02 julho 2007

Que futuro para as Democracias?

-Professor! Professor!
-Diz pequeno Gafanhoto
-Oh Professor, afinal o que é a democracia?
-É um sistema político de merda.
-E cá em Portugal estamos num sistema político de merda, de Democracia como definiu?
-É correto! E nos outros Países do Mundo, também é assim?
-Quase todos, meu pequeno Gafanhoto.
-Então se é um sistema de merda, porque não se usa outro?
-Porque os outros ainda são piores, meu pequeno Gafanhoto...
-E porque diz que a Democracia... não presta?
-Porque na verdade não é o povo ou os cidadãos dum País que mandam no seu País. Aparentemente escolhem um grupo de interesses ou partido que os represente e governe o País, por eles. Esse tal partido faz promessas aos cidadãos para que eles os escolham, e o partido vencedor assim que começa a governar, esquece os cidadãos que o elegeram e passam a governar segundo a sua lista de interesses e sob a influencia de lobbies e outros grupos poderosos, que podem ser económicos ou não. Lembro-me assim de repente da Opus Dei, Maçonaria, etc....
-Oh Professor, então mas se é assim, porque é que os cidadãos não escolhem outro partido?
-E escolhem! Cá em Portugal tem escolhido mais que um partido para nos governar, alternando-os no governo. Só que a merda é sempre a mesma. Por mais que escolhem, fazem sempre a mesma coisa: prometem antes o que não podem, desculpam-se depois que o governo anterior mentiu e deixou o País numa cagada, e como tal não podem cumprir as promessas! E depois continuam a fazer o mesmo...
-Quer-se dizer que os políticos que nos governam são todos uns mentirosos e navegam num mar de interesses?
-Nem todos, meu pequeno Gafanhoto! Ainda há alguns, embora poucos, que são sérios e tem bom carácter. Mas na maior parte das vezes, por serem sérios, não prometem o que não podem fazer, não enganando os cidadãos e assim não ganham os seus votos para os governarem.
-Até me custa a crer que seja assim, Professor....
-Como és novo, vou falar-te de casos recentes que se passaram cá. Há poucos anos, um tal de Durão prometeu uma série de coisas caso vencesse. Falou do pior sobre o governo anterior e assim que ganhou as eleições, veio bradar a todos os Portugueses que o País estava de tanga. A seguir fez exactamente o contrário do que prometeu fazer e tratou de afundar economicamente os Portugueses. Mais, embora a maior parte dos Portugueses fossem contra a guerra e contra a invasão do Iraque por parte do Bush/Blair, juntou-se a esses criminosos apoiando a invasão e sujando o nome de Portugal naquela aventura de consequências trágicas e previsíveis. Após ter abandonado o País, pouco tempo depois outro vence as eleições e repetiu a conversa do anterior. Assim que tomou posse culpou o governo anterior de ter mentido e trata de afundar mais o País. Bom, a legislatura ainda não acabou, mas a coisa promete...
-Oh Professor, e sempre foi assim?
-Já houve melhores e piores democracias. O caso da eleição duns dos maiores criminosos de todos os tempos, Hitler, fez rever o funcionamento das democracias posteriormente.
-E todos os Países são assim como o nosso?
-Há melhores e piores também. Na Rússia existe uma democracia de fachada, mas quem manda são os oligarcas e a máfia Russa. Os cidadãos russos até já estão habituados a serem sempre governados por ditaduras ou parecido.
Nos Países europeus nórdicos há mais educação, mais cultura e uma maior consciencialização por parte de todos, dos seus deveres e direitos, criando melhores democracias e melhores governos. Na Suiça dá-se não só aos cidadãos o poder do voto, como em grande parte dos assuntos importantes da governação, se dá a palavra ao povo através de muitos referendos. E parece que não se tem dado nada mal! Nos EUA são as grandes corporações que controlam o governo , decidem quais as políticas, decidem que guerras se tem de fazer, etc. Bush é um exemplo perfeito. No seu primeiro mandato deu-se ao luxo de ser presidente sendo menos votado que o adversário.
E aparentemente, outras democracias seguirão os EUA, porque os governos são cada vez mais fracos, vendendo tudo o que tem em sua posse para os privados, limitando-se o governo a apenas regular os mercados, ficando os grupos económicos cada vez mais poderosos e a influenciarem o governo em seu favor, minando a democracia.
-Mas Professor, o povo tem sempre a ultima palavra pela força do voto, não é?
-Ah ah ah! O dinheiro tem muita força, ou não sabias? Compra-se o voto! As campanhas eleitorais são feitas não para esclarecerem os cidadãos, mas para conseguirem os votos seja de que maneira for, iludindo-se os eleitores com balõezinhos, folclore, muita festa pimba, etc.. Claro que se o povo for pouco culto, ajuda muito...
-Mas assim o Professor está a dizer que os políticos são gente a evitar!
-Pois não tenho boa impressão deles, pois não. Eles são eleitos para fazer leis para todos os cidadãos, e depois acabam por criar excepções para eles. Como exemplo, os políticos criam leis onde fica determinado que toda a gente só se pode reformar aos 65 anos ou com uns 50 anos de trabalho. Mas eles, classe política, ao fim de meia dúzia de anos num cargo publico eleito, já se podem reformar! Privilegiam-se a eles próprios! E não adianta aos cidadãos votarem noutro grupo político, porque quando toca a direitos e privilégios para a classe política, são todos iguais. Ou seja, todos os cidadãos tem direitos e deveres, mas a classe política tem sempre mais direitos e menos deveres... Se tu, pequeno Gafanhoto, fores para um trabalho de técnico de informática e ao fim de meia dúzia de anos fores dispensado, achas que o Estado te pagará um subsídio para te adaptares a outro trabalho?
-Hãããã....
Quanto muito um subsídio de desemprego e já vais com sorte! Mas um deputado no fim da legislatura, tem direito a algo assim, fora todooooosss os outros subsídios que tem direito, e pagos por todos os cidadãos...
-Ó Professor, como achas que será no futuro, a democracia?
-Com o capitalismo selvagem também chamado neo-liberalismo cada vez mais forte, as desigualdades económicas e sociais cada vez maiores, os governos cada vez mais pobres e fracos, limitando-se a regular os mercados, a cada vez menos solidariedade entre ricos e pobres, a ganância e o egoísmo a crescerem... Ná! Não vejo com bons olhos a democracia no futuro...
Além disso, no caso Português e de muitos outros Países da União Europeia, as políticas principais foram transferidas para a UE e muitas outras seguirão para as mãos deles. O caso da política financeira é um exemplo! É a UE e o Banco Europeu que decide os juros, os valores do défice e muito mais, deixando o nosso governo quase sem margem de manobra para muito mais. Qualquer dia será também as políticas referentes aos negócios estrangeiros ou da Defesa Nacional, que passarão para os desígnios europeus. Por um lado, talvez seja melhor alguém governar isto como deve de ser, já que os Portugueses não o conseguem. Por outro lado, existe algo chamado UE que não sabemos bem quem é ou quem realmente manda, mas que manda aparentemente sem ter sido eleito por mim ou por ti e que favorece alguns em detrimento de muitos.... Como nós.
E quando se fala em Democracia, isso implica que os cidadãos tenham liberdade, direitos e deveres, ou então já não será uma Democracia. Só que com as ameaças provenientes do terrorismo e fundamentalismo de alguns sectores Islâmicos, como a Al Quaeda, os governos de vários Países estão a ameaçar e a diminuir as nossas liberdades e privacidade. Minando a própria Democracia. Será um mal necessário?
-Resuma lá, Professor, como será no futuro...
Pois, pequeno Gafanhoto. O que vejo no futuro são umas democracias muito mais distantes dos cidadãos em geral, e ainda mais afastada dos cidadãos menos afortunados. Será que sou pessimista? No caso da UE e apesar dos ataques terroristas, a Europa ganhou mais paz como nunca, o que é uma coisa muito boa! Ao menos isso...

6 comentários:

Só tenho uma coisa a dizer:

São uns grandes "ATUP AD SOHLIF".

E mais não digo.

Com os filhos "delas" não nos safamos, talvez a coisa andasse melhor se fossem "elas" a governar...
Se calhar precisamos dumas Cicciolinas.

Em meu país existem aos montes seres (não humanos) capazes de atrocidades tanto financeiras quanto morais.
Pessoas que roubam milhões de reais (nossa moeda) destinados à hospitais, creches infantis, asilos e outras obras sociais.
O povo fica como um bando de bufões, sendo feitos de tolos para a diversão de uns poucos, para que a família desses caras possam ter roupas de grifes caras, gadgets modernos, eletrônicos e essas coisas.

A ganância é o mal de nosso mundo.
Não sei se aí em Portugal já viste alguém a passar fome, aqui certa vez pude conferir de perto essa situação e confesso ter sido a pior expêriencia da minha vida, me senti totalmente inapto a ajudar de qualquer forma, depois senti um ódio intenso pelos causadores dessa maldade.

Excelente esse seu post. Seu blog é muito bom, pois não se apega apenas à linux e isso é notável!
Meus parabéns!

Obrigado pelo elogio!

Em Portugal tambem há fome, mas penso que aí no Brasil a coisa seja muito, muito pior!

RedTuxer

Atão mas como é que ficamos? Em Portugal está mal porque somos nós que votamos nos governantes. Na Europa está mal porque não somos nós que votamos nos governantes. Como é que é? Está tudo tudo mal ou quê?

Em Portugal está mal porque quer votamos nuns ou noutros, a merda é exactamente a mesma ou pior.
Na Europa está mal porque não votamos em quem realmente governa.

A democracia tal como disse é um sistema de merda, mas mesmo assim há democracias melhores que outras, e uma que me parece ser das melhores é a da Suiça. Ali não só se vota quem os governa, como tambem se vota nas medidas/ questões importantes para os cidadãos. É uma opinião...