03 setembro 2007

Blogar em Português ou Inglês ?

Há coisas que para mim não fazem muito sentido, se calhar sou eu que sou muito esquisito, mas quando vou aos agregadores ou planetas de língua Portuguesa e só encontro artigos em Inglês, por norma recuso-me a le-los e passo em frente.
Porque gosto de escrever em Inglês até porque domino melhor a língua inglesa, o meu publico alvo não está restrito ao que apenas fala Português, porque dá mais pica blogar em Inglês, são algumas das razões que os bloggers dão para o fazerem na língua de Shakespeare. Mas volto a insistir, entramos num agregador de blogues portugueses ou brasileiros e depois chegam a aparecer mais de metade dos artigos em Inglês, e em muitos casos sobre assuntos nacionais e que apenas interessam aos Portugueses ou Brasileiros, não me parece que faça nenhum sentido estar noutra língua que não a Portuguesa.

Vou apontar dois bloggers que contornaram esta situação e que deveriam ser exemplos para muitos outros bloggers. Rafael Proença do CypherBIOS.org escreve no Planeta GNU/Linux, Planeta Ubuntu Brasil e Planet Ubuntu, sendo ele brasileiro tal como dois dos planetas, sendo apenas o Planet Ubuntu de língua preferencial Inglesa. Ele apenas se deu ao trabalho de ter duas versões linguísticas no seu blogue.
Outro caso é o Og Maciel, nascido brasileiro e há muito radicado nos EUA, publicando seus artigos nos mesmos planetas que o Rafael Proença. O Og optou por ter dois blogues com o mesmo conteúdo, em línguas diferentes e com endereços diferentes: Open Source Guy & Journal Of An Open Sourcee.
Parece-me que assim, não só publicam seus artigos em Inglês para um público alvo muito maior e que na maior parte não fala a língua do Camões, mas também respeitam os leitores da sua língua materna que procuram notícias dos seus bloggers ou bloguistas nacionais.

Segundo li algures, Fernando Pessoa é mais conhecido e famoso além Portugal do que pelos Portugueses. Imaginem que ele, se fosse vivo, só porque a maioria dos seus leitores fossem estrangeiros, começava apenas a escrever em Inglês, achavam bem?

5 comentários:

Eu em geral concordaria, se fosse um blogue de outra coisa qualquer que não sobre linux.
Ao deixares uma dica ou explicação em inglês estás a ajudar muito mais pessoas que possam ter essa dúvida/necessidade.
Pelo menos a mim acontece-me milhares de vezes querer resolver um problema, escrever uns tópicos no google, e quando carrego enter, aparecem-me posts em polaco ou algo parecido. E tantas vezes que já agradeci ter aprendido tantas línguas durante o secundário...

"Segundo li algures, Fernando Pessoa é mais conhecido e famoso além Portugal do que pelos Portugueses."

Acham mesmo que sendo um autor que até se dá nas escolas haja algum povo que conheça mais Fernando Pessoa que os Portugueses? Deve ser daquelas comparações estúpidas que comparam números absolutos...

------

Quanto ao ser inglês ou não, como eu demoro muito mais a ler uma coisa em inglês do que em Português, a não ser que o blog seja mesmo muito bom, passo à frente.

Ironicamente, eu apliquei o contorno de que explicou aqui 2 dias antes de ser publicado. Desde 1 de Setembro possuo dois "blogs": que na verdade são o mesmo "blog", só que um na língua de Camões, e outro na língua de Shakespeare, com o mesmo conteúdo. É engraçado como isto aconteceu.

Parabéns. Eu não entendo muito de inglês. Até tento ler, mas acabo perdendo a paciência e ignoro os artigos.

Ninguém é obrigado a saber inglês, apesar de ser importante. Concordo e agradeço pelo artigo.

Eu também escrevo em dois idiomas!