25 janeiro 2007

Pesando sacos....

"Ó Marinheiro Dias, tá a chegar um carregamento de víveres e vem tudo ensacado. Precisos que verifiques o peso de todos os sacos. Aviso-te já que os pesos de tudo isso vão desde 1k a 125K. Tá aí uma balança de 2 pratos, trata de arranjar pesos para verificares isso tudo!"
"É para já, meu Sargento!"
Porra, já fui entalado com o barco a remos entre as ilhas, e agora vai-me entalar com os pesos. Que pesos é que terei de arranjar para pesar todos aqueles sacos?

Eis o enigma que deixo aqui hoje, qual o mínimo de pesos é que o Marinheiro A. Dias terá de arranjar e quais os valores deles. Os sacos tem todos valores inteiros de 1 a 125k e apenas pode colocar os pesos num dos pratos da balança.

6 comentários:

Existem sacos de todos os pesos (i.e. 1, 2, 3... 125kg)? Posso por sacos nos dois pratos? Posso por mais de um saco em cada prato?

O mínimo que consigo são 7 pesos:
1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64Kg

-rs

Para Pedro, num prato metes os pesos e no outro metes os sacos. Saco a saco..., um de cada vez.

Anónimo disse e muito bem, 1,2,4,8,16,32 e 64. São as potencias de 2, tal como o código binário consegue-se todos os valores.

Agora complico um pouco mais, e se pudéssemos por os pesos nos dois pratos??? Qual o numero mínimo de pesos e qual o valor deles?

6 pesos?
1, 3, 9, 27, 81 e 243Kg.

Potências de 3 desta vez...
Apesar de ter menos 1 peso, o peso total é superior ao da solução binária... A vantagem é que dá para pesar até 364Kg.

-rs

xiiii.
Este pessoal nem dá tempo para pensar um pouco!

É apressadinho, nem teve tempo de se identificar... :)
Estragou logo o arranjinho acertando nas respostas....