19 março 2008

Comparação de navegadores em versão beta

Na cnet tem-se por hábito fazer comparações, rankings e outras tretas a softwares, hardwares, gadgets e afins. Desta vez decidiram fazer uma comparação entre vários conhecidos browsers ou navegadores, mas os ainda em versão beta. Refiro-me ao Internet Explorer 8, Opera 9.5, Firefox 3, Safari mas já quanto ao Flock ficaram-se por uma pequena referência. Quanto às conclusões deixo aqui apenas umas linhas copiadas da cnet:

Firefox remains the best browser on the whole, with great features, impressive improvements all-round, a revised bookmarking system and thousands of add-ons to make it easy to perfectly customise.

The improvements in performance are stellar, it's got some well-integrated features than everyone will use (resumable download manager, tag-ready bookmarking) and it offers, overall, a better, richer Web experience. We're behind Firefox and we hope that when the final release is out it'll be just that little bit better to boot.

Link: C|net

5 comentários:

Eu acho que precisamos de alternativas ao firefox, este "browser" é uma "flagship" do software livre mas é muito mais pesado no Linux do que no windows(a Mozilla Foundation dá muita importância à integração no windows devido à grande percentagem de reais e potenciais utilizadores).Temos o Epiphany(que é baseado no "Gecko" e agora também com "backend" "Webkit"); que precisa duma carrada de dependencias do gnome; e o Konqueror que vem com o kde(Konqueror embended para X11 é um caminho turtuoso).
Temos o Midori e mais alguns navegadores
em versão alfa e pode ser que venham coisas boas daí.
Depois desta crítica tenho que dizer que experimentei o beta2 do 'fox 3 e tá mais rápido realmente; também tenho que dizer que grande parte da má interacção do firefox com alguns sites se deve ao mau desenho dos mesmos e à pobre implementação do adobe flash player no linux.O gnash já é beta, as coisas vão mudar.O gnash até vai dar p'ra usar no "framebuffer" com o w3m e outros browsers de texto, boas notícias para velhos portáteis. :)

Convenhamos, a comparação feita pelo CNET não é nem completa nem independente (eles próprios dizem que usam Firefox, por isso é natural que dêm preferência a este browser).

Acho que o firefox é de louvar por 2 motivos:
1- open source
2- permitiu retirar um pouco do protagonismo do IE. Isto levou a que os web designers se esforçacem para que os seus sites fossem normalizados (ou seja, que não funcionassem apenas no IE).

De resto, tenho que dizer que o FF não é para mim. É muito pesado, lento ao carregar as páginas e embora seja feito em GTK2 (corrijam-me se estiver errado) não se enquadra muito bem no desktop (quer seja KDE, quer seja Gnome). Parece que não é cão nem gato.

Acho o Opera uma melhor alternativa pela sua leveza, velocidade, inovação e pelo conjunto de ferramentas que apresenta.

"New bookmarking features have been integrated, making it easier to add and organise favourite sites. A little star sits in the address bar now, allowing one-click bookmarking"

Ok, mas isso não é um grande melhoramento... Tenho de confessar que não instalei ainda o FF3 beta, mas li em algum site que o seu bookmark manager ficou mais parecido com aquilo que o Opera tem já á bastante tempo.

"new resumable download manager"

Não me digam que só agora é que se pode fazer um resume aos downloads no FF?! O Opera já tem isso desde o começo... e sem precisar de addons para o fazer.

É certo que o Opera tem os seus contras (ver vídeos sem ser em flash é um pesadelo), mas nada que me fizesse mudar para o FF.

Já há muito que o firefox tem o resume, o grande melhoramento é no consumo de memória! Está mais rapido e bem mais leve! Toda a gente se queixava do pesadão que o firefox se ia tornando enquanto se navegava e agora está ultrapassado, eu confirmo isso com o beta 4 tanto em windows como em Linux.
Devias testar só para confirmar isso. O único senão para eu não deixar já o firefox/iceweasel 2 é os seus add ons ainda não suportados neste beta 4.

E o opera tem estado sempre na dianteira, não retirar os louvores a esse bom navegador, mas open source é outra coisa.

Só há uma coisita que não entendo no FF: porque raio as "Preferências" estão em locais distintos nas versões windows e linux?

Porque em windows todos os programas tem-nas nas Ferramentas e em Linux todos os programas tem as preferencias sempre no Edit. Uma questão de coerencia, portanto...