Oracle 11g em Linux
No passado dia 13, a Oracle apresentou oficialmente em Portugal (no Ocenário) a sua nova versão de base de dados, a 11g. Os holofotes desta apresentação estiveram virados para própria BD e para o Linux! Aliás esta versão de base de dados só está para já disponível na plataforma Linux x86, o que diz bem da consideração que a Oracle tem sobre esta plataforma mas também das suas intenções de expansão de negócio.
Sempre foi pretensão da Oracle ter uma solução completa ( sistema operativo e base de dados) disponível para oferecer aos seus clientes. Assim tem 2 produtos para oferecer, suporte (€€) para ambos os produtos e "garantia" de interoperabilidade, claro que isto tem vantagens e desvantagens... A aposta no Linux como plataforma preferida é louvável, merecida, mas não é inocente.
O suporte para os outras plataformas vai estar disponível (especialmente Unix), não fossem a SUN, IBM ou HP parceiros estratégicos da Oracle, aliás a IBM e a HP estiveram presentes nos últimos 2 eventos. A Microsoft apesar de vir a contar com uma versão para a sua plataforma, não será, creio eu, recomendada (falta de segurança, robustez, fiabilidade?), além disso os seus produtos (sql 2005 e 2008) continuam desesperadamente a tentar copiar as "features" dos produtos oracle.
As novas funcionalidade desta BD poderão ser verificadas aqui, onde destaco o "database replay" e "data recovery advisor".
Esta nova BD está disponível para download aqui e quem quiser a versão enterprise da Red Hat...Ups...a Oracle Enterprise Linux release 5, pode usar este link. Atenção que poderá colocar esta BD a funcionar em outras distros, como a debian (obrigado Jocaferro).
0 comentários:
Enviar um comentário