Comparação de tempos de arranque
Aparentemente são quase a mesma coisa, mas as diferenças até que são muitas. Numa comparação entre vários distros sobre o tempo de arranque, há diferenças de 3 vezes mais tempo entre a primeira e a última.
- PCLinuxOS 2007..................33s
- Mandriva Linux 2007.............44s
- Debian GNU/Linux 4.0............47s
- Slackware Linux 11.0.............48s
- Ubuntu 6.10.......................49s
- SimplyMepis 6.0-4................51s
- OpenSUSE 10.2...................61s
- Fedora Core 6.....................72s
- Xandros Desktop 4.1.............89s
Este comparação foi feita num Pentium 4 a 1.4GHz, 384 MB de RAM e as distros com a sua configuração de arranque e desktop por omissão, seja o KDE ou outro. O boot time vai desde o conhecido boot prompt até ao gestor de login do KDE ou Gnome.
Fonte: Linux Format
Fonte: Linux Format
3 comentários:
16 março, 2007 14:58
Oh... :o|
Isto não é um teste decente!
Se a instalação é feita por defeito apenas significa que:
a) uns têm mais serviços do que outros no arranque [que provavelmente até são dispensáveis]
b) mas...por outro lado (a única coisa interessante), a arquitectura para a qual os pacotes foram compilados está mais optimizada no nosso amigo PCLinuxOS 2007 :o)
Mesmo na coisa de um ter mais serviços do que outro no arranque, a verdade é que isso pode ser útil num sistema "desktop". Afinal, o facto de ter um coldplug (ou algo parecido) que verifica e instala o software automaticamente é algo de louvar para atrair novos utilizadores!
Esta análise é "pró-Microsoft", pelo menos, no conceito de que o Windows XP arranca bastante rapidamente mas os serviços começam a arrancar depois da janela de login aparecer!
OU SEJA, HA AQUELA FALSA ILUSAO QUE JA PODEMOS USAR O PC! hehehe ;o)
Hugz,
Luís Silva
16 março, 2007 17:18
Nada que um "tunning" ao kernel não resolva.
No Ubuntu é fácil ganhar uns bons 20/26 segundos.
A minha admiração prende-se com o Slackware. Já há muito tempo que não lido com esta distro mas lembro-me que, assim como o Gentoo, o boot era muito rápido e andaria na caso dos 20 e poucos segundos. O código compilado fazia, e penso que ainda faz, muita diferença.
Cumprimentos.
16 março, 2007 19:08
não concordo com esta cronometragem: das distros que já experimentei, a slackware com a sua lógica KISS (Keep It Simple Stupid), ganhava em muito a mandirva, debian e fedora.
Enviar um comentário