16 janeiro 2008

Ranking das distros de Linux mais usadas

Já sei que este artigo vai provocar múltiplos orgasmos aos fans do Ubuntu, mas acho que também tem direito a isso após metade da blogosfera ter ontem entrado em delírio com mais uma sessão publicitária do Steve Jobs. Segundo a Distrowatch e baseando-se em 3,7 milhões de visitas durante o mês de Outubro de 2007 e nos 40% dos visitantes que usaram Linux ou Unix-like, o market share de Linux fica assim distribuído:


Também segundo a Distrowatch, os utilizadores do Firefox que os visitaram corresponderam a 58,6% do total, e quanto ao Opera ficou-se pelos 8,0%. Surpresa foi haver 18,8% de utilizadores que ainda usam o IE!!

18 comentários:

Onde está a fonte do texto?
Procurei na distrowatch e não encontrei nada a este respeito

O gráfico não é falso nem inventado como disseste no Fórum do Ubuntu ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30573.msg179942.html ), foi feito por mim e copiado da revista Linux Format de Janeiro. Em princípio não existe fonte na web, mas se tiveres acesso à revista, dá lá um saltinho à página 41 e vez lá o gráfico todo escarrapachado. Quanto ao Slackware e o Gentoo, não aparecem neste gráfico porque, segundo o distrowatch, o useragent do navegador não os identifica por uma razão qualquer sem importancia, mas concerteza que estariam a meio da tabela.

Cumprimentos

Assim é que deve ser, software open source!

Não podemos deixar a microsoft dominar o mundo com os seus produtos!

Apenas para lembrar que FreeBSD e Solaris não são "linux" :)

Não são Linux mas são Unix-like, como disse no artigo :P

Já agora como complemento sobre o Slackware e Gentoo, essas distros não se identificam no user agent do browser, por isso não estão na lista.

Estamos em 7º a morder os calcanhares ao 5º :-) pode ser que ainda dê para ir à UEFA ;-)

Só não percebo como é que um site como o DW, há 60% de Win... (e MacOS? Tb é UNIX).

Bem a Distrowatch já me repsondeu...
A LISTA É VERDADEIRA!
Passo a citar o mail que eu recebi:

Citar
Yes, the list was compiled from the web server statistics on
DistroWatch.com:

http://distrowatch.com/awstats/awstats.DistroWatch.com.osdetail.html

and published here:

http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20071029#sitenews

Since it only collects data from DistroWatch readers, it isn't correct to
say that this is the "list of the most used distros", but it is a list of
the most used distros among the DistroWatch visitors.

I hope this helps :-)

Ladislav
Por isso ficam aqui as minhas desculpas para o autor do blog tuxvermelho.

O titulo do texto é que deveria ser alterado pois o ranking não é sobre as distro mais usadas.
Devido ao titulo do texto surgiu a polémica pois essa lista faz pouco sentido se fosse um ranking das distros mais usadas.

Apenas um detalhe: O kubuntu, xubuntu, edubuntu e todo a famílha identificam-se nos navegadores como Ubuntu. Logo, estranho a presença do Kubuntu na lista, provavelmente houve alguma modificação por parte do usuário para identificar-se dessa maneira.

Isso também explica a alta percentagem atribuída ao Ubuntu que na verdade é, neste caso (*)Ubuntu.

Concordo com o Sylvester e o Ladislav quanto ao título. citando:it isn't correct to
say that this is the "list of the most used distros", but it is a list of
the most used distros among the DistroWatch visitors.


No mais achei muito interessante a lista e o artigo em si. Obrigado por compartilhar.

Desculpas aceites e olha que o título não esta assim tão mal. Não foi uma pesquisa de algumas centenas de visitantes, e a realidade não deve ficar muito longe destes resultados.

Cumprimentos

Ahh, com certeza essa pesquisa é de Unix-Like para uso "Pessoal" ou "Desktop Corporativo" gostaria de ver também um Ranking de Unix-Like nos servidores das empresas.
Com certeza teriamos uma ordem diferente: Redhat, Debian, CentOS, SuSE, etc. (não exatamente nesta ordem).

ridiculo a tabela e quem se preocupa com ela.

Meus amigos, não façamos das distros um muro mas sim uma ponte. Todavia NÃO concordo com o ranking apresentado na página (http://tuxvermelho.blogspot.com/2008/01/ranking-das-distros-de-linux-mais.html),
pois segundo o distrowatch o Unbutu é o segundo... Bem, não é por isto que estou escrevendo, mas sim para dizer que o SLACKWARE nem figura nesta lista e é o 13 da distrowatch, sou usuário do slack desde a sua primeira versão, o que me deixou perplexo ao ver distro muito menos expressivas citadas nas primeiras fileiras. Acredito que seria de bom tom rever tal lista, uma vez que parece mais uma propaganda da Canonical. Abraço.

Paulo Kuhn

Paulo, leste os comentários aqui escritos? Está cá explicado a razão de não aparecer o Slackware e o Gentoo nesta lista.

Pesquisa de "meia pataca". Arrumae que FreeBSD nao possui o kernel do Linux, quem dirah ser uma distribuicao!!!

Onde foram parar Gentoo e Slackware? Com base em que desenvolveram esta pesquisa?

Elive? Pardus? Linux Mint? Zenwalk? MEPIS???

Cadê o Slackware nesta lista? ¬¬
Tem alguma coisa esquisita com o forma que fizeram esta pesquiza.

Eu não acredito que não tem nem Gentoo nem Slackware na lista.

(Nic)

Concordo que manipulada ou não, adulterada ou não, a pesquisa de um certo ponto mostra o crescimento Linux, seja qual for a Distro. Amigos, vamos pôr em questão a seguinte causa: Ubuntu, Fedora e Mint são distros (novas) que estão atraindo e prendendo novos usuários, depois podendo este com a maturidade da migração, pode utilizar de Slackware ou Gentoo, ou Debian do qual Ubuntu é baseado (primeiro da lista) e assim poder estar aqui postando algo por sua distro. Vamos vencer o pago, acabar com a roubada da Microsoft. Resumindo, essas distros devem e podem estar entre as primeiras, não duvido por "prenderem" novos usuários ou até mesmo experientes e por provarem que são distros confiáveis e estáveis, mostrando seu crescimento nos últimos anos. Como disse ele e creio eu, o colega RedTuxer não adulterou a pesquisa, mostrou a fonte, além de explicar o porque de distros confiáveis e seguras, estáveis e de tanto valor para esse mundo e o motivo de não aarecerem na lista.
Abram as portas e fechem as "janelas"