04 maio 2007

Meld, para veres melhor as diferenças...

Por vezes dá bastante jeito verificar as diferenças entre dois ficheiros, como está agora e como estava antes da alteração, o que foi alterado, que há com um certo upgrade nos ficheiros de configuração do wordpress ou do Apache, etc.
E para se poder ver as alterações num ficheiro, é costume usar o diff pela linha de comandos. Mas é sabido que é necessário alguma práctica e exercício para conseguir perceber as tais diferenças com este comando.
E é aí que entra o Meld, um programinha gráfico para fazer o que o diff faz, porque hoje em dia só se trabalha com o rato...
Com o Meld podes ver graficamente as diferenças entre dois ou três ficheiros e além disso podes editar (juntar) os ficheiros em causa. Basta o clique do rato para copiar ou mover as diferenças entre ficheiros.


meld httpd.conf httpd.conf.default













Pressionando e mantendo a tecla Shift, as setas mudarão para cruzes o que permite apagar as adições que tinham sido feitas.
E se programares ainda te pode dar mais jeito, o Meld suporta Subversion ou CVS, além de bzr, darcs, mercurial, monotone, embora não documentados.

Ferramentas alternativas:
  • Kdiff3
  • Xxdiff
  • TkDiff
  • GtkDiff

comentários:

Obrigadão pela dica, andava mesmo a precisar de algo como isto :D