14 outubro 2007

Decibel Audio Player, um player para seres humanos

Gnome é simplicidade e quanto a isso estamos conversados! Se preferem ter milhentas opções, menus para tudo e mais alguma coisa, tem a vossa disposição o KDE, o mais completo ambiente de trabalho actualmente. Voltando à simplicidade do Gnome, venho escrever sobre um programa de aúdio bem simples e eficaz. É certo que o Rhythmbox é um bom programa, até bastante completo, quase como o Amarok da KDE. Ups! Mas sendo quase como o Amarok, já não se pode dizer que seja um programa à Gnome, ou seja, já não é um programa baseado na simplicidade! Assim de repente lembro-me do Listen e do Banshee. Mas são quase a mesma coisa, são parecidos com o Rhythmbox. Então qual seria o player que melhor se enquadraria com o Gnome?

Eis o Decibel Audio Player (DAP), um player de aúdio para seres humanos! Com este player não existe cá playlists, nem necessidade de dar pontuações a faixas de música já tuas conhecidas. Nada de suportes a iPods ou utilização de podcasts ou LastFM. É simples e eficaz, à Gnome!

Interface é simples, prática e bonita, seguindo a filosofia descrita no GNOME Human Interface Guidelines. Outro pormenor muito interessante, é o seu sistema de módulos ou plugins que é igual ao utilizado no Pidgin, antigo Gaim. Podes adicionar e configurar o módulo que queiras utilizar, ou pura e simplesmente não o utilizar.

Este DAP é desenvolvido sobre o GStreamer, suporta mp3, Ogg Vorbis, e formatos FLAC. Como podem perceber, a sua interface é simples, intuitiva, as faixas podem ser arrastadas, reordenadas, removidas, etc.

O Decibel Audio Player está disponível para o Ubuntu Gutsy Gibbon e Debian Unstable/Testing, basta um "apt-get" ou "aptitude decibel-audio-player". Mais versões estão disponíveis na sua homepage.

Links: Homepage, screenshots, fonte.

4 comentários:

Interessante. Pensava que não dava para ter uma biblioteca com as músicas, mas afinal dá. Vou andar a experimentá-lo durante uns dias.

A versão dos repositórios do Debian Lenny não gosta de criar "Music Libraries". Crasha sempre que crio uma :|

Um player sem a funcionalidade de playlist, não é um player! :P É mais assim, diz-que-é-uma-espécie-de-player! ;)

Dá para criar playlists, não dá é para as gerir com o programa.