26 junho 2009

Manifesto Open-Source

Como autor deste blog, tenho vindo a ganhar experiência e cada vez mais gosto pelo software livre, de código-aberto e não apenas "à borla".

É algo que nos permite verificar o real funcionamento das coisas, inclusive dos SO's que suportam e se baseiam nesta ideologia. Assim, e como estudante universitário, gostava de ver as nossas universidades, que convenhamos, são os principais pólos de desenvolvimento a nível nacional, a usarem mais software livre e a basearem-se nesse mesmo software de código-fonte aberto para leccionar aproveitando assim o factor "exemplo real" existente na comunidade.

Eu estudo no ISEL (Telecomunicações) e vejo pouca iniciativa nesse sentido (pelo menos na minha faculdade), muito por causa da protocolação existente com a Microsoft onde incluído no uso das suas tecnologias vem a disponibilização de licenças académicas dos seus produtos.

De modo a proporcionar uma base de implementação de Software Livre na minha faculdade, estou a escrever um Manifesto, que penso entregar a quem de direito e que possa tomar esse tipo de decisões, em que estejam explícitos os seguintes temas:

  • Software Livre
    • contexto
    • licenças
    • uso académico
  • Exemplos reais em Portugal
  • Estratégias para implementação
  • Desenvolvimento tecnológico com base em SL

Assim, venho pedir aos leitores deste blog (e demais conhecidos) que, caso assim pretendam, me forneçam exemplos e detalhes de situações idênticas ou totalmente opostas, onde o SL é amplamente utilizado e existe estímulo para o seu uso assim como o devido suporte para tal. Qualquer sugestão relativa à estrutura do manifesto também é bem vinda assim como postura a assumir na sua escrita.

deixo aqui o contacto de e-mail: rafaeldecastro_at_gmail.com (substituir _at_ por @).

Desde já agradeço a ajuda.
exil3d

9 comentários:

Não vou dar um contributo fico só à espero do manifeste em CC para que mais colegas, o possam usar nas suas faculdades.

Vou divulgar este post por quem possa ajudar.

Esse problema de "estudar informática" via Windows é crítico!

Imagine-se lendo um livro e numa certa página está escrito: "A partir daqui não podes continuar lendo". Quem não desprezaria o autor?

Cursos de informática com Windows são apenas cursos de "Operação de Windows".

Por isso a Microbosta dá software de graça, com objetivos "educacionais". Eles querem continuar aprisionando as mentes dos estudantes.

O uso de código aberto em universidades e repartições públicas deveria ser obrigatório por lei.

dude..

estudei Engenharia Informática no Isep. Graças a esses protocolos, passei o curso sem ver uma linha de perl, php ou mysql. Levei com sql server e .net com fartura, isso sim. O que é uma pena.. chegar ao fim do curso, candidatar me para programador web, e não ter experiência nenhuma com nada que se use a sério na web. Aprendi sozinho, claro está, e agr sei de tudo. Mas apenas 1 em 20 fazem isso, os outros 19 ficam agarrados aquilo o resto da vida. É para isso que servem esses protocolos. Ah, e tive uma cadeira de linux, mas apresentavam o linux à antiga,.. como uma coisa dificil, penosa, onde tinhas de saber comandos para tudo e o X só arrancava às vezes.

Boas!
Sou licenciado em Informática de Gestão pela UAL (já lá vão uns bons anos...) e por lá também era só Windows (agora desconheço a realidade). Lembro-me de um professor que dava programação em C ter falado que um SO fora escrito em C, mas passou-me ao lado. Tive uma versão da Caixa Mágica que veio numa revista, era a 8.0 Sagres (isto por volta de 2001/2002), mas também me passou ao lado. O meu 1º contacto com Linux foi no inicio de 2006, com a Caixa Mágica. De momento uso Caixa Mágica (versão 14) e Ubuntu (versão 9.04).
Trabalho numa autarquia, mas é tudo M$. Por minha iniciativa tem havido o recurso a algumas ferramentas SL, em concreto o Clonezzila para clonar PCs (Windows...), nas escolas EB1 instalamos Open Office (que causa uma azia danada aos profs!), VLC, InfraRecorder, aMSN, ... . Isto em máquinas com XP. Mas aos poucos pretendo fazer uns "pilotos" com Linux nas escolas.

Mas concordo pelnamente que nas Universidades, pelo menos nos cursos de TI, se devia usar mais SL, em concreto o Linux.

Um abraço, Ricardo

Pois, eu por sorte estou "em casa". Estudo Engenharia de Redes e de Sistemas Informáticos na FCUP e só temos uma cadeira em que usamos windows. No resto usamos Linux (Mandriva) e muitos estudantes preferem o Linux.

PS: a cadeira em que usamos Windows é opcional, mas eu não escolhi :)

Eu tive a sorte de saber Linux antes de entrar para o ensino superior. Isto ajudou-me muito, porque no IPT, onde estudei, dão-se várias cadeiras sobre Linux (nomeadamente várias cadeiras de Redes e uma de Sistemas Operativos). Graças ao avanço que tive, sempre fui um dos melhores alunos quando se tratava de fazer coisas em Linux. Infelizmente no meu curso quase ninguém usava Linux.

Isto não é dizer que no IPT apenas se dá Linux. Pelo contrário, tive que levar com muita coisa Windows (inclusive o ASP.NET). Mas fazendo o balanço, e embora tenha pena de não ter dado coisas sobre, por exemplo, php (o que é bastante importante na nossa profissão), acho que aprendi muita coisa. Em termos de programação aprendi C, C++, Assembly, Java, C# e um conjunto de linguagens de programação científicas (VHDL, etc..). Em termos de base de dados aprendi SQL Server e MySQL.

@nuno
"Ah, e tive uma cadeira de Linux, mas apresentavam o Linux à antiga,.. como uma coisa difícil, penosa, onde tinhas de saber comandos para tudo e o X só arrancava às vezes."

Permite-me discordar. Isso que aprendeste é o que é suposto aprenderes. Caso contrário, apenas sabias mexer em Linux através de uma UI. Se te pusessem uma CLI á frente não sabias fazer nada.

@eldarion

concordo que é preciso saber a linha de comandos, e felizmente eu já sabia muito antes de mo quererem ensinar. Mas também é preciso mostrar o resto, e que não é preciso saber tudo, no dia a dia, para usar linux. O que quis dizer é que, o facto de só apresentarem essa vertente, desencoraja mais de metade dos alunos para o usarem em casa, pois pensam que é mesmo complicado. Estamos a falar de alunos preguiçosos, claro.

Desculpa o comentário um pouco descabido, mas não encontrei outra forma de contacto ...

Peço-vos q divulguem o novo blog
http://linuxbestchoice.wordpress.com/

O Tux Vermelho faz parte dos links desse novo blog !! :-)

Escrevam um post, e se quiserem podem usar o texto q está postado no novo blog.
Queremos provar que o linux é efectivamente a melhor opção

Obrigado