Linux kernel vs Windows Kernel
Existem muitas comparações Linux versus Windows, mas esta é a nível do kernel, onde tudo começa. É uma comparação extensa entre o kernel 2.6.21 do Linux e o kernel do Vista.
Se formos examinando a fundo esta lista, é bastante dificil encontrar uma area onde o windows é melhor que o linux, tirando provalvelmente os tipos de discos suportados pelo kernel do windows, uma vez que este suporta discos flash e hybrid e o kernel do linux ainda não suporta.
Algo notável é o facto de que quase todos os drivers de dispositivos para o linux (USB, FUSE, Graphics, etc) estarem no "user space" enquanto que no windows ainda funcionam no "kernel space". Isto é um significativo passo em frente em termos de segurança e de estabilidade (evita também a necessidade de fazer reboots por tudo e por nada..).
Link: kernel Comparison
3 comentários:
29 abril, 2007 15:29
o kernel do linux é mais avançado... sem duvida, vejam as alterações do 2.6.20 e do 2.6.21; novo stack wifi, novo scheduler...
a ultima alteração que a MS fez ao kernel NT foi para o vista 5 anos...
Para além de que o Linux suporta muito mais arquitecturas e sistemas de ficheiros que o windows. continuando neste momento o linux tem mais drivers que o vista
Esse tipo de disco é suportado no windows porque a empresa que o inventou, trabalhou com a MS para faze-lo trabalhar no windows. A comunidade vai ter de andar com a corda ao pescoço por causa de licenças e patentes a tentar ler o driver binário e criar um para linux
24 novembro, 2008 23:15
Gostaria que voçês me ajudassem no trabalho da faculdade.
Pois o assunto justoé esse mesmo a comparação do Kernel do Linux vs Kernel do WIndows, gostaria de uma coisa mais detalhada.
Ficarei muito grato se poderem me ajudar, podem mandar por e-mail
maurox_9@yahoo.com.br
04 janeiro, 2009 16:30
Ei, isso aí é uma tremenda mentira... o Windows suporta drivers no User Space desde o início, com os arquivos ponto-SYS. E a Microsoft sempre favoreceu estes em detrimento dos KLM. O Linux, em compensação, não tem Drivers "User Space", e sim Kernel Loadable Modules, que rodam no Kernel. Isso é balela.
E outra, Linus Trovalds teve um debate com o criador do Minix, Andrew Tanenbaum, justamente sobre o assunto. O Windows (NT) tem uma estrutura híbrida - quase um Microkernel -, enquanto o Linux tem um kernel monolítico que depende de muitas funções no Kernel Space.
O argumento de Linus? É preciso que as funções vitais fiquem no Kernel Space, pois elas precisam compartilhar memória, e isso é custoso num Microkernel e rápido no Linux (pensem em mutexes, etc)
O argumento de Andrew? Compartilhamento de memória é passado. Num sistema orientado a objetos tudo deve ser tratado por mensagens.
Acho que qualquer pessoa que tenha estudado orientação a objetos sabe que encapsulamento e troca de mensagens é a melhor opção no sistema.
Bom, Linus Trovalds discorda de tudo isso
PS: Esqueçam Windows/Linux. Mudem para o Mac OS ou QNX. Microkernels ruleiam.
Ah... ambos são mais usados que Linux.
;)
Enviar um comentário