15 setembro 2007

Revistas de informática em Portugal

Sempre que posso, vou lamber com os olhos as revistas sobre informática que se encontram nos quiosques ou livrarias. É sabido que a maior parte das revistas portuguesas sobre esse tema não passam de apêndices publicitários da Microsoft. Uma quarta parte dessas revistas vem com umas comparações de hardware, outra quarta parte a falar das vírus e de antivírus para os super-seguros sistemas da Microsoft, mais uma quarta parte a falar de software exclusivo proprietário para Windows como Photoshop, Paint Shop Pro ou Msn, e na restante quarta parte limitam-se a ajoelhar-se perante os produtos da Microsoft, elogiando qualquer peido que venha de lá. Exemplos destas revistas são a PC Guia, Megaguia, PC World, Bit, PC Mais e a Exame Informática embora não tão Microsoft dependente como as anteriores.

Há outras revistas que considero bem mais úteis como a Revista do Computador, Guia da Internet e ainda há outras que são viradas para a Apple, que não comento por não ter nenhum interesse nelas nem no software proprietário vindo da Apple.
As revistas espanholas não parecem ter grande venda por cá, vem também com uns dois ou três meses de atraso e vem em ... castelhano, língua muito esquisita para os nossos sentimentos anti- espanhóis. Tal como as revistas francesas que vem numa língua meio desconhecida e amaricada para os meus gostos. Que é que querem? Nunca gostei daquela língua... Sobre as publicações inglesas, as suas edições chegam cá quase ao mesmo tempo que em outros países, sendo a Linux Format e a Linux Magazine as minhas preferidas.

Quanto a revistas brasileiras que aparecem por aqui, vem com uma falha grave que as impede de ter grande venda, pois chegam cá com uns bons 9 meses de atraso! Em informática, esses 9 meses são uma eternidade!
Hoje enquanto degustava umas capas dessas revistas, deparei-me com um livro ou revista muito parecida com um livro.


Vem do Brasil e vem cheia de tutoriais de imagens sobre o Ubuntu, seja como o instalar, configurar ou como usá-lo. Vem com uma linguagem muito acessível e parece-me bastante útil para quem queira conhecer o mundo do Linux e em particular, conhecer e usar o Ubuntu. Este livro vem como edição nº 3 e pelo site da editora, fiquei a saber que existem 5 edições diferentes, em que cada edição se refere a uma distro. A Conectiva e o Kurumin correspondem às edições 1 e 2, enquanto que as edições 4 e 5 recaiem sobre o Suse e o Fedora. Mesmo assim, 6 euros é muito puxado para o livro...
Bem que podia existir algo parecido em português de Portugal, onde se pudesse encontrar tutoriais de imagens, explicações e guias sobre o Caixa Mágica, Alinex ou outras muito populares por cá. É certo que existe muita coisa online, mas eu prefiro ter em papel e à mão do que ler no monitor. Assim como assim, ajudo as papeleiras nacionais....

Ah, e boas leituras....

3 comentários:

Eu deixei de comprar essas revistas (PC Guia, Exame Informática) devido aos artigos, não é que não estejam bem escritos, é a quantidade de informação da M$ e seus filhos, nunca tem espaço para software livre (como há muito tempo que não compro não sei se já falam em SL ou não).

Em relação as revistas brasileiras e os seus atrasos, quando estive de férias no Algarve costumo ir a uma papelaria comprar umas revistinhas de Linux, mas quando olho as datas de lançamento só me apetece largar a revista na prateleira... a ultima que comprei (em Agosto deste ano) datava do mês de Novembro de 2006... Ao menos tenho qualquer coisita pra ler durante as férias =)


Cump.
M.offspring.R

Gostei do artigo ... Ficou tudo dito, de forma simples e clara ....
O pessoal ainda anda todo "vi$tado" :)

está tudo muito bem. uma das revistas mencionadas não tem pub. não depende da microsoft ou similares. a ideia é informar. e a maioria usa microsoft. e há que informar essa maioria, tal como tenta informar outros - http://tuxvermelho.blogspot.com/2006/10/megaguia-s-com-linux.html

mas muito bom... não vamos é ser extremistas, há-que viver