25 junho 2007

D3lphin, outro gestor de ficheiros para o KDE3

Segundo já escrevi por aqui, o Dolphin é o novo gestor de ficheiros do KDE. Não irá substituir o Konqueror, mas é bem mais leve e simples do que o todo-poderoso Konqueror ou do que o Nautilus. E também parece que o desenvolvimento do Dolphin para a versão 3 do KDE foi descontinuada, e a sua portagem para a versão 4 do KDE já foi decidida. E como é que se fica entretanto no que respeita ao KDE3?

Foi essa pergunta que o Marcel Juhnke fez a si próprio e arranjou a solução. Fez um fork do Dolphin e chamou-lhe D3lphin. Pôs-se a corrigir alguns bugs e meteu-lhe alguns recursos novos e eis o produto:


Para o Debian/Ubuntu está aqui o pacote .deb, para o Suse/Microvell está aqui o .msi, e o código fonte está aqui! Ah, e a homepage do D3lphin!

Fonte: Hugo Dória

7 comentários:

Assim sim, simples e funcional. Se o KDE4 seguir uma linha minimalista, em vez de estar cheio de tralha como o KDE3, sou gajo para o experimentar.

Xiiiiiiiiiiiii!! O que foste dizer!!! O ArameFarpado vai-te fazer a folha!!!

Só se ele conseguir correr mais rápido que um asmático sedentário. lololol :)

Eh pá, hoje não me apetece fazer a "folha" a ninguém, talvez amanhã ;)

Mas não posso deixar de comentar que este Dolphin e D3lpin deixam a ideia que o konqueror é difícil de usar... eu não acho.
E tomara muita gente ter a "tralha" do KDE no desktop.

E porque é que essa imagem do D3lphin aparece com a janela amaricada do WinVista ?

Ai que vocês apanham...

O aspecto gráfico do Vista podia estar melhor, mas nem é mau de todo. E comparado com o do WinXP, é perfeito.

O dolphin vai ficar bem legal no KDE 4.

Não é questão de o konqueror ser mais difícil ou não de usar, mas sim uma questão de foco. O konqueror possui muitos recursos que nem todo mundo usa, já o dolphin é muito mais direto.