07 fevereiro 2008

Receber para hackear sistemas

O pessoal que organiza CanSecWest, uma conferência de segurança em Vancouver de 26 a 28 de Março, resolveram lançar um desafio monetário idêntico ao que fizeram o ano passado onde pagaram um prémio a quem conseguisse "hackear" um portátil da Apple primeiro, só que agora alargaram aos 3 sistemas operativos, Apple, Linux e Windows.

No ano transacto foi um tal de Dino Dai Zovi que após uma noite sem dormir, muitos cafés bebidos e neurónios queimados, levou o prémio após conseguir controlar um Mac a partir duma falha de segurança do QuickTime. Depois até acabou por se descobrir que essa falha no QuickTime também afectava o Windows. A verdade é que havendo tempo suficiente e motivação para tal, qualquer sistema pode ser quebrado, disso não haja dúvidas.

Só que há uns sistemas que tem muitas mais vulnerabilidades que outros, tal como demoram mais tempo a corrigi-las, essa é que é essa...


Fonte: IDGNow


comentários:

Isto de hackear um Mac um Windows ou Linux depende muito do que estiver instalado em cada sistema. Imaginemos os 3 sistemas carregados de software third party, possivelmente será mais fácil entrar neles. No exemplo que aconteceu no ano passado, em que o hacker dominou o sistema via uma falha do Quicktime, isto significa que o Windows com o Quicktime também estaria vulnerável.
Por vezes o sistema pode estar razoavelmente protegido, mas basta um programa ranhoso que ficamos expostos.
Há tempos uma estatística da Secunia dava conta disso mesmo, o Red Hat Linux apresentava 633 falhas contra 123 do Windows, no entanto 1% das falhas do Linux proviam do S.O. as restantes 99% eram derivadas de software third party, que é coisa que o Linux traz ao monte, enquanto no Windows 93% das falhas eram devido ao próprio S.O. e 7% devido ao software third party que numa instalação do Windows é quase nenhum.