18 novembro 2006

Gestores de ficheiros, parte 1

Quando trabalhamos em Linux, existe uma aplicação quase omnipresente no desktop, que estamos sempre a utilizar, mas é raro pensarmos nela como uma tal. Falo do file manager ou gestor de ficheiros. Quando o utilizador utiliza o KDE, o Konqueror é a aplicação base, com ela faz-se quase tudo, incluindo navegar na net. Aliás, grande parte das suas funcionalidades são desconhecidas pela maior parte dos utilizadores por serem tantas e variadas... Sem dúvida que é dos mais completos file managers em Linux. Se o utilizador optar pelo Gnome, e acho que faz muito bem, tem o Nautilus, outro excelente gestor de ficheiros embora com menos capacidades que o Konqueror, mas "simplicity is beauty" e prontos! Julgo que em algumas distros que vem com o Gnome como Window Manager principal, tem o Thunar como opção primária. Este gestor de ficheiros é mais simples e bem mais leve em uso de RAM e bastante configurável. O XFCE tem usado este Thunar como gestor de ficheiros por omissão, e é sabido que este ambiente de trabalho é bem completo mas bastante leve em termos de consumo de memória. Este gestor permite plugins e muito mais, e tudo se pode encontrar nesta página.














Antes, o XFCE usava o Xffm como seu gestor de ficheiros por omissão. Este Xffm é um pouco diferente do que estamos habituados, mas até que é bem eficiente sendo possível até aceder a redes Samba. E levezinho, claro...
















Não confundir este Xffm com o Xfm, porque o segundo é bem mais simplezinho. o Xfm apareceu ainda não havia Konqueror nem Nautilus, logo era um luxo. O Xfm é mesmo rápido, a RAM nem dá por ele, e instala-se facilmente. Só que é mesmo básico....



















Outro tambem muito simples, nada poderoso mas muito configurável é o Nao. E tem uma maneira muito especial de trabalhar, que o utilizador terá que se habituar. Pelo menos é muito rápido!













Rox-filer faz parte do projecto Rox Project, e algumas características suas são o facto de ter apenas uma barra de ferramentas, não ter menus ou outras mariquices. Ou as janelas mudarem sempre de tamanho conforme o que tem dentro delas, mas não deixa de ser interessante. Tudo funciona na base do menu do clique com o botão direito do rato.












Para quem vem do windows, em especial do win95 ou win98, existe tambem o Xfe, um quase explorer da microsoft, mas baseado no X Win Commander. Este Xfe é pequeno, rápido e apenas precisa das bibliotecas da Fox para funcionar. Para quem usa o explorer da windows, apenas o vai achar um pouco mais antigo mas mais rápido...
















Já não é a primeira vez que leio pedidos de ajuda sobre que gestores de ficheiros se deveriam usar em máquinas mais antigas e com pouca memória, pois o Nautilus e o Konqueror são bastante pesados, e não conhecem mais nenhum. Espero que este artigo ajude a conhecer mais uns quantos. Outro artigo escreverei sobre mais alguns file managers que tambem merecem ser conhecidos.

5 comentários:

Sou de Curitiba,(Paraná), Brasil.

Conheci o seu blog estes dias e está nos meus favoritos.

Parabéns e sucesso.

RAFAEL

Obrigado pela preferencia, é sempre bom ouvir palavras de incentivo...

Excelente apresentação do tópico !
Boa variedade e os screenshots dão um toque muito especial. Tá certo que não tem os screens do Nautilus e do Konqueror, mas esses são até fáceis de conseguir frente aos outros, a última vez que vi o xfm rodando o Gnome ainda não existia... mas sem dúvida ele ainda é util !

Eu ando ha imenso tempo para substituir o Nautilus pelo Thunar mas tenho medo que não "interaga" lá muito bem com o resto do meu ubuntu (não sei se vai funcionar a 100% com o panel, desktop e bery... :? )

nao ha nada que temer! o thunar é muito bom. rápido pequeno intuitivo e configurável. a unica coisa que sinto faltar-lhe é um suporte para samba.

ps: tambem descobri o teu blog a dias e adicionei-o ao meu bookmark.