Lavradores na Fnac
A minha miúda brincava com os jogos instalados no Linux dum Acer na FNAC quando duas senhoras se aproximaram de dois EeePC com sistemas operativos diferentes. Afastei-me um pouco para ver o que faziam, mas perto o suficiente parta ouvir o que diziam.
-Olha para isto, tão queridos! -Disse uma delas.
-Pequenos, baratos! O branco fica muito bem nestes portáteis. -Respondeu a outra.
Na versão windows, o EeePC estava a mostrar o velho e doentio desktop da paisagem do monte verde com o céu azul, portanto não chamando a atenção, virando-se elas para a versão Xandros que está otimizada para o EeePC. Notei que estavam mesmo curiosas a mexer nele e procuravam por um funcionário da casa que não aparecia. Perguntei se precisavam dalguma coisa que eu pudesse ajudar pois, embora não fosse funcionário, ainda sou bonito como o George Clooney e mais simpático que ele.
-Mas este portátil está diferente, funciona com net? -Pergunta uma.
-Claro, funciona tal como os outros. Tem entrada de rede via ethernet como se viesse dum router ou modem e acede a redes sem fio. Tal e qual como essa versão windows ao lado. -Dizia eu mostrando as entradas do PC. -Aliás, a Vodafone está a vender estes mesmos portáteis a pouco mais de €150 com aqueles pequenos dispositivos usb para a net.
-Mas é windows?
-Não, esta versão é Linux, está muito fácil de usar e devidamente configurada para este pequeno PC. O que não acontece com a versão windows como se pode perceber agora que aquele senhor está a mostrar involutariamente. -Dizia eu enquanto um tipo mexia no EeePC com windows e mostrava o ecran azul de boas vindas e logon que por sinal não cabia no ecran...
-Mas tem mesmo net e msn? -Pergunta ela.
-Claro que tem! Repara na quantidade de programas que tem nessa opção de menu da Internet. Tem msn, skype, mail, etc e digo-lhe mais: na versão windows não encontra tantos programas como neste.
-Mas é fácil de usar? Já ouvi falar de Linux mas nunca vi.
-Porque não experimenta, está à sua frente. Mexa nele e veja se encontra dificuldades ao usá-lo.
Ela mexe,mexe, remexe nele.
-Este não tem vírus nem precisa de antivirus e outros programas que aparentemente o protegem, o que o torna imediatamente superior ao windows. É que ele além de não estar devidamente configurado para este PC, precisa de mais memória e mais recursos para sobreviver. Além de que a versão windows é mais cara pois é preciso pagar a licença o que não acontece com esta versão linux.
-Mas qual é a memória que eles tem?
-O disco tem apenas 4 Gigas e a memória RAM tem 512.
Vira-se para a colega e diz: -Quero levar um destes. Qual é a caixa correspondente?
Nesse momento chega o funcionário da Fnac, um expert em informática, daqueles que abundam nas lojas de venda de consumíveis informáticos e juram a pés juntos que no mundo só existe um único sistema operativo.
-A senhora gostou destes PCs? Precisa de ajuda? -Pergunta ele todo prestativo.
-Queria levar um portátil destes, mas este aqui. -Frisava ela enquanto apontava para o que tinha a versão Linux.
-Mas olhe que esse não é Linux, este é que é windows! -Dizia ele mostrando a sua "imparcialidade" perante os dois sistemas e mostrando a caixa que continha o EeePC com windows.
-Não, não! Quero este aqui que tem Linux. -Insistia ela.
-Mas olhe que para instalar programas nesse é tudo por linha de comandos. -Mostrava ele novamente a sua imparcialidade enquanto jogava o medo para cima delas.
-É falso! -Disse eu entrando na conversa e estando já farto da imbecilidade dele e da sua tentativa de impingir um produto claramente inferior a uma cliente que nada ou pouco percebe de computadores. -Insisto, é falso! Neste EeePC com Linux é muito mais fácil de instalar programas usando o programa "Synaptic" que já vem instalado por omissão, do que instalar programas no windows. E como está, já traz quase todos os programas que um utilizador possa precisar, o que não acontece com essa versão windows que nada traz.
Entretanto a possível compradora começa a ficar confusa e pergunta: -E a net, é dificil pô-la aqui?
-Acho que esses é muito dificil ligá-los à net ou não se consegue mesmo. -Responde aquele bem informado agricultor da Fnac, pedindo eu desculpas a todos os agricultores que se calhar sabem mais do que este energúmeno.
-Novamente o que voce diz é falso. A Vodafone está a vender estes mesmos PCs com a net instalada e mais barato do que aquilo que voces pedem por eles. -Ainda respondo eu.
-Ahhh, mas e tal e tem aparecido aqui clientes que depois não conseguem e aquilo tem umas instruções difícieis para se instalar... -Ainda zurrou ele.
E depois disto vi que não valia a pena estar a falar com estes imbecis que estão limitados pela sua ignorância. Eles querem impingir um produto ao cliente, assustando os clientes com as possíveis dificuldades doutros produtos. Mas não disse nem nunca dirá a quem compra os PCs com Windows que daí a um mês, mais semana menos semana, estarão com o sistema cheio de vírus e spyware, atrofiando todo o seu funcionamento e as tais alegadas facilidades de uso com o Windows esbarram nas enormes dificuldades em limpar o sistema para a grande maioria dos utilizadores. E por experiencia própria com vários utilizadores meus amigos que compraram o EeePC e que nunca tinham usado Linux, estão hoje satisfeitíssimos com as suas máquinas, continuando elas a trabalhar como se fossem novas, limpas de vírus e outras maleitas próprias do windows, instalando os programas que querem facilmente e sem ajuda, e sem andar a gritar por ajuda como irá acontecer àquelas duas que concerteza compraram a versão windows.
Entretanto a minha cachopa continuava a jogar com outro dos muitos jogos disponíveis no Linux do Acer, não encontrando dificuldades algumas em andar pelos menus e explorando aquele simpático sistema do pinguim...
-Olha para isto, tão queridos! -Disse uma delas.
-Pequenos, baratos! O branco fica muito bem nestes portáteis. -Respondeu a outra.
Na versão windows, o EeePC estava a mostrar o velho e doentio desktop da paisagem do monte verde com o céu azul, portanto não chamando a atenção, virando-se elas para a versão Xandros que está otimizada para o EeePC. Notei que estavam mesmo curiosas a mexer nele e procuravam por um funcionário da casa que não aparecia. Perguntei se precisavam dalguma coisa que eu pudesse ajudar pois, embora não fosse funcionário, ainda sou bonito como o George Clooney e mais simpático que ele.
-Mas este portátil está diferente, funciona com net? -Pergunta uma.
-Claro, funciona tal como os outros. Tem entrada de rede via ethernet como se viesse dum router ou modem e acede a redes sem fio. Tal e qual como essa versão windows ao lado. -Dizia eu mostrando as entradas do PC. -Aliás, a Vodafone está a vender estes mesmos portáteis a pouco mais de €150 com aqueles pequenos dispositivos usb para a net.
-Mas é windows?
-Não, esta versão é Linux, está muito fácil de usar e devidamente configurada para este pequeno PC. O que não acontece com a versão windows como se pode perceber agora que aquele senhor está a mostrar involutariamente. -Dizia eu enquanto um tipo mexia no EeePC com windows e mostrava o ecran azul de boas vindas e logon que por sinal não cabia no ecran...
-Mas tem mesmo net e msn? -Pergunta ela.
-Claro que tem! Repara na quantidade de programas que tem nessa opção de menu da Internet. Tem msn, skype, mail, etc e digo-lhe mais: na versão windows não encontra tantos programas como neste.
-Mas é fácil de usar? Já ouvi falar de Linux mas nunca vi.
-Porque não experimenta, está à sua frente. Mexa nele e veja se encontra dificuldades ao usá-lo.
Ela mexe,mexe, remexe nele.
-Este não tem vírus nem precisa de antivirus e outros programas que aparentemente o protegem, o que o torna imediatamente superior ao windows. É que ele além de não estar devidamente configurado para este PC, precisa de mais memória e mais recursos para sobreviver. Além de que a versão windows é mais cara pois é preciso pagar a licença o que não acontece com esta versão linux.
-Mas qual é a memória que eles tem?
-O disco tem apenas 4 Gigas e a memória RAM tem 512.
Vira-se para a colega e diz: -Quero levar um destes. Qual é a caixa correspondente?
Nesse momento chega o funcionário da Fnac, um expert em informática, daqueles que abundam nas lojas de venda de consumíveis informáticos e juram a pés juntos que no mundo só existe um único sistema operativo.
-A senhora gostou destes PCs? Precisa de ajuda? -Pergunta ele todo prestativo.
-Queria levar um portátil destes, mas este aqui. -Frisava ela enquanto apontava para o que tinha a versão Linux.
-Mas olhe que esse não é Linux, este é que é windows! -Dizia ele mostrando a sua "imparcialidade" perante os dois sistemas e mostrando a caixa que continha o EeePC com windows.
-Não, não! Quero este aqui que tem Linux. -Insistia ela.
-Mas olhe que para instalar programas nesse é tudo por linha de comandos. -Mostrava ele novamente a sua imparcialidade enquanto jogava o medo para cima delas.
-É falso! -Disse eu entrando na conversa e estando já farto da imbecilidade dele e da sua tentativa de impingir um produto claramente inferior a uma cliente que nada ou pouco percebe de computadores. -Insisto, é falso! Neste EeePC com Linux é muito mais fácil de instalar programas usando o programa "Synaptic" que já vem instalado por omissão, do que instalar programas no windows. E como está, já traz quase todos os programas que um utilizador possa precisar, o que não acontece com essa versão windows que nada traz.
Entretanto a possível compradora começa a ficar confusa e pergunta: -E a net, é dificil pô-la aqui?
-Acho que esses é muito dificil ligá-los à net ou não se consegue mesmo. -Responde aquele bem informado agricultor da Fnac, pedindo eu desculpas a todos os agricultores que se calhar sabem mais do que este energúmeno.
-Novamente o que voce diz é falso. A Vodafone está a vender estes mesmos PCs com a net instalada e mais barato do que aquilo que voces pedem por eles. -Ainda respondo eu.
-Ahhh, mas e tal e tem aparecido aqui clientes que depois não conseguem e aquilo tem umas instruções difícieis para se instalar... -Ainda zurrou ele.
E depois disto vi que não valia a pena estar a falar com estes imbecis que estão limitados pela sua ignorância. Eles querem impingir um produto ao cliente, assustando os clientes com as possíveis dificuldades doutros produtos. Mas não disse nem nunca dirá a quem compra os PCs com Windows que daí a um mês, mais semana menos semana, estarão com o sistema cheio de vírus e spyware, atrofiando todo o seu funcionamento e as tais alegadas facilidades de uso com o Windows esbarram nas enormes dificuldades em limpar o sistema para a grande maioria dos utilizadores. E por experiencia própria com vários utilizadores meus amigos que compraram o EeePC e que nunca tinham usado Linux, estão hoje satisfeitíssimos com as suas máquinas, continuando elas a trabalhar como se fossem novas, limpas de vírus e outras maleitas próprias do windows, instalando os programas que querem facilmente e sem ajuda, e sem andar a gritar por ajuda como irá acontecer àquelas duas que concerteza compraram a versão windows.
Entretanto a minha cachopa continuava a jogar com outro dos muitos jogos disponíveis no Linux do Acer, não encontrando dificuldades algumas em andar pelos menus e explorando aquele simpático sistema do pinguim...
17 comentários:
15 setembro, 2008 15:22
Excelente descrição dos vendedores FNAC. Por acaso, já fiz exactamente o mesmo com um EeePc. Não cheguei ao ponto de me confrontar com nenhum vendedor, no entanto, acho que fiz uma venda de um EeePc ao senhor incrédulo com o computador.
No que diz respeito ao vendedores FNAC, é bem verdade que de Linux e sistemas operativos, a maior parte deles estão bem longe da realidade, mas também não lhes podemos pedir que saibam tudo, pelo menos vão se safando em Hardware... E é o que interessa a FNAC, por isso, nesta guerra de marcas, e a introdução comercial do Linux nos lares, é uma guerra tal como é foi a guerra dos Mac. Agora é uma questão de tempo, até que se faça o ninho para que seja do conhecimento público que o window sé fácil :)
15 setembro, 2008 15:38
É por essas e por outras que normalmente fujo a 7 pés desses "lavradores."
Já não tenho paciência para essas coisas... :/
15 setembro, 2008 16:57
Sem dúvida que eram os dois muito "imparciais"...
15 setembro, 2008 17:00
Parece-me que provavelmente o vendedor não deveria ser tão linear na explicação das diferenças entre os sistemas operativos,é sua obrigação explicar as diferenças tal como são.Mas parece-me também, que não faz sinceramente ideia do que é ser vendedor, ou lidar diariamente com as dúvidas e questões que os clientes nos fazem, sim porque também sou vendedor Fnac, e não posso deixar passar o facto de ter uma ideia totalmente errada do conceito que tem. Primeiro se há algo que nos é implementado desde o início, é a imparcialidade, acredite que para o vendedor em causa era absolutamente indiferente vender um ou outro sistema operativo. Provavelmente e conhecendo tão bem como eu as dificuldades dos clientes mais básicos nestas questões de informática, sabe que para determinado tipo de cliente o simples facto de não poder instalar por exemplo o Microsoft office é motivo suficiente para uma devolução, mesmo que expliquemos todas as vantagens de ter o openoffice que ainda por cima é gratuito, ou ainda que se um amigo lhe dá um determinado software na pen, que depois obviamente não consegue instalar por não ser compatível, é motivo para reclamação, nunca reconhecendo é claro que isso lhe havia sido dito.
Havia por isso, que explicar as vantagens de um e outro sistema operativo, e sobretudo explicar a este tipo de cliente menos informado, tudo o que lhe pode trazer dificuldades ao optar pelo linux.
O cliente depois como é óbvio é livre de optar, mas devidamente esclarecido, das vantagens e desvantagens de um e outro sistema operativo, sim porque o linux também as tem, o que eparece não acreditar, e o faz ser até tão ou mais parcial que o vendedor que refere.
15 setembro, 2008 17:31
Diga-se o que se disser, é óbvio que o vendedor estava claramente mal informado quando atirou para o ar as desculpas tradicionais do: "Ah, tem que se instalar as coisas pela linha de comandos; é muito complicado; ligar à net é complicado; etc."
Por exemplo, não tenho experiência com computadores Mac OS X, mas não me ponho a falar do que não sei.
Não vou dizer que são mais fáceis ou difíceis... teria que falar noutro tom, dizendo quais são os seus pontos fracos/fortes de uma forma geral.
A maioria das "dificuldades" atribuidas aos Linuxs actuais normalmente têm origem em quem tenha usado Windows, e não esteja para aprender as diferenças.
Tenho visto inúmeros casos de pessoas sem qualquer experiência a começarem a usar PCs, quer com Linux, quer com Windows. E nenhumas delas dizem que um é mais fácil/difícil que o outro.
Quantas vezes tive eu que explicar o que é o "C:" e demais coisas - que para muitos é algo tão evidente e "fácil", especialmente quando comparado com um "/dev/" qualquer coisa....
A única vantagem do Windows é que será mais provável terem um amigo ou conhecido que lhes resolva os problemas quando acontem.
Quanto a isso dos clientes reclamarem e tal - isso haverá sempre e não serve de desculpa. Muito menos no caso de um Eee PC que tem uma distro Linux feita à medida e fácil de usar por "miúdos e graúdos", quando comparado com um Windows XP standard que mal cabe no ecrã.
Para quem estiver informado, tudo isto é irrelevante pois saberá muito bem qual o modelo mais adequado às suas necessidades.
E como sempre, *um* caso não pode ser generalizado a *todos* os vendedores.
Há sempre gente melhor informada (ou que acordou mais bem disposta) que outras.
E eu próprio tenho tinho a minha quota parte de opinioes dos "especialistas" de Fnacs e outras lojas, que seriam... digamos... evitáveis. Felizmente - e admito-o sem problema - também lá existem pessoas que sabem do que falam e têm uma atitude e postura bastante correcta com os cliente. Senão mau era... :)
15 setembro, 2008 17:41
Das duas uma: ou para se trabalhar na Fnac é preciso as mesmas qualificações do que para se trabalhar como caixa no minipreço ou a aliança entre a Fnac e a M$ é mais extensa do que se pensava. Depois de terem lançado o "Kit de Software Legal" não é uma grande surpresa que defendam os produtos deles em detrimento da concorrência...
15 setembro, 2008 17:44
Se assim fosse, nem seria possível encontrar os Eee Linux, nem os Aspire One, nas Fnacs. :)
Penso que se deva exclusivamente ao maior conforto que a maioria das pessoas (incluindo os vendedores) têm com o Windows XP.
Mas há que dizê-lo... quanto desse conforto não se deve exclusivamente a software pirata?
Será que todos eles pagaram o Windows que usam? E o Office? e os jogos? e os restantes programas?
Essa é que é a grande questão...
15 setembro, 2008 20:12
Por acaso estive a ver o folheto da Vodafone com o EeePC.
Uma excelente solução para quem deseja um computador para aceder à Internet e para fazer tarefas simples.
15 setembro, 2008 20:41
O Carlos Sousa disse acima que não se deve generalizar e tem razão. Lá por aquele vendedor ser um lavrador e só perceber de batatas, não significa que todos os outros tambem o sejam.
Mas fica mal aquele gajo assustar o cliente com mentiras sobre um produto para vender outro. Deve realmente informar como é um e como é outro, vantagens e desvantagens, e deixar o cliente decidir o que quer.
Mai nada!
E cumprimentos pro pessoal...
15 setembro, 2008 22:17
Boas. Segundo percebi a discussão anda à volta da dificuldade em instalar aplicações e configurar acessos à rede e não tanto em usar o EeePc com Linux ou outra distro. Neste sentido aproveito para desabafar acerca do meu insucesso com o Ubuntu, quando se trata de aplicações que não constam do repositório. Tentei instalar o Geogebra e o Modellus 4 que dependem do Java. O Java está no repositório e não levantou problemas, quanto aos restantes não consegui. Senti-me claramente derrotado. É pá desculpem lá, não consegui, pronto! Tentei linha de comandos, tutoriais, ajudas, etc. Contrariado mudei para o XP. Em 5 minutos coloquei tudo a rolar. Moral da história. Há muita coisa boa e positiva, mas ainda falta fazer mais. É pena, mas é assim. Cumprimentos.
16 setembro, 2008 00:00
@antonio
esses progs que tentáste instalar não são nativos do linux, são java scripts e apesar de isso querer dizer que correm em qualquer sistema que tenha o java runtime instalado, não quer dizer que o instalador deles prepare o comando para os arrancar... possivelmente no windows o instalador coloca um icone no menu e no linux não, então bastava criar icones de aplicação com um comando que seria mais ou menos isto:
java -jar geogebra.jar
(claro que falta aqui mencionar a localização ou path do ficheiro geogebra.jar).
como vẽs, estás a colocar as culpas no sistema que instalaste quando a culpa é do empacotador do programa que não criou um instalador decente para linux deixando parte do trabalho para ser feito manualmente após desempacotação do programa.
agora, quantos programas para windows queres que te arranje que aposto que não os consegues instalar?
cump's
16 setembro, 2008 00:07
Não concordo com o termo lavradores, eu gosto mais de sapateiros. Como informático que sou e como ávido comprador/curioso e conhecedor de tecnologia, tenho tido várias discussões com estes senhores, até que cheguei à conclusão que não adianta falar com eles, a sua ignorância é tremenda! Esse vendedor tal como 90% dos vendedores Fnac, Vobis, Radio Popular e Chip7, não sabe nada de Linux, não sabe o que é, não sabe do que se trata, mas como conhece Windows empurra o cliente para Windows, não porque seja melhor para o cliente, mas sim porque é onde se sente melhor a falar sobre as características.
É triste que assim seja, o vendedor como profissional que está a ser pago para ali estar, deve informar o cliente acerca dos 2 produtos não revelando qualquer "inclinação" ou insinuação seja para que produto for.
16 setembro, 2008 00:22
Santa paciência com essa malta.
Acho que falta de informação e o medo leva a que se seja assim tão burro em relação ao mundo Linux.
Os meus parabéns pela atitude.
16 setembro, 2008 00:47
Foi um tanto triste a comparação com lavradores ou agricultores, etc. Lá que muitos dos empregados da FNAC, ou de qualquer loja do género sejam uns mal-formados do pior(atenção que não são todos, há muitos que sabem bem o que estão a fazer. e do que falam), não se deve fazer comparações tais com pessoas como os Agricultores. E sei de alguns que até programar sabem.
16 setembro, 2008 08:08
"-Responde aquele bem informado agricultor da Fnac, pedindo eu desculpas a todos os agricultores que se calhar sabem mais do que este energúmeno."
@Dsarel
Usei o termo "Lavradores" não no sentido pejorativo, mas para insinuar que ele percebia mais de batatas e feijões do que informática e que se calhar deveria ser essa a sua profissão. E até pedi desculpas a toda essa classe de grandes trabalhadores porque sei o que fazem e o quão dificil é. Eu tambem o fui quando pequeno para ajudar a familia!
16 setembro, 2008 11:37
Extraordinária a estupidez do gajo!!!
Já sabia q estavam formatados para atender e responder sempre da mesma maneira, mas não pensei q o atrofio fosse tão grande!
ESPECTACULAR!!!
18 setembro, 2008 04:46
Puta merda. Só tem retardado na Fnac. Minha avó que não entende xongas de computador tem um Pentium 3 e eu instalei o Linux para ela usar Internet, Word e etc. Ela não esta tendo problemas com nada. A unica coisa que foi dificil(para mim) foi conseguir configurar o driver do modem para a internet discada.
Enviar um comentário