08 fevereiro 2008

X³, e tira umas férias pelo espaço...

Como não tenho grandes hipóteses de ainda me tornar um astronauta, daqueles que fazem do espaço o seu lar, ter estrelas e planetas de todos os tipos como vista permanente através das escotilhas duma nave qualquer, fico deliciado ao ver alguns filmes de ficção científica ou a absorver alguns traillers de vídeos de jogos ou mesmo brincar um pouco com simuladores espaciais. Confirmo que gosto de ler ficção científica, e de ver os bons filmes do género que de vez em quando aparecem, deixando-me a sonhar com as estrelas. Coisas como ver uma sequência duma nave gigantesca, daquelas que nunca mais acabam, cheias de luzinhas no casco e objectos que ninguém sabe para que servem, a afastar-se da camera e dirigindo-se para o infinito, fazem-me logo ganhar o dia.


Claro que ao ver uma pequena sequência dum filminho, um trailler do jogo X³: Reunion, fiquei deliciado. É certo que o jogo não é opensource, mas para quem usa o Linux como o seu principal sistema operativo e goste de jogar uns joguinhos de "tiro neles", ou jogos de estratégia como este, tem mais uma razão para não mexer naquele ecossistema de vírus também conhecido por windows.

Este X³: Reunion é uma sequela do X²: The Threat, e pode-se dizer que é um jogo inspirado no Elite e no Braben's Frontier. Neste jogo, o jogador pode escolher um de varios cenários: pode ser um explorador, um mercador ou negociante, um assassino ou até mesmo criar o seu próprio universo! Por cada cenário, a nave será equipada a condizer. Ou seja, caso se opte por ser um assassino, é certo que a nave estará armada até aos dentes, mas como reverso, terá todo o Universo contra ele.



Para quem jogou o anterior X², irá notar diferenças na jogabilidade deste jogo. É que o "motor" foi redesenhado ou reprogramado, melhorando significativamente o X³. Nada como experimentar viajar perto dum planeta colossal e poder ver a atmosfera mover-se, tal como as luas, apreciar a luz através das nuvens, etc. Podes assim deliciar-te a navegar de sistema em sistema planetário durante horas, ouvindo música do tipo Vangelis, havendo apenas interrupções para ir ao WC.


Quanto ao mais importante é que a coisa se complica: não tenho máquina para isto!! Bom, mas quanto aos requisitos para jogar o X³ em Linux, são estes:
  • CPU: 2GHz para cima
  • RAM: 1024MB ( não se fiem nos 400MB lá no site)
  • Kernel: 2.2 para cima (ainda alguém usa abaixo disto?)
  • glibc 2.1 ou mais fresquinho
  • X server a 24bpp ou melhor
  • OpenGL
  • Placa som compatível para ALSA ou OSS
  • Quase 4GB de espaço em disco
E para quem quiser ver o trailler, está aqui na sua homepage. Screenshots nos locais habituais.

Fonte

4 comentários:

Muito boa noticia...
E não ser Open Source, penso que não será um contra...
Esperar que um jogo de qualidade, seja OpenSource, é a mesma coisa que esperar que "Hollywood" comece a fazer filmes gratuitos.. :)
Nem sei como está o jogo, mas se ouver demo, vou experimentar...
Abraço

D+ não conhecia o "Linux Game Publishing" sempre compro jogos para o windows, dai tinha que ficar mudando de sistema cada vez que ia jogar....

hola no entiendo nada soy de argentina hablo español (castellano) mi blog http://clubpenguin-argentina.blogspot.com

Olá, e eu falo português e percebo-te perfeitamente...