21 fevereiro 2007

Chamada dos fundamentalistas ao swing...

Ao ler o artigo do Paulo Trezentos sobre os fundamentalistas da informática, e na sua sugestão de criar um dia do "swing" em que cada utilizador de PCs usasse um SO diferente do que usa, para que conhecesse o outro lado e soubesse do que fala ou que critica, tenho de lhe dar alguma razão. A verdade é que muita gente pode ser considerada de fundamentalista e nem se apercebe que o está ser, seja ela utilizadora do Windows, do Linux, do Software Livre ou seja do Mac. Claro que também depende de quem o acusa. Sobre a parte do fundamentalismo, dou razão ao Paulo. Mas sobre a sugestão de um dia para "swing", aí já não concordo porque no caso de quem apenas usa Windows e ter um dia para conhecer o Linux, por exemplo, nem dá para começar. No caso de quem usa Linux e ter de usar Windows por um dia, é um pouco mais complicado por nem sequer haver um LiveCD com Windows, e além disso, quem é que usa hoje Linux e não tenho já usado o Windows? Já não falo do Mac, pois é um pouco mais complicado de termos um PC em casa onde o possamos experimentar na sua plenitude, mas já foi mais difícil... Ora, mas um dia apenas?

Li algo sobre um fulano que apenas usava e já há uns anos, o KDE. E quis criticar o Gnome num artigo seu, mas achava que iria ser muito parcial, pois até o detestava, embora só o tivesse testado esporadicamente. Então resolveu fazer um desafio a si mesmo: usar o Gnome durante um mês seguido e não tocar em nada que fosse do KDE. Claro que nos primeiros dias sentiu muita diferença, não encontrar ou fazer muitas coisas a que estava habituado a fazer com alguns cliques no KDE e ter de procurar como o fazer no Gnome. Mas a verdade é que no fim do mês da experiência, já dominava bem o Gnome e encontrava nele muitas virtudes e poucos defeitos, sentindo-se bem a trabalhar com qualquer dos dois ambientes de trabalho. E agora já poderia escrever o seu artigo sobre o Gnome de forma imparcial! Mas foi um mês inteiro de "swing"...

Já agora vou alongar-me um pouco mais. Quem trabalhe com Linux e conheça já mais ou menos o este SO, seu sistema de ficheiros, saiba mexer na linha de comandos, administre um servidor web Apache por exemplo, como será que se irá dar com um Mac ou com um Windows? Um Apple tem muito em comum com o Linux, usa por exemplo o XFree86.4, tem o terminal que é muito parecido com o BASH, o sistema de ficheiros não é muito diferente do que se usa na maior parte das distros de Linux. No Windows não seria difícil colocar um Apache, PHP ou MySQl a correr, saber como encontrar uma porta fechada que impeça um IMAP de funcionar e resolver isso, por exemplo. Ou ter mais cuidado com a utilização do administrador, e embora eu ache todo o processo de instalação dum programa em Windows mais difícil que no Linux, também não seria isso que atrapalharia alguém que nunca tivesse usado o Windows. Aliás, como em Linux o utilizador é encorajado a conhecer o seu sistema e como funciona todo ele, acho que não seria difícil ambientar-se a outro SO.
Quem sempre usou o Windows e queira conhecer outro SO, é sobejamente conhecido os problemas que irá ter, basta olhar para esses fóruns na net para se ter uma ideia. Em Windows, na minha opinião, o utilizador é apenas dado a conhecer o mínimo essencial, e depois tem mais dificuldades a aprender a usar novos sistemas. Sei o que se passou comigo, pois foi de lá que vim para o Linux.

Agora para quem usa o OS X e queria conhecer outros SOs, julgo que terá mais facilidade com o Linux, mas posso estar errado. Quem o fez que se pronuncie.

Concluo que para podermos falar das vantagens do nosso sistema sobre um sistema concorrente, devemos conhecer e ter usado o tal produto concorrente, como é lógico! Quem nunca o fez, que faça o tal "swing" como o Paulo Trezentos sugeriu, mas por pelo menos uma semana! E com vontade de aprender e não parar à primeira derrota...

3 comentários:

Gostei de ler e concordo totalmente!
Como também concordas empresta ai €650 para o vista que maquina para ele já eu tenho!!!
é que apetece-me fazer um Swingzito!

Vai fazer swing com o 98 e já vais com sorte. Para apareceres aqui é porque deves estar muito contente! É da vitória do Glorioso, não é?

2-1
Mainada!