05 setembro 2007

Wallpaper do Firefox para Setembro


Fonte: Foxkeh's Blog

14 comentários:

How cute xD

Repara aí no link. Está "ttp" em vez de "http".

Done! Obrigado pelo alerta

OFF topic: preciso de uns esclarecimentos se puderem.
Estou a inserir este comentário já num ubuntu.
Quando entrei nisto fiquei como que dentro do mundo maravilhoso da leopoldina dos brinquedos continente...

Mas surgem algumas duvidas.

Ou seja, se eu formatar com um ubuntu, um disco rígido e mandar o windows que lá está fora, como é que é depois com as drives de acesso à internet( neste caso tele2)? O ubuntu arranca sozinho e vai buscar ou é preciso manda-las lá para dentro? São necessárias configurações complicadas ou não?

Quanto aantivirus e firewalls: instala-se, não se instala, e se sim quais?
É que eu estava convencido que o clamwin tinha uma versão linux, mas pelos vistos não...

Eu actualmente arranco em dual boot...

Outra coisa: isto , para minha grande surpresa entra dentro dos discos/ficheiros que foram feitos/ gravados usando o xp, ou seja, ando dentro do computador todo, coisa que não julgava ser possível. Isto é mesmo assim, ele criou uma nfts de linux e e isto permite circular pelo sitio todo ou é só este que é assim?

Se puderem esclarecer agradecia,dado que estou ainda a testar mas mal termine e perceba a lógica disto, é certidão de óbito ao XP com toda a certeza...

E gracias pela atenção...

Pedro:

o teu pedido de ajuda está um bocadinho pŕo confuso, mas vou tentar responder ;)

em linux não se chamam drivers mas sim módulos, e a maneira de configurar a tua interface de internet vai depender da interface que tens... se o que tens é ADSL então a coisa pode ser simples ou complicada, se tens um daqueles modems ligados na porta USB não esperes facilidades... usa o google e busca pelo tem modem em linux.

antivirus: não, não há nenhuma versão linux do clamwin, o que há é uma versão windows do clamav (o clamwin).
mas o antivirus é desnecessário "em parte", eu apenas o uso para sondar ficheiros que tiro da net com intenção de os passar para outra máquina ou sistema. o linux não precisa que o defendam.

firewall, vem integrada no núcleo do sistema operativo e chama-se iptables,
pode ser controlada por scripts, comandos ou com vários frontends gráficos como o "guarddog" por exemplo.

a parte da surpresa do nfts não percebi quase nada... julgavas ser impossivel ler partições ntfs sem ser com o windows? pois isso é o que a microsoft tenta impingir às pessoas. agora espero que não tenhas instalado o linux numa partição ntfs, pois este tipo de partição não suporta o sistema de permissões do linux. se não é esta a tua dúvida, pergunta mais detalhadamente.
o tipo de partição mais usual que se usa em linux é o ext3, mas há outras opções.

abraços

Boas Pedro

Não sou especialista em Ubuntu, nem sequer estou a utilizá-lo e tentarei responder-te com o que sei.

Dizes que não sabes se precisas de drivers e configurações complicadas para aceder à net pelo Ubuntu. Mas acabaste de dizer:

"Estou a inserir este comentário já num ubuntu."

Então estás ligado à net pelo Ubuntu! Que drivers e que configurações meteste para o conseguir? ;)

Firewall já tens uma no Ubuntu, ve por lá pelo sistema ou pelos menus onde está e deve ser só activá-la e configurá-la. Talvez seja Firestarter ou Guardog o nome que tenha.
Antivirus? E já agora um desfragmentador tambem, não? Mas pensas que o Linux é monte de estrume como o windows ou quê? O Linux não precisa de antivirus salvo se o usares como servidor e tenhas windows como clientes....E para isso tinhas o Clamav, por exemplo.
Só no meio ambiente do Windows é que os virús vivem e se multiplicam, o Linux é terreno infértil para essas bicharadas...


O Linux foi construido para trabalhar em redes, e como tal tem de conhecer e usar outros sistemas de ficheiros, como por exemplo o FAT ou o NTFS. No caso de partições FAT, qualquer Linux entra e pode escrever nelas sem problemas. Já com o NTFS, parece-me que nem todas as distros tem a capacidade de escrever nessas partições, embora possas aceder a elas sem problemas.

Espero ter conseguido esclarecer-te. Vai apitando

RedTuxer

Meus caros senhores: eu sou um boi a olhar para palácio( ou seja o ubuntu...)

Explicando isto melhor... eu pedi à canonical ocd. veio. Ok.
Fiz arranque a partir do CD.
Num outro blog agregado ao planet geek tinha guardado uma página onde se dizia que utilizando uma coisa chamada "WUBI" esta descarregaria o sistema( ubuntu) e instalava-o sozinha.
Assim foi feito.
Passou a arrancar em dual boot- maravilha...

O que se passa é que ele "pegou" nas configurações de internet que já cá estavam reconhece a existência delas e liga-se à rede, sem eu ter que ter configurado nada manualmente- excepto pelo processo wubi que vos expliquei antes.Não sei se foi isso que fez antes a configuração estar agora correctamente a funcionar ou não....


Porque é que eu consigo fazer isto? porque tenho dois discos um de 80 GB e um de 40 GB e ambos os discos estão particionados( feita com o xp).
Numa das partes do disco de 40 cm 9.5 GB eu inseri o ubuntu para experimentar a arrancar e ver como era...(diga-se de passagem que é fenomenal..).

A minha dúvidaa em termosde raciocinio é que eu em XP/microsoft após uma longa e dolorosa experiencia com malware,virus,spyware,etc,instalo umas certas coisas paar não ter problemas.

Chego aqui ao linux e nada é instalado e isto parece funcionar perfeitamente bem...

A esmola é tanta que o pobre desconfia, estão a ver...

quanto às partições estou absolutamente a ver... é que eu pensava - erradamente que o linux criava partições num qualquer sistema próprio de partições ao qual só os linix acediam.

Descubro ..extasiado... que não e que se pode aceder. Parecia um passarinho que libertaram da gaiola a calcorrear aquilo tudo...

quanto à rede, de facto é USB . parece-me complicada dai a minha pergunta original, precisamente porque esta merda é um modem da speedtouch e existe um qualquer defeito de fabrico/incompatibilidade do software disto( o da tele2) com os xp.

Pensei que fosse só do meu, mas em férias num modem de acesso publico em Abrantes para dois computadores- da speedtouch - aquilo fazia a mesma merda que às vezes aqui faz- desligar-se e perder o contacto com a linha...

Estão a ver a ideia e daí as minhas dúvidas... quer dizer, não estou para mandar isto abaixo e depois ser incapaz de configurar esta geringonça.


Sr TUXER: eu já sei que o windows é uma estrumeira. O meu problema( meu e pelso vistos de muita gente) é que só conhecíamos a aquela estrumeira.

Da parte que me toca já fizeram a vossa boa acção - já me converteram e eu agora já estou fazer a cabeça a um amigo que tem um 2º computador para ele instalar o ubuntu...
Com pequenos passos vamos lá... o mundo ainda há-de ser nosso e do linux...
Já há u milhão + 1 + mais quase 1 ; só faltam 5 biliões, 999 milhoes de outras vitimas felizes do linux...


quanto À partição ntfs instalei de facto ali, numa... dai a minha surpresa de andar à vontade dentro do sistema todo e saltar de disco em disco...

Ok ,quanto à firewall vou procurar por ela...

E meus caros , muito obrigado ... agora é que eu vou destruir isto à vontade (ahh,ahh,ahh gargalhada sinistra...)

Se arrancaste o Ubuntu via CD e ficaste com net, portanto navegaste, quer dizer que o ubuntu tratou de configurar a tua ligação sozinho. E não, não foi roubar nada ao XP.

E não sou o Sr TUXER, sou apenas o RedTuxer, um amante do software livre...

Eu também venho de um ambiente Windows (oopps, enganei-me, é Window$), e mudei para o Kubuntu 7.04 (variante do Ubuntu). E aqui estão uns manuais que o ajudarão muito:

O GuiaUbuntuPT vem cheio de informações úteis sobre como usar o Ubuntu.

Um guia mais específico para o Feisty pode ser encontrado em aqui (pelos mesmos autores do GuiaUbuntuPT).

Se o modem SpeedTouch fosse da Sapo eu poderia ajudar, mas com um da Tele2 já não sei nada. Sugiro-te a trocá-lo por um router (melhor por muitos motivos) (tal como eu mudei :) ).

Quanto às partições NTFS tu precisas do NTFS configuration tool disponível no teu sistema de Adicionar/Remover programas (Synaptic no teu caso). Depois tens de configurá-lo decidindo onde queres que ele permita escrita, não te preocupes que é só procurá-lo nos menus (IMPORTANTE: ESTE SISTEMA É BETA, OU SEJA, PODE DANIFICAR AS TUAS PARTIÇÕES E PERDES O ACESSO AO TEU WINDOW$ PARA SEMPRE).

Se não estiver a funcionar quer dizer que o sistema não tem instalado o programa NTFS3G, por isso tens de ir instalá-lo na versão complicada do synaptic.

Ia-me esquecendo:

Para acederes às partições do Linux a partir do Windows Podes querer o Ext2fs (mas como o teu sistema foi instalado com o Wubi isto é totalmente inútil, pois o Wubi instala o Ubuntu num ficheiro no Window$ (também me espanta e confunde) usando depois um "tweak" no arranque do Windows para arrancar do Linux.

Bom, isto muda tudo.

quer dizer que o que o nosso amigo tem instalado é uma espécie de sistema virtual e não uma instalação verdadeira e independente... então se ele formatar (ou eliminar)o windows, vai estar a eliminar o seu linux também.

Pedro silva:
achava melhor fazeres o download de imagens de cd's de instalação, gravá-las e ler a documentação de instalação, para depois te dedicares a uma instalação "a sério" e independente.

boa sorte.

Ironicamente: não.

Se forem ver o site do Wubi na secção da FAQ:

"How does Wubi work?

Wubi adds an entry to the Windows boot menu which allows you to run Linux. Ubuntu is installed within a file in the windows file system (c:\wubi\disks\system.virtual.disk), this file is seen by Linux as a real hard disk.


Is this running Ubuntu within a virtual environment or something similar?

No. This is a real installation, the only difference is that Ubuntu is installed within a file as opposed to being installed within its own partition. Thus we spare you the trouble to create a free partition for Ubuntu. And we spare you the trouble to have to burn a CD-Rom."

Pelo que o nosso amigo tem um sistema verdadeiro, só que a correr de um ficheiro, o que eu também não acho aconselhável. E concordo também com a sugestão do aramefarpado.

Ok, ou seja o wubi "aluga espaço" ao windows então...

ptm : obrigado pelas dicas...

quanto ao modem, o aparelho fisico é da speedtouch, o software é que é da tele2 mas para windows. Para linux não sei se eles tem alguma coisa feita...

quanto ao CD, já o tenho , pedi um à canonical e eles mandaram e em principio arranca-se e instala-se com esse...

mas de qualquer forma obrigado, já me deram umas boas pistas de reflexão... para pensar em como instalar este brinquedo..

Pedro, para pores o teu speedtouch a funcionar em ubuntu vai a
http://www.google.com/linux
e busca por "speedtouch ubuntu" que vais encontrar vários manuais. (convém imprimires e munires-te do necessário agora).

quanto à tele2, esquece que isto está-te a fazer confusão... não tens que instalar nada da tele2, em portugal tudo oque é adsl é PT e é as normas telefónicas da PT que tens que configurar que são elas:
Protocolo pppoe
VPI = 0
VCI = 35

para a tele2, apenas tens que usar o teu username e password de ligação à rede.

abraços

Be, se, tal como o arame farpado diz, é tudo PT, podes tentar o Script automatizado de instalação do Speedtouch.

Este tem de ser corrido pela linha de comandos.

Grava-o no Desktop do Ubuntu. Depois, na linha de comandos (presionando Enter entre cada comando):

cd ~/Desktop

tar zxvf speedtch330.tar.gz

cd speedtch330

sudo ./speed330.sh

Após isto aparecerão umas perguntas na linha de comandos. Responde a cada uma e reinicia o computador quando acabar.

Eu não sei se isto funciona com a Tele2, mas se o aramefarpado estiver certo, deve funcionar.