31 julho 2008

"Magalhães"... agora são as crianças a navegar!!!


Estendendo o já conhecido programa e-Escolas aos ensino básico compreendendo agora o 1º ciclo o nosso Governo decide avançar para o "e-Escolinhas". Sem dúvida nenhuma uma boa iniciativa no que toca ao plano tecnológico. Isto se o projecto for instaurado de forma pedagógica e integrada com a própria escola levando a um real conhecimento do mundo à sua frente (para as crianças claro).

Foi anunciado no principio da semana e teve hoje a sua apresentação oficial no Parque das Nações em pleno Pavilhão Atlântico. Dá pelo nome de magalhães e vem com os selos respectivos a: "produção nacional", "projecto inovador" e "evolução tecnológica". É verdade: a produção será em solo português com o apoio da JP Sá Couto, do governo e em pareceria com a Intel. Apesar disso e da anunciada "criação portuguesa" isto não se torna tão real como o anunciado visto que afinal o projecto não é tão pioneiro e existem mais opções. A Intel não é a única opção no mercado, existem mais, tal como a Fundação OLPC com o seu XO, e com outra base - Software completamente Livre. Aqui deve existir uma dura crítica pois o interesse economico-multi-nacionalista sobrepõe-se à prospecção e análise do mercado pois temos que referir que nos países em que ambos entraram a concurso, o XO ganhou sempre (em mais de 30 países incluindo o Brasil).

Voltando ao Magalhães: O computador não será de última tecnologia mas terá as capacidades para (em minha honesta opinião) atingir todos os requesitos que uma criança entre os 6 e os 10 anos (público alvo) pode exigir. Terá como base dois tipos de plataformas: Win XP e o nosso produto nacional, o Caixa Mágica (Linux... Yuuuppiiiiiii); Pelo menos consideram a hipótese de haver um SO Livre na plataforma o que nos deixa optimistas.

Espera-se que nos próximos meses já andemos a ver as crianças com a pequena caixa azul e branca.

8 comentários:

Ontem estava a ver o telejornal (muitos minutos de Propaganda Pura!) e reparei na barrinha azul e verde do XP e comecei a engelhar o nariz ... Se dizes que vem com CM, menos mau (embora não tenha o CM em grande consideração).

Mas para além do tamanho e formato exterior, em que mais é que podemos dizer que o "Magalhães" está adaptado para crianças? Que softwares trás? Só tem o interface normal? [Estou a lançar as questões, se alguém souber responder que o faça :) ]

Cumps,
BL

"embora não tenha o CM em grande consideração".... mais um... já irrita..

Não me digas que experimentaste e versão 8.1 e não gostaste? Já testastes a versão 12? Concretiza lá o que não gostas...

Com criticas concretas é que ajudas....

Sim experimentei uma versão antiga, talvez fosse a 8.1, e não gostei. É um sistema baseado em RPMs, eu sou um gajo de Debians :P

Este post é sobre o Magalhães não sobre a CM ...

Se a Caixa Mágica vai no Magalhães então é válido falar da CM neste contexto...

E criticar a CM baseado na versao 8.1 qd já vai na 12 é obviamente errado para não dizer outra coisa...

Muito provavalmente trará a opção caixa mágica incroporada porque inclusivé na televisão eu vi tal cenário. No contexto da adaptação, podemos esperar que o software integrado no magalhães possa ser dedicado aos mais novos com uma integração no próprio SO, se bem que isto é mais fácil em Linux do que em Windows. É o que podemos esperar, senão estamos a falar dum programa de apenas comum utilização e isso não as (às crianças mais novas) favorece em nada pois mais valia o apoio à própria família.

Em relação ao Caixa Mágica.... existem melhores distribuições, nacionais também, mas é sempre uma opção. Eu quando experimentei (1º passo em linux inclusivé), também foi uma antiga (não me lembro qual) e não me dei mal.

É esperar para ver ;) .

Realmente ainda falta saber o SO...

De qualquer forma há dois pontos negativos e dois positivos que gostava de destacar:

Negativos:
* As parcerias, no mundo das TI do estado, continuam a ser utilizadas no lugar de concursos públicos.
* Os media mentem descaradamente ao colocar isto como grande novidade... É uma clara demonstração de lavagem cerebral às massas.

Positivos:
* Os putos vão receber os portáteis
* Espero mais uns lugares para empregar o pessoal;


Já agora, eu são dono de um eee 900 (máquina similar) e não percebo porque restringir a oferta aos pequenos da primária.

ups...

errata: ultima linha são-> sou

Não sejamos parvos. O Magalhães virá essencialmente com o XP. Primeiro porque a intel e a microsoft são muito amiguinhas, como toda a gente sabe. segundo porque se derem a escolher o SO, a maioria escolherá XP.

Acho vergonhoso que o governo tenha optado pelo lado do Classmate em vez do OLPC.

Um pouco de história:

O OLPC é uma organização sem fins lucrativos criada por Nicholas Negroponte. O seu objectivo é fornecer portáteis de baixo custo essencialmente a países em desenvolvimento. Uma das características é a sua resistência contra ambientes adversos e resistência contra as mãozinhas das crianças :)

(http://www.laptop.org)

Inicialmente a intel apoiava o OLPC. Depois, vendo que aquilo até poderia dar resultado e ser lucrativo, desenvolveu o Classmate e começou a convencer os governos a adoptarem o Classmate em vez do OLPC. Muitos destes países estavam em negociações para adoptar o OLPC e acabaram por desistir e adoptar o Classmate. Isto deixou o OLPC em maus lençóis. A intel, no fim de contas, para além de não ter participado muito no projecto OLPC estava agora a competir contra ele, com o objectivo de lucrar com o negócio e reduzir a influência do OLPC.

E aqui estamos nós. Acho que é uma vergonha para Portugal que estejamos escolher o lado negro da força. Em Portugal, a intel não vai investir nada, apenas vai fornecer os seus conhecimentos em relação ao Classmate. Todos os custos são suportados por Portugal, assim como todo o trabalho.

É um golpe de génio. Se algo correr mal a intel afasta-se alegremente e sem nenhum prejuízo.

Eu não compro.