29 junho 2008

Organizadores de notas em GNU/Linux

Um dos momentos altos da humanidade, além do meu nascimento, foi a invenção do post-it! Pequeno papelinho quadrado e amarelo, embora hoje seja de todas as cores e tamanhos, onde se pode rabiscar uma breve nota e depois ser colado em qualquer lado. Não há escritório de empresa que não tenha toneladas de post-its colados por tudo quanto é sítio, tal como é raro encontrar um monitor que não esteja acompanhado do papelinho amarelo com as passwords de todos os users...
Claro que os post-its não demoraram a passar para o mundo virtual e a oferecerem novas funcionalidades impossíveis de concretizar nos originais. É sobre os post-its disponíveis no universo GNU/Linux que venho hoje... apontar!
Relembro que apesar de colocar os links para os downloads dos vários programas, a maior parte deles são instaláveis a partir dos vossos gestores de programas como o Synaptic, nas vossas distros.




Basket é um produto das escolas do KDE, já na versão 1.0.3, repleto de funções mas sem ser complicado, sendo talvez o mais completo do mercado. Além de aceitar notas coloridas ou simples, com imagens, links, ficheiros, facilidade de organização por grupos, tópicos ou por outras hierarquias, etiquetá-las por prioridades ou trabalho, ou outra coisa qualquer. Facilidade de pesquisa das notas guardadas, trabalha escondido no background mas com fácil acesso pelo teclado, por exemplo. Todos os dados do Basket são gravados automaticamente assim que sejam modificadas e podem ser protegidos por password e até os dados podem ser encriptados! O Basket pode funcionar embebido com o Kontact ou trabalhar sozinho, os seus dados podem ser exportados como páginas html e pode importar de vários outros programas como o Sticky Notes da plataforma windows.

Links: Homepage, screenshots, download




Esta imagem do Kjots está a correr no KDE 4 para que assim possam apreciar o seu aspecto. Este aplicativo é descrito como um pequeno programa onde se pode escrever pequenas notas e que as organiza para nós. A organização do Kjots é formada por livros e páginas, e são nas páginas onde ficam escritas as tais notas. Em comparação com o Basket, este Kjots é bem mais simples tanto no manuseamento como nas suas funcionalidades. Ele faz parte do projeto KDE e como tal basta abrir o vosso gestor de downloads e o selecionem para que seja instalado.

Links: Homepage, download (ftp)




No site oficial do Knotes não há grande informação sobre esta aplicação da suíte Kontact, mas é bem conhecida dos utilizadores KDE. Faz bem o seu papel, tem alarmes, articula-se facilmente com o mail ou não fizesse parte do PIM do KDE. Podes colar as janelinhas peganhetas do Knotes pelo teu desktop e elas manter-se-ão visíveis mesmo após fechares o Kontact. Podes arrastar e largar as notas nos mails, imprimi-las, colori-las e integrá-las no desktop.

Links: Homepage, screenshot




O KnowIt é desenvolvido pelo Michal Rudolf, é uma ferramenta organizadora de notas em árvore similar ao TuxCards que falarei abaixo, mas é para KDE. Embora a ultima versão date de Março de 2004, é bastante estável e trabalha na perfeição. Trabalha com "rich text", diferentes fontes e cores, entre outras funcionalidades. O KnowIt abre o último ficheiro ou nota alterada no arranque, tem gravação automática, atalhos configuráveis, minimiza para o "system tray" e exporta para html, entre outras funcionalidades. A língua portuguesa não faz parte das suas taduções mas quem quiser pode traduzir o KnowIt já que o ficheiro PO está disponível para download.

Links: Homepage, Download




É o programa que vou passar a usar em detrimento do simples Tomboy que falarei abaixo. Este Notecase é multiplataforma (Linux, Free BSD, Mac OS X, Windows, Sharp Zaurus, Nokia Maemo) , licença BSD e quem quiser algo ainda mais completo, tem o Notecase Pro, uma versão comercial. Este organizador de notas trabalha em árvore como se vê na printscreen acima, com tópicos, notas, subnotas, etc. Importa doutros formatos, encripta documentos, exporta noutros formatos, texto ou html, suporte para várias línguas, suporte a hyperlinks (internos ou externos), suporta imagens e anexa ficheiros entre outras funcionalidades. Muito jeitoso, sem dúvida.

Links: Homepage, download




Aplicação da família Mono que tem como irmãos o F-spot ou o Banshee, entre outros programas. Tomboy tem sido desenvolvido para o Gnome e como tal adopta a sua filosofia baseada na simplicidade e facilidade de utilização. Por isso não esperam encontrar um milhão de botões e configurações como nos típicos programas à lá KDE, tal como o Basket acima descrito. Se para alguns isso é uma desvantagem, para outros é o contrário. Tem sido o meu Post-it preferido mas tem ficado aquém do que preciso. A verdade é que o Tomboy é simples, mas faz o que tem de fazer, embora seja o mais guloso em termos de consumo de RAM de toda esta lista. Tem destaque de texto, verificação ortográfica, aceita links para a web ou endereços de mail, tal como aceita tamanhos e fontes diferentes e ainda pode ser expandido através de plugins.

Links: Homepage, download




Alexander Theel é o programador por trás deste TuxCard e ele considera que este "livrinho de anotações" é o preferido dos TuxFreaks, seja lá quem ou o que isso for. Com este aplicativo podes criar quantas entradas ou notas quiseres e todas diferentes, podendo organizar e desorganizar a teu belo prazer sempre que o quiseres. Permite "rich text", não há limites na quantidade de itens ou no tamanho das notas, tem histórico, notas com expiração automática, ícones personalizáveis, suporte a Cactus (aquelas florezinhas do lado esquerdo do printscreen), opções através da linha de comandos (tuxcards -h) e até suporte no Cygwin.

Links: Homepage, download




O Zim é um autentico wiki de desktop, escrito em Gtk2-Perl e com umas funcionalidades interessantes que me deixam a balançar entre ele e o Notecase. Como se vê acima, tem calendário embutido, editor de equações adicionado por plugin e até correção ortográfica.O principal foco deste wiki pessoal é que ele sirva para todo o tipo de notas, sejam as listas "to-do", endereços, ideias, vaipes artísticos, etc... O Zim pode ser expandido através dos plug-ins como o calendário, o editor de equações, lista to-do, tray icon, verificação de escrita, print to browser (abre a página corrente em html no teu browser) e o "Inserir screenshot" mas que depende do programa "scrot". Sem dúvida que é um organizador de notas ou wiki, muito interessante!

Links: Homepage, download, screenshots


E boas anotações!!


8 comentários:

Olá RedTuxer,

Você não conheceria algo similar ao Basket para o ambiente Gnome (uso o Ubuntu 8.04). Obrigado e parabéns pelo blog.

Podes usar o Basket no Ubuntu, porque não? Mas tentaste já o Zim ou o Notecase?

Eu curto o Tomboy. Pena é que seja uma aplicação MSMono. :(
O Zim também é muito porreiro. E o basket é um autêntico canivete suíço, que até consegue fazer torradas. Os outros não conhecia.

Redtuxer, sei que posso usar o basket, só que quando vou instalá-lo pelo synaptic eles pede alguns módulos do KDE, que quando somados seus tamanhos passam de 50 MB :) , aí perdi a vontade de instalar :) . Mas todavia vou dar uma olhada nos outros e ver se me servem. Obrigado.

Gostaria de adicionar mais dois "concorrentes" em sua lista.
Dos programas que você postou, vários deles desempenham tarefas mais complexas que somente notas - como o basket, excelente software.
Outros programas que eu acho muito interessantes são o snotes, feito em Qt, mas muito leve (http://www.mettle.dk/snotes.php) e o xfce4-notes-plugin, um plugin de notas que você pode adicionar no painel do Xfce (http://goodies.xfce.org/projects/panel-plugins/xfce4-notes-plugin).
Embora eu não tenha o costume de utilizar estes "lembretes" no mundo real, eles são de muita utilidade para mim :-)
Se não me engano, há vários tipos de gadgets para o screenlets, superkaramba e cia. que cumprem bem esta função.

Obs: não costumo postar muitos comentários, mas já há tempos assino o feed do blog. Muito bom mesmo :-)

Existe também o incollector apesar de ser em mono.

http://www.incollector.devnull.pl/

@ RedTuxer

Ainda a dias andei á procura de um programa destes, e de todos estes o que escolhi foi o xpad.

http://getxpad.com/

Aliás

http://xpad.sourceforge.net/