Chamada dos fundamentalistas ao swing...

Li algo sobre um fulano que apenas usava e já há uns anos, o KDE. E quis criticar o Gnome num artigo seu, mas achava que iria ser muito parcial, pois até o detestava, embora só o tivesse testado esporadicamente. Então resolveu fazer um desafio a si mesmo: usar o Gnome durante um mês seguido e não tocar em nada que fosse do KDE. Claro que nos primeiros dias sentiu muita diferença, não encontrar ou fazer muitas coisas a que estava habituado a fazer com alguns cliques no KDE e ter de procurar como o fazer no Gnome. Mas a verdade é que no fim do mês da experiência, já dominava bem o Gnome e encontrava nele muitas virtudes e poucos defeitos, sentindo-se bem a trabalhar com qualquer dos dois ambientes de trabalho. E agora já poderia escrever o seu artigo sobre o Gnome de forma imparcial! Mas foi um mês inteiro de "swing"...
Já agora vou alongar-me um pouco mais. Quem trabalhe com Linux e conheça já mais ou menos o este SO, seu sistema de ficheiros, saiba mexer na linha de comandos, administre um servidor web Apache por exemplo, como será que se irá dar com um Mac ou com um Windows? Um Apple tem muito em comum com o Linux, usa por exemplo o XFree86.4, tem o terminal que é muito parecido com o BASH, o sistema de ficheiros não é muito diferente do que se usa na maior parte das distros de Linux. No Windows não seria difícil colocar um Apache, PHP ou MySQl a correr, saber como encontrar uma porta fechada que impeça um IMAP de funcionar e resolver isso, por exemplo. Ou ter mais cuidado com a utilização do administrador, e embora eu ache todo o processo de instalação dum programa em Windows mais difícil que no Linux, também não seria isso que atrapalharia alguém que nunca tivesse usado o Windows. Aliás, como em Linux o utilizador é encorajado a conhecer o seu sistema e como funciona todo ele, acho que não seria difícil ambientar-se a outro SO.
Quem sempre usou o Windows e queira conhecer outro SO, é sobejamente conhecido os problemas que irá ter, basta olhar para esses fóruns na net para se ter uma ideia. Em Windows, na minha opinião, o utilizador é apenas dado a conhecer o mínimo essencial, e depois tem mais dificuldades a aprender a usar novos sistemas. Sei o que se passou comigo, pois foi de lá que vim para o Linux.
Agora para quem usa o OS X e queria conhecer outros SOs, julgo que terá mais facilidade com o Linux, mas posso estar errado. Quem o fez que se pronuncie.
Concluo que para podermos falar das vantagens do nosso sistema sobre um sistema concorrente, devemos conhecer e ter usado o tal produto concorrente, como é lógico! Quem nunca o fez, que faça o tal "swing" como o Paulo Trezentos sugeriu, mas por pelo menos uma semana! E com vontade de aprender e não parar à primeira derrota...
3 comentários:
22 fevereiro, 2007 22:02
Gostei de ler e concordo totalmente!
Como também concordas empresta ai €650 para o vista que maquina para ele já eu tenho!!!
é que apetece-me fazer um Swingzito!
22 fevereiro, 2007 22:26
Vai fazer swing com o 98 e já vais com sorte. Para apareceres aqui é porque deves estar muito contente! É da vitória do Glorioso, não é?
23 fevereiro, 2007 01:13
2-1
Mainada!
Enviar um comentário