28 abril 2007

Estou a precisar de férias...

Ando eu aqui à 3 dias a tentar fazer um DVD com 40 videos em divx para pôr no meu leitor divx de sala, para entretém do meu puto mais novo, e o raio do DVD sai sempre furado:
No leitor de sala não aparecem os videos todos na lista... apenas aparecem 4.

OK, pensei, é a resolução... toca a converter os que não apareciam para 720x576 a 25fps, codec divx50 e mp3 a 48khz... muitas horas de avidemux, outro DVD queimado e... tudo na mesma :(
Igualzinho, igualzinho...
Mau! Volto ao princípio... analizar pormenores dos que aparecem para comparar com os que não aparecem... nada! não encontro nada diferente... todos os videos estão com os mesmo parametros.
Então o que se passa? O leitor não gosta desta marca de discos ? Queimo outro doutra marca... na mesma! Este DVD está a ficar muito caro...

Há bocado estava a olhar para os ficheiros no DVD, assim estilo burro a olhar para um fardo de palha :) , a babar-me e a pensar "que bosta é esta?" quando reparei na causa:
Linux dum raio! És tu o culpado!

Porque é que não somos obrigados a usar extenções nos nomes dos ficheiros como no windows? Hein?
Esta coisa de não ser preciso usar extenção no nome do ficheiro para lhe classificar o "tipo de ficheiro" que é, fez-me mandar 3 DVDs redondinhos pró lixo.
Claro, o leitor de sala mete na lista os ficheiros que têm extenção "avi" e os que não tem extenção nenhuma cheira e põe de lado.

Estou mesmo a precisar dumas férias, como é que é possivel um gajo estar à 3 dias a guerrear com uma coisa tão banal ? Arrrrrgggggg nem imaginam a quantidade de parvoíces que me passou pela cabeça, cheguei a desconfiar que fosse o novo k3b o culpado.

Bem, tenho que ir queimar mais um DVD...

8 comentários:

Que se há-de fazer? Limitações do Linux....

Acontece a todos. E é como o redtuxer diz, é mais uma das limitações do Linux. É isso e a falta de um UAC (um dia iremos ter um!!).

limitações???
será que eu estou a ler bem ou isso é tudo ironia e eu não percebi?

No meu ponto de vista um ficheiro não precisar de extensão para ser reconhecido é muito bom e é uma vantagem e não um defeito!!!

em windows alterar um *.jpg em *.pdf torna o documento num .pdf.. em *nix isso não é verdade metam a extensão que quiserem e façam

$ file ficheiro

e ele vai dizer que tipo de ficheiro é aquele.

O windows é que é manco e não reconhece os ficheiros se não tiverem extensão...

Claro que é uma limitação! Tal como o Linux não ter o UAC, outra terrível limitação ....
:)


Uma das coisas que logo no principio do uso em Linux me deixou admirado, foi o facto de ao abrir um ficheiro anexo no Thunder, não tendo ele extensão, o Linux sabia exactamente que tipo de ficheiro era!
Quem usa aqueles espécies de SO, sabe que isso seria um jogo de adivinhar, abrindo vários programas e com eles ir tentando abrir o anexo sem extensão, até descobrir o que é...
Enfim, sistemas limitados....

O linux tem UAC, chama-se SELinux...

Nunca percebi isso de SELinux. Se alguém quiser explicar, eu agradeço.

O Linux tem uma coisa boa, reconhece bem os mime-types. Por isso é que se abre uma imagem sem extensão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Selinux

permissões mais avançadas do que o tradicional

dono grupo outros
rwx rwx rwx

Já tinha lido este artigo da wikipedia à uns tempos, quando tentei instalar o SELinux no Ubuntu 7.04 mas, na altura, não tinha percebido bem. Uma nova leitura ajudou a clarificar.

Eu tentei instalar o SELinux no Ubuntu Feisty, mas deu barraca... Atrofiou-me o sistema de tal maneira, que tive que formatar.