Ferramentas indespensáveis a um informático.
Deixo aqui uma colecção de boot CDs/DVDs e disquetes de arranque que são indispensáveis para trabalhinhos mais complexos em computadores:
- Darik’s Boot and Nuke - Uma disquete que garantidamente destrói tudo num disco rígido, assim não vão aquelas fotos da namorada parar em muitos mails por aí...
- Ophcrack - Um LiveCD de Linux que irá crackar a password do administrador do Windows, just in case de esquecimento ou falta de lembrança....
- Ultimate Boot CD - Mais de 100 ferramentas de diagnóstico num CD bootable para analisar e reparar discos rígidos e problemas de arranque. Sem dúvida, muito útil!!
- Offline NT Password & Registry Editor - Um utilitário cuja função é fazer um reset às passwords de utilizadores do sistema NT. No caso de não se conseguir ou não se ter tempo com o Ophcrack, é fazer um reset com esta ferramenta.
- Knoppix - O também conhecido canivete suiço do Linux, o espectacular LiveCD ou LiveDVD do Knopper, carregado de software, com detecção de hardware automático, suporte a imensas placas gráficas, placas de som, etc, etc, etc. Pode ser usado como um sistema operativo para trabalho, para educação/ formação, como sistema de resgate ou ser adaptado e usado como plataforma para demonstração de produtos comerciais de software. É preciso fazer um desenho?
- gparted - O Gparted é uma aplicação da Gnome para edição de partições, e com ela podes alterar, apagar, criar ou modificar as tuas partições do disco rígido. Substitui totalmente o Partition Magic.
- Hiren’s Boot CD - Este CD bootable está cheio de ferramentas úteis, caso não encontres o que precisas nos outros acima mencionados, és bem capaz de encontrar aqui....
31 comentários:
27 março, 2007 01:44
Ótima lista ! Muito bom, muito bom mesmo.
27 março, 2007 02:53
Espetacular, sem palavras, irei colocar estas informações agora no blog, será utíl a todos.
Com os devidos creditos a vc e claro. :lol:
Abraços
Belfiglio.NET
27 março, 2007 11:09
Para quem não testou ainda vale a pena dar uma olhada também no goblinx-mini: http://www.goblinx.com.br/mini.htm uma minidistro muito boa para manutenção de sistemas!
27 março, 2007 12:16
Uma pequena contribuição
http://forjamari.linex.org/frs/?group_id=61
Super Grub Disk - É em CD ou disquete ou ainda um pendrive, que ajuda a manipular problemas com o boot tanto em Linux quanto em Windows. No Linux é possivel restaurar automaticamente o GRUB na MBR.
O pacote a ser baixado :
super_grub_disk_english_0.9550.iso
27 março, 2007 12:27
Com mais algumas contribuições, faço um segundo artigo com as novas ferramentas!
27 março, 2007 12:34
Gosto da lista, mas devia de haver uma referência ao site original de onde este post foi traduzido:
http://www.suseblog.com/?p=191
Por isso, Ricardo Belfiglio, faz também referência ao original.
Em todo o caso, a divulgação é sempre bom.
27 março, 2007 13:06
Tens toda a razão, João Ramos, faltou a referencia ao site original e fizeste bem em lembrar!
http://www.suseblog.com/?p=191
27 março, 2007 16:11
Que distro(s) de Linux recomendam para alguém que usa Linux apenas à um mês?
Eu estou a usar o Ubuntu Edgy, mas não sei se irei instalar a nova versão ou mude para outra distro... Se mudar para outra distro, que distro devo escolher?
27 março, 2007 18:45
bruno,
sem hesitações, Caixa Mágica 11.
27 março, 2007 19:34
Bruno,
Responder a isso é quase como responder a "Qual é melhor sobremesa?" (mouse de chocolate... ;) ). O Ubuntu e seus derivados é amplamente conhecido e supostamente fácil de usar. Digo supostamente porque não tenho experiência com ele. O CM por ser português merece todo o nosso reconhecimento e apoio. Ele é baseado (se não estou em erro) no SuSE e é este a distro que eu recomendo e uso. Fácil de instalar e de utilizar. Está em 2º lugar no distrowatch como o sistema com mais Hints.
Se te queres iniciar, é melhor um sistema com boa documentação e com um bom apoio em fóruns/sites. O openSuSE, Fedora, Ubuntu serão os mais indicados em especial se o inglês não for um problema. O CM não sei, mas pelo que tenho visto (em especial formações anteriores a preços muito acessíveis) também é uma boa escolha.
O meu conselho: Pega numa VM (para não estares sempre a formatar a máquina/disco), faz download de alguns ISO (Linux e BSD) e instala alguns sistemas. Aquele que mais gostares, fica...
RedTuxer, o meu post anterior não era a criticar (embora agora lido por mim até parece..), era só um reparo. ;)
27 março, 2007 19:55
Na altura em que estava a usar Windows e me apeteceu mudar para Linux, eu instalei o Virtual Box e experimentei o Ubuntu Edgy, o Gnewsense e o Freesbie. Destes 3, ficou o Ubuntu.
Estou a sacar o OpenSuse porque foi referido no post sobre um relatório da Symantec, como tendo 0 bugs conhecidos em 2006. Isso dá-me muita segurança.
Eu até testava o Caixa Mágica, mas, pelo que vi no site, não tem muitos pacotes de software.
Talvez continue com o Ubuntu, apesar de eu ter lixado as permissões da minha home. O firefox não consegue gravar cookies nem nada... :( E, depois de ter instalado o gtkorphan, comecei a ter stresses porque corri o programa e ele removeu supostos pacotes órfãos.
27 março, 2007 20:09
Uma distro que me tem vindo a chamar a atenção é o Sabayon. Parece ser porreira, mas estou com medo de sacar e depois não me conseguir orientar com ela. Algum de vocês já experimentou o sabayon?
27 março, 2007 21:52
@Bruno
Nada como experimentar vários LiveCDs durante algum tempo, sem instalar. Seja a CM, Alinex, OpenSuse, Mandriva, (*)buntu, Fedora, Debian, etc e ver qual se adapta melhor ao teu hardware, qual a que mais gostas, qual a que melhor te adaptas. Assim já fazes uma escolha entre elas, e instala uma ou usa o VM e usa e abusa, sem medos de estragar. É a fazer merda que se aprende! Nessa altura já sabes qual a que te satisfaz.
@João Ramos
Entendi como uma crítica e havia justificação para ela. Eu é que fiz merda e esqueci de meter a fonte. Tambem não gosto que me façam isso e já mo fizeram! Mas quem lê o Tux Vermelho sabe que nós não fazemos essas coisas por mal. Somos uns amadores, não andamos aqui a ganhar dinheiro, isto é pelo gozo e pela partilha de conhecimentos!
Um abraço a todos e continuem a vir cá...
28 março, 2007 11:54
@Bruno
Eu seguiria o conselho de Tux Vermelho. Vários LiveCD's e é só experimentar.
O meu filho andava sempre à nora com o Linux, queria seguir as pisadas do pai ;-), e depois de várias experiências com LiveCD's, entre elas o agradável Kurumin, optou pelo openSUSE e não quer mais nada.
A minha 1ª experiência com o Sabayon correu mal mas este fim de semana vou testar a última versão (já descarregada), caso disponha de algum tempinho.
E atenção que menos bugs "CONHECIDOS" não quer dizer "mais seguro. Prefiro uma distribuição com dezenas de bugs corrigidos do que uma com apenas um e não corrigido há meses sem fim. Também depende da natureza dos bugs.
@braço para todos.
28 março, 2007 19:49
@Jocaferro
Eu segui o conselho do redtuxer. Comecei ontem à noite a sacar o Sabayon. Se não curtir, saco outra e experimento-a.
Sacaste o Sabayon em quanto tempo? Eu já estou à quase 24h para o sacar por torrent, e não vejo maneira de isto acabar. Raramente tenho uma velocidade superior a 20KB.
28 março, 2007 19:50
Sabayon... eu tenho esse live-dvd (versão 3.25c)e já o corri algumas vezes:
não há dificuldades nenhumas, é uma distro com imensos programas e trás o beryl. o beryl precisa duma boa placa gráfica para correr e o dvd trás várias versões da driver proprietária nvidia prontas a usar (nunca o usei numa ATI).
o beryl não é dificil de usar, basta praticar um pouco com ele, e o uso dele é opcional no arranque.
No entanto, deparei com uma situação no sabayon logo na 1º vez que o usei:
alguns minutos após ter arrancado (ele configurou a ligação netcabo sozinho) apareceu um aviso que um utilizador de um IP externo estava a pedir entrada para controlar o meu pc via rfb (um protocolo usado em linux e compativel com vnc para assistência remota entre outras coisas)... estranhei e fui a centro de controle do kde investigar como estava aquilo configurado... as opções de assistência remota estão em '-permitir ligações sem convite-"e -anunciar o serviço na rede-, e claro, um caramelo com um sniffer topou logo o meu pc a chamar intrusos.
aconselho a quando arrancarem o sabayon, vão logo às defenições de rede no centro de controlo do kde mudar essas defenições, se o instalarem para o disco, basta mudar isso 1 vez.
Cumprimentos
28 março, 2007 20:07
Sempre que posso não saco por torrents. A preferência vai para ftp. Existem alguns mirror's mais "descansados" que outros, e opto por estes que sei não terem muitos problemas de "congestão", que eu também não gosto de gastar recursos do pessoal.
O meu preferido é o:
http://darkstar.ist.utl.pt/, mas atenção que tem poucos LiveCD's e o Sabayon não está lá.
Quanto ao Sabayon apenas saquei o CD, ou seja neste caso a mini-edition. Se gostar saco o DVD, e/ou a versão 64 bit. Se não gostar escuso de perder mais tempo.
PS: Geralmente a máquina de teste é a mais manhosa lá de cada. Gráfica ATI X700 pro pci-e, chipset 405 da nvidia, com o resto integrado na MB. É difícil uma distro acertar à primeira, em "default".
28 março, 2007 20:15
Eu raramente tenho problemas com torrents, por isso é que os prefiro. Mas este tracker está-me a dar cabo da paciência. Já criei um post no fórum oficial do Sabayon sobre isso e ninguém me respondeu. No tracker criei um post e enviei uma pm a um dos admins; o resultado foi o mesmo, ninguém disse nada...
Esta porcaria já me começa a irritar muito. Quero sacar a merda da distro, estou a ter dificuldades e ninguém ajuda.
Ainda por cima não consigo sacar o DVD por ftp...
28 março, 2007 20:41
o red tuxer já tinha antes dado um link para irem buscar o sabayon:
http://www.sabayonlinux.org/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=27
foi daqui que o tirei em ftp.
28 março, 2007 21:21
O meu stress é que o download do torrent já vai nos 89.9%. Não me apetece nada queimar quase 3G...
29 março, 2007 01:42
lol
estasse tudo a virar po gentoo!!!
Como é que é possivel? O sabayon é um gentoo, quando tiverem que alterar alguma coisa no sistem ainda vai ser pior que no ??buntu
Para os que estão a pensar... nup! I'm a gentoo lover!
"bruno" o caixa mágica é baseado no suse (ou era) esta nova versão deve ser compativel com um deles, logo podes instalar os pacotes do suse no caixa mágica sem grandes problemas
A velha história: como é que sabes se gostas? depois de experimentar! Portanto, comam, comam e comam até escolherem a que mais gostam.
opinião pessoal: no fundo no fundo são todas iguais! xD
29 março, 2007 18:47
Instalei o Sabayon, depois de várias tentativas falhadas (porque tinha um stress com as partições), e até esto ua curtir.
Ainda não entendi como é que funciona o sistema de portages, mas parece-me ser uma distro interessante.
@joão matos
O meu nome é mesmo bruno :D
29 março, 2007 23:31
Porra. O Sabayon é uma tripalhice de todo o tamanho... Não consigo sequer partilhar o raio da impressora numa rede samba.. :(
E os emerge demoram uma eternidade... Já estou à mais de 3 horas para actualizar o sabayon... Acho que vou voltar ao Ubuntu e talvez dê uma oportunidade ao OpenSuse
30 março, 2007 00:21
;-))))))
30 março, 2007 00:49
@jocaferro
Exactamente, ainda tenho muito que aprender até começar a trabalhar com uma distro mais "hardcore". Pelo menos é o que penso que esse smilie quer dizer.
Ainda vou experimentar o OpenSuse, mas numa máquina virtual. Desta vez não vou andar a formatar as drives vezes sem conta...
Mas curti uma cena no Sabayon, os portage. É muito fixe compilar as cenas sem os stresses das dependências. Eles podiam era por aquilo mais rápido e mais simples de utilizar.
E aquela escolha do KDE para desktop manager padrão... yuk... Prefiro mil vezes o gnome.
31 março, 2007 12:29
Não caro bruno, não é isso que o smile quer dizer. O smile foi devido ao openSUSE.
Não consigo esconder a minha predilecção pelo openSUSE e pelo FEDORA.
@braço.
31 março, 2007 18:59
Jocaferro, como gosta tanto do OpenSuse, deve ser a pessoa mais indicada para me tirar uma pequena dúvida: O OpenSuse é como o Sabayon, que mistura aplicativos do Gnome e do KDE, independentemente do desktop manager em que se inicia a sessão? Isso a mim fez-me uma confusão do caneco. Eu não gosto do KDE, mas não tenho problemas em usar um ou outro programas para ele; mas atrofia-me o cérebro que metade das ferramentas administrativas sejam do KDE, estando em sessão com o Gnome...
01 abril, 2007 22:54
Excelentes ferramentas! Óptimo!
02 abril, 2007 12:29
Bruno,
Se escolhes o KDE, o openSuSE só instala por defeito as aplicações correspondentes a esse desktop manager. Se depois precisares de instalar coisas gnome, podes instalar usando o YAST sem grandes problemas.
Jocaferro => Same opinion ;) Same Smiles
30 abril, 2008 19:39
Adorei a lista embora esteja a ter MUITAS dificuldades em sacar o Ophcrack. Estive a ler os comentários e também me comecei à pouco a aventurar no linux. Instalei o ubuntu, mas como não conseguia instalar facilmente a placa da TMN instalei o caixa mágica que me reconheceu praticamente todo o hardware automaticamente. Falta-me só conseguir meter as drives da placa gráfica (x700). Como não percebo nada da linguagem da consola se calhar vou ter algumas dificuldades...
Cumprimentos
30 abril, 2008 20:04
Não te esqueças que as dificuldades que estás a ter, já muitos as tiveram! E essas difuculdades foram colocadas em fóruns e muitas vezes respondidas, e como tal basta procurar um pouco com o google ou olhar nos fóruns do Ubuntu por exemplo. E por cada dificuldade ultrapassada, é sempre mais um pouco que aprendeste.. Já agora dá uma volta pelo fórum da caixa mágica que tem sempre alguem para te ajudar numa dificuldade tua.
Cumprimentos
Enviar um comentário