29 abril 2007

LightZone, editor profissional de imagem

Light Crafts lançou já o LightZone 2.1 grátis para Linux. Este editor de imagem profissional está a ser lançado free para o Linux enquanto que para Windows e OS X é vendido por quase €200. E a diferença essencial é que esta versão para Linux é um projecto pessoal do programador Anton Kast do LightZone, e não é suportado pela empresa.

Este LightZone é um editor profissional de imagem capaz de importar imagens no formato RAW de imensas cameras digitais, e processá-las de várias maneiras. Segundo dizem, a intenção é captar o espírito da sala escura para o programa, tentando imitar os métodos usados pelos tradicionais fotógrafos de filme.

E parece que esta versão para Linux já está a ter tanto sucesso que inclusive apanhou de surpresa alguns responsáveis da empresa, mas eles ainda consideram ser prematuro tornar esta versão parte oficial da estratégia da empresa. É pena que mais empresas não façam como aqui a Light Crafts e apostassem mais no SO do pinguim.
A Adobe e a empresa por trás do AutoCAD bem que os podiam imitar.

Quanto aos requisitos mínimos para este programa é que .... bem:
  • CPU a 2GHz x86 com suporte SSE
  • 1 GB de RAM (2 GB recomendados)

3 comentários:

Já está a sacar. Mas porra, os requisitos são absurdos.

Este programa é do género do Photoshop Lightroom. Para trabalhar a cor e a luz das fotos é muito bom, mas para diminuir ruído e realçar as imagens é fraquito.

Se usar-mos o LightZone para luz e cor, e o Gimp para ruído e realce, temos um bom rival open-source do Photoshop.

o Photoshop está lançando uma versão para Web. Esse é o futuro, em alguns anos os softwares para Web serão tão bons como os softwares tradicionais.

Quero ver como ficará a Microsoft, depois desse tempo.