25 agosto 2007

Meu problema com as voltagens

Há uns meses, quando ao utilizar o meu multímetro para medir umas voltagens, algo não batia certo. Estava uma ponta partida, no local onde o fio flexível estava soldado à ponta metálica. Como as pontas originais que vem com o multímetro são vulcanizadas, só me restava partir o isolamento da ponta, fazer uma soldadura e isolar com fita para desenrascar e assim que pudesse ir a uma loja comprar pontas novas.

Mais tarde, já na loja de electrónica ao pedir por pontas para multímetros, deram-me a escolher dois tipos desses cabinhos eléctricos. Um quase igual ao original, todo bonito, macio ao tacto e também vulcanizado. O outro era mais barato, não tão macio como o primeiro mas as peças que o constituiam podiam ser facilmente desmontadas, arranjadas, trocadas, tal como me apetecesse. Até podia mudar os cabos para outra cor. E até era mais barato!

Se comprasse o primeiro, ficava com o material quase igual ao original. E iria ficar novamente pendurado quando a ponta se partisse novamente. Se optasse pela segunda hipótese, quando se partisse a soldadura, ou a própria ponta de prova, ou o cabo se cortasse, poderia facilmente substituir ou arranjar as ditas pontas e nunca ficar pendurado a meio de um trabalho.

Não é difícil saber qual foi a minha escolha. Já aconteceu depois da compra partir-se soldaduras, pontas racharem pelo plástico mas tenho sempre as pontas prontas a funcionarem e em segurança, o que é muito importante!

Agora façam lá o favor de substituir o primeiro caso por software proprietário e o segundo por software livre. Percebem agora a razão deste artigo?

E o que preferes? Proprietário e fechado, ou livre e aberto?

comentários:

Boa Tux excelente analogia.
Eu já tive um caso parecido só que o fio descarnou junto á pega e quando eu peguei para fazer uma medição o resultado foi um valente esticão. Até rima e tudo :)