20 maio 2007

Windows Live Search --- Mas quem é que te perguntou alguma coisa ?

Olhem o descaramento disto:

Ando eu procurando informações dum programa na linux.softpedia e chegado aqui, reparo nuns links na secção onde lá está...


""" XdTV is a software that allows you to watch TV. It interacts with AleVT for Teletext and Nxtvepg for NextView.

It uses the video4linux API. XdTV can use deinterlacing filters and record video files with the ffmpeg, divx, and xvid codecs."""

Ora estes links espetam-nos com uma janelinha preview e, enquanto que na status bar aparece o destino para onde era suposto irmos, ao clicarmos vamos parar a um resultado de busca do Windows Live Search onde não está nada do que queremos ver, e onde só se encontra montes de porcarias para windows... Para mim isto é abelhudismo puro e simples: se estou numa base de informações sobre software para linux, porque é que meteram aquilo ali?
Isto é tal e qual eu estar a querer compar uma mota e a quererem impingir-me um barco.
Notem que o texto copiado da página para aqui trouxe os links com ele e estão a apontar ao destino certo, mas na softpedia levam-nos a outro lado... até parece que a página está contaminada com algum tipo de malware.
Estarão estes Sr's tão empenhados em derrubar o Google que já se comportam desta maneira, só para mostrarem que também têm um motor de busca?
Quem os deixou contaminarem a linux.softpedia ?

Outro detalhe... porque é que esta situação marada apenas acontece no firefox e seus derivados? No konqueror nem sequer lá estão links nenhuns. Estará o Windows Live Search a explorar alguma "feature" do mozilla para conseguir esta façanha?
Vão ao link indicado com vários browsers para verem o efeito.

Será que não há maneira de nos livrarmos duma vez por todas da Microsoft? Porque é que insistem em chatear?

ArameFarpado (furibundo)




2 comentários:

Anónimo disse...
21 maio, 2007 19:32
 

Uh?
O que tem a softpedia a ver com o windows live search?

Anyway, o que te queixas chama-se keyword ads, onde certas palavras texto são substituido por ads relativos a essas keywords - neste caso, "software", "tv" e "divx". O link real aponta para lado nenhum (ou melhor, aponta para a própria página), enquanto o click no link aponta para o engine de ads, onde te levará a alguem que vende software, tv ou divxs.

Isto acontece para todos os browsers (excepto o konquer, como dizes, porque deve ter o javascript broken), e acontece em vários outros sites.

É assim uma praga tipo snap.com.

Pode ser tudo isso, mas o que não tem lógica nenhuma é um gajo pesquisar num motor de busca,chegar a uma página que só tem info sobre programas para linux, encontra o programa que quer consultar e subitamente é levado para outro motor de busca que não mostra nada do que originalmente se procurava.