crusade overseas, creating a need for their commercial services by tying a new generation of young consumers to laptops running in Linux software."

Lendo esta frase só me vem à memória o facto consumado do que a Microsoft fez!! Ou seja, estando os consumidores agarrados à Microsoft e aos seus produtos, não há problema! Mas se a próxima geração de consumidores ficar "amarrada" ao software livre já é um problema!!!
E se em vez de serem os consumidores individuais a ficarem viciados no open source e serem instituições ou até Estados? Na opinião dessa Senhora tambem deve ser algo bastante mau, senão mesmo horrível. Exemplos de casos horríveis que se tem passado por este mundo, com adopção do software livre em desfavor ou mesmo em corte com o software proprietário da Microsoft:

-As cidades de Bristol e Birmingham cortaram com o Office da Microsoft e migraram para outro produto que até nem é à borla nem aberto, mas pouparam 1.4 milhões de libras.
-Casos identicos aconteceram com a Policia Francesa levando a poupanças monstruosas nos seus gastos.
-Organismos de estado de várias cidades alemãs viraram-se para o Linux e outros softwares abertos levando a grandes poupanças e, coisa horrível, à sua independencia tecnológica em relação às politicas e tecnologias da Microsoft.
-Tambem é conhecido o caso de Berkala, um estado Indiano em que o seu governador deu ordem para fechar as "janelas" e abrir as portas ao Linux e ao software Livre, mais uma vez levando a enormes poupanças num País pobre e ajudando ao seu desenvolviemnto tecnológico.
-Outro caso bastante conhecido é o da Estremadura Espanhola. O Governo dessa comunidade autónoma anunciou que vai migrar todos os seus computadores dos departamentos de serviços publicos para o Linux até ao fim do ano. Deixam de lançar dinheiro para o lixo (microsoft) e passam a investi-lo em tecnologias suas, feitas pelo pessoal da sua região como a GnuLinex. Em vez de ficarem dependentes dos caprichos e políticas da americana Microsoft, é agora o governo da Estremadura que controla o que quer e como o quer fazer e ainda poupou cerca de €18 milhões. Esta distribuição de Linux é baseada na Debian e feita especificamente para a Estremadura e convem lembrar que as escolas e universidades desta comunidade Espanhola já migraram todas do windows para o GnuLinex.

Voltando atrás, à senhora Sonia Arrison, deixo a pergunta se será melhor continuar viciado em produtos fechados da multinacional americana Microsoft e lhe darmos o nosso valioso dinheiro ou mudar de vício para o software livre e passarmos nós a comandar os nossos destinos e a mantermos o nosso dinheiro no bolso para investir no que nos faz mesmo falta? Ou será que ela anda viciada em algo que lhe está a fazer aos miolinhos?

Fonte: Linux Format

0 comentários: