28 agosto 2007

Dicas para quem instala Mandriva


Mandriva é uma excelente distro, tem um excelente painel de controlo onde fácilmente se configura quase todo o hardware e onde é estremamente fácil configurar redes e etc, e Mandriva tem uma particularidade interessante que, apesar de fugir à regra de funcionamento do Linux, é optima para utilizadores que não dominam os PCs: trata-se da capacidade de ejectar cd's/dvd's mesmo estando montados e a ser usados (carregando no botão da própria drive Cd/DVD). Esta particularidade é útil quando se coloca um cd sujo ou riscado e o leitor tem dificuldades em lê-lo... é comum em Linux ser necessário matar à força o programa que está a pedir a leitura do Cd/Dvd porque se tentamos apenas desmontar recebemos um erro de "dispositivo ocupado". Ora utilizadores que dominam mal os PCs vão ter dificuldades em forçar um programa a terminar, e no caso de Mandriva, podem simplesmente carregar no botão da drive que a gaveta abre e o programa que está a tentar ler o disco desiste... Já assisti a casos em que um utilizador comum não vê alternativa a fugir dum cd sujo a não ser um Reset na torre, mas com Mandriva isso não é necessário.

Porém, a distro Mandriva pode levar umas limadelas para (a meu ver) melhorá-la...
Depois da instalação base por cd's ou dvd's, é conveniente alterar o urpmi para usar repositórios da Internet, pois existem muito mais pacotes nestes repositórios do que nos cd's e dvd's, para isso visitem http://easyurpmi.zarb.org/ e sigam as instruções que no final ficarão com uma distro quase tão grande como a Debian no que respeita a quantidade de programas disponíveis, e se forem corajosos, podem usar os repositórios "backports" que lhes irão dar muitas novidades ainda em estado de testes.

Depois há umas pequenas alterações internas que também contribuem para a melhoria:

No /etc/fstab costumo desactivar o supermount nas disquetes, meter as opções "user,users" em todos os dispositivos amovíveis, e retirar a opção "sync" das disquetes e volumes USB.

Desde que a Mandrake mudou para Mandriva que tenho notado um problema:
Parece que o sistema está feito para ser usado apenas por um utilizador de cada vez, existem as funções "Trocar de utilizador" e "Iniciar nova sessão" mas quando entra um 2º utilizador, repara-se que este não tem permissão de usar todo o hardware... isto acontece porque a Mandriva faz algo que ainda não percebi como é feito, o 1º utilizador a entrar fica "dono" de alguns /dev, e alguns desses /dev ficam regulados para apenas serem usados pelo dono (permissões 600), então mesmo configurando os grupos de que cada utilizador é membro, nalguns casos isso não é suficiente... então costumo corrigir estas situações editando os ficheiros que estão em /etc/security/console.perms.d/, especialmente o ficheiro 50-default.perms (de ter em atenção que isto apenas afecta situações em que vários utilizadores usam o sistema em simultâneo, cada um na sua sessão X).

Outra situação é o login gráfico do KDM que agora parece-se mais com o GDM, é bonito mas pouco prático para um Pc pessoal lá de casa, já que cada utilizador tem que escrever o nome, enquanto no KDM original, o utilizador clica no seu icone e clica em "ligar" ( a password é opcional). Para se meter o greeter do KDM à moda original basta editar o ficheiro /etc/kde/kdm/kdmrc e alterar "UseTheme=true" para "UseTheme=false".

Dentro do KDE, o botão do menu K agora está alterado (Mandriva 2007.1) e caso queiram usar o botão original (porque o novo botão ocupa muito espaço na barra) basta editarem o ficheiro
~/.kde/share/config/kickerrc e adicionar-lhe
[KMenu]
KMenuButtonScale=false
KMenuIcon=kmenu

Mandriva não trás pré-definida a ordem dos dispositivos de som, devido a isto vi várias vezes acontecer que ao arrancar o sistema com uma webcam (com micro incorporado) ligada, fica-se sem som, porque o sistema erradamente mete o micro da cam como 1º dispositivo de audio...
para se impedir que isto aconteça basta editar o ficheiro /etc/modprobe.conf e adicionar nele
options snd-usb-audio index=-1
isto faz com que o micro seja impedido de tomar o 1º lugar nos dispositivos de som.

Criar um link:
ln -s /usr/lib/libmp3lame.so.0 /usr/lib/libmp3lame.so
faz com que o Audacity encontre sozinho o encoder de Mp3 (lame instalado).

O xmms é lento a arrancar em Mandriva, há que arrancá-lo e carregar em Ctrl-P para chamar a sua janela de preferências, alterar as fonts usadas pelo programa para fonts que existam no sistema... a font "new" costuma tornar o xmms mais rápido a arrancar.

Há algumas coisas que instalo e configuro manualmente:
--o plugin de macromedia flash
--java runtime enviroment
--acroread
--a driver gspca para webcams (vejam)
--devede (ainda não existe disponível em mandriva)
--driver proprietária da Nvidia (quando necessário)

Ir ao gestor de serviços no Mandriva Control Center e parar o serviço "harddrake", torna o arranque mais rápido... se mais tarde ligarem algum hardware novo, podem ligar este serviço se quiserem que ele lhes ajude a configurar o novo hardware.

Se precisarem corrigir alguma coisa em modo texto primário, existem diversas ferramentas em modo texto: escrevam "drak" e carreguem na tecla TAB para verem a quantidade de comandos começados por "drak" e todos eles são ferramentas de configuração do sistema, e todas funcionam mesmo que não tenham o X operacional.

Por agora acho que é tudo, se entretanto me lembrar de mais alguma situação, adiciono nos comentários ;)

Abraços
ArameFarpado

6 comentários:

Esqueceste de mencionar os problemas com o particionamento. O particionador do Mandriva só me dá dor de cabeça. Ele instala OK, mas depois disso, nenhuma outra distro ou software consegue reconhecer minha tabela de partições.

Queria ter fazer uns testes em uma outra distro, mas devido a esse problema não consigo. E ainda não encontrei soluções.

Luciano...

Nunca vi aquilo que descreves...

Podes dar mais detalhes? como o resultado do fdisk -l nesse disco?

Esta distribuição foi a única onde gostei de ver o KDE.

Não deve haver melhor distribuição para quem não quer ir ao terminal...

obrigado pelas dicas!

Partilho a tua opinião, Joao Matos, pois apesar de eu usar Debian, é a Mandriva que escolho sempre para instalar para os meus filhos, sobrinhos, amigos, etc... pois sei que a maioria das pessoas que mexem em Pc's não estão lá muito interessadas em perceber como é que eles funcionam.
Depois a tal situação de se poder abrir gavetas de leitores Cd/DVD mesmo com o dispositivo ocupado, dá uma ajuda imensa a essas pessoas, pois elas compreendem bem que se retirarem o Cd, o Pc já não o pode ler, mas não compreendem a razão de não poderem abrir a gaveta, isto mesmo sabendo e sendo ensinadas a desmontar sempre antes de remover.

Abraços

Olá amigos, eu fiz o download do mandriva pela net, mas quando fui instalar em meu notebook não conseguiu ler, porque será? eu tenho uma versão anterior do mandrake e esse lê tranquilamente a instalação até que o sistema não consegue detectar os drives de floppy, claro, se meu notebook não tem floppy, hehe, alguém pode me ajudar como pular essa fase do pedido de floppy drive? e como faço para gravar o arquivo para que fique bootável do mandriva que peguei no site, já que esse não vem com nenhu executável? obrigado pela atenção, sei que não é um fórum, mas sei lá, .....Valeu!!!