12 julho 2007

MoviLinex, distro Linux para smartphones.

Há umas semanas, adquiri um HTC TyTn. É um autentico PC em miniatura, tem câmera digital, é telemóvel, é PDA, são os joguinhos, é 3G, tem Wi-Fi e mais umas quantas coisas. O software de origem era o Windows Mobile 5. Na minha opinião, o aparelho devia ser vendido a metade do preço pois ao usar aquele sistema operativo, é uma limitação ao próprio HTC. É como vender um BMW topo de gama com um motor do Fiat Punto, daqueles mais baratinhos. Eram bloqueios consecutivos, e com eles, lá se perdiam alguns dos muitos SMS que recebo. Já para não falar das pequenas paranóias e de reboots vários à windows. Era completamente inadmissível a situação e já estava para me desfazer dele, quando se optou por fazer um upgrade para o novo Windos Mobile 6. O mesmo que vem com o HTC Touch. E agora sim, o tijolo funciona quase como deve de ser. Aquilo nem parece ter um Windows dentro.

Mas talvez não seja por muito tempo. Aqui os nossos irmãos espanhóis, tem o MoviLinex que não é mais que o sistema operativo LinEx mas alterado para os smartphones. É baseado na distribuição Angstrom e foi construida utilizando o OpenEmbedded. Por agora já foi testado no Palm Treo 650 e no Qtek S200. Aguardo por novas versões, e deixo aqui 2 imagens do MoviLinex correndo nos dois smartphones.


Links: Homepage, imagens, downloads

4 comentários:

Se realizarem testes positivos com o Nokia 6630, sou bem capaz de lho meter.
Só uma coisa, que raio de smartphone é que tem windows mobile. Se é smartphone, tem que ter um sistema operativo inteligente e decente.

e conseguiste fazer o update sem problemas?

Não fui eu que fiz o update mas sei que foi com uma versão "windows majik" e depois foi o update do radio e está 5 estrelas, pelo menos em relação ao original. Mas parece que ja saiu uma versão do WM6 oficial para o TyTn, mas não garanto.

Toda a info sobre roms oficiais, alternativas... e até mesmo experimentais no famoso fórum... Xda-developers.com

Tá lá tudo bem explicadinho...