Lei de patentes é obsoleta e inútil
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEF-CEXVo2Laazcp6t1Jk-m2B-DfMO9G9J2o1IPA6fqIUAax39ywpX-UtWN15LckavKOXZLWHFaFLYM8bOv8XXOj2EeAGl_NdEYggwxAIZPrLWL7OTepwuzVeFved0hQjCFT5e/s400/no_patents.gif)
"Os estudos sobre o assunto mostram que a proteção intelectual se provou desastrosa para a indústria de software por uma razão: esse não é propriamente um campo que vive de grandes descobertas, mas sim de uma série de pequenas inovações cujo mérito é justamente aprimorar o que já existe. Para dar vida a uma nova idéia, portanto, o inventor precisa necessariamente ter acesso livre ao que já existe. A imitação é um motor fundamental para a inovação, e as patentes se transformam em óbvios obstáculos. Depois da lei de proteção intelectual nos Estados Unidos, houve uma desaceleração no ritmo de evolução dos programas de computador. Liberar a pirataria, nesse caso específico, teria sido uma solução mais lucrativa para o país. Há ainda outras situações em que a lei de patentes no mundo tecnológico não chega a atrapalhar, mas em compensação não surte efeito algum – é apenas obsoleta e inútil."
A entrevista completa pode ser lida na edição da revista Veja (edição 2053 - ano 41 n° 12) ou no site mas só para assinantes.
Fonte: NoticiasLinux
0 comentários:
Enviar um comentário