23 junho 2007

Criar DVD video cada vez mais fácil

Saiu recentemente uma nova versão do devede, e esta deu mais um passo para que o programa fique completo... algumas funções ainda estão muito básicas, por exemplo, não dá para escolher cores das legendas nem a localização exacta onde as queremos colocar.
Esta versão (3.0) tem agora a capacidade de criar o "menu" que tanto geito dá quando se cria um DVD video com mais do que 1 título.

A interface para criação do menu é do mais simples que se possa imaginar. Existe um botão "preview" para vermos o menu que estamos a criar.
As opções de criação do menu ainda estão muito básicas comparadas com outros programas de DVD-Authoring, mas pelo menos este programa já tem esta função que tanta falta lhe fazia, e ao que parece, este programa está 100% virado para ser fácil de usar mesmo para quem pouco sabe sobre DVD-Video, já que ele trata sozinho de certos pormenores técnicos como defenir as dimensões da imagem para a norma escolhida, regulação de FPS, reconversão da codificação e frequências de som, etc...

Voltando ao menu, nas propriedades de cada título, temos estas opções para automatizar o final de cada titulo, por exemplo, se queremos que no final do filme 1 comece o filme 2 ou se queremos voltar ao menu.

Não encontro nenhuma indicação que exista a possibilidade de se chamar um sub-menu apartir do menu principal... nada de sub-menus neste programa, é apenas um menu e mais nada... como disse em cima, é do mais básico que se possa imaginar.

Para quem não tem este programa empacotado para a sua distro, a instalador original é bastante simples, o pacote vem num tar.gz que se descompacta normalmente, e lá dentro tem um script "install.sh" que basta accioná-lo com
#sh install.sh
Dentro do pacote original está também uma pasta "doc" com manuais de utilização.

Abraços
ArameFarpado

11 comentários:

Porreiro o programa. Mas só uma coisa, escreve-se jeito, e não geito.

"Esta versão (3.0) tem agora a capacidade de criar o "menu" que tanto geito dá quando se cria um DVD video com mais do que 1 título."

jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito jeito

chega ? ;)

Também não é preciso bater no ceguinho... :'(

Eh pá, tu já sabes que eu não tenho "geito" para escrever "jeito".
;)

O devede é bem legal mesmo, mas tem uma coisa que ue não gosto, quando agente acrescenta a legenda ela aparece com uma borda branca, letra preta e borda branca, isso é horrivel e dificulta a leitura.

Será que tem como mudar isso ?

Se a legenda ficasse em amarelo ou branco sem a borda seria ótimo.

Pois, eu prefiro uma faixa preta e letra azul clarinha, é por isso que uso o avidemux para preparar os ficheiros primeiro, e depois faço a arquitectura do dvd com os videos já prontos.
Realmente o devede não tem maneira de escolher as cores das legendas pelo menos por enquanto, talvez numa próxima versão se escreverem para o autor a pedir.

Um dia destes tenho que lançar umas dicas do funcionamento do avidemux, mas o programa tem tanta função, é convém saber tantos pormenores técnicos que nem sei por onde começar.

Abraços

Arame Farpado, mas fazendo a conversão no avidemux não torna o processo lento de mais não ?

A pressa é inimiga da perfeição...

E se os videos ficarem com os parametros correctos para DVD-Video, não precisarão ser convertidos outra vez.

Baixei o programa, mas não consegui instalá-lo. Como se faz isto. Não sei lidar com nada q não tenha setup ou .exe.

Não estou a perceber:

que ficheiro baixastes?
e em que sistema estás a quere-lo instalar?

OLÁ,
PRECISO DE UMA INFORMAÇÃO SOBRE SALVAR FILMES NA MÍDIA DE DVD.

QUEM SABE ME EXPLICAR ISSO ?

OBRIGADO.