08 abril 2007

Pan e os Newsgroups

Diz-se que a USENET está fora de moda, está a acabar, anda às moscas, ninguém por lá anda. Mas também é verdade que já ouço estes desabafos há anos e a USENET ainda aí está e com saúde. Quantas vezes temos um problema complicado e é por lá que encontramos a solução, e se não está, deixamos "afixado" o problema e acaba por haver um benfeitor que nos dá a tal ansiada solução?
E afinal o que é a USENET? Pensem nos placards que costumam estar nalguns locais movimentados, onde se afixam papéis a anunciar vendas, casas para alugar, anúncios de todos os tipos. É mais ou menos isso que é a USENET, ou NNTP, ou Newsgroups ou ainda mais vulgarmente conhecido por News. Os News são acedidos através de servidores dos ISPs com quem o utilizador tem contrato (Netcabo, Clix, etc) ou através de servidores públicos grátis ou pagos (Readfreenews ou X-privat). Quando é configurado um servidor de News no seu programa preferido, seja o Knode, Thunderbird, Evolution ou Pan ou outro, o utilizador terá de descarregar todos os grupos que constituem os News, algo acima dos 40.000 grupos, salvo erro. Esses grupos são divididos por temas, existem em vários línguas, são apenas de texto ou com binários, sendo partilhados todos os tipos de programas, mp3 ou filmes. Como acham que se partilhava filmes no antigo Divx, antes dos torrents e das mulas?

Um dos programas mais populares em Linux é o Pan, e até é multiplataforma, havendo a versão para Windows e Mac OS X. Este leitor de news (Newsreader) tanto serve para ler os artigos que são postados nos muitos grupos de News como também tem a capacidade de fazer o download de binários, além disso é multiserver, suporta o yEnc, NZB.

Pan

A princípio, um utilizador inexperiente é capaz de ter algumas dificuldades em trabalhar com ele, pois ele é muito completo e cheio de opções. O Pan é o leitor de News para o Gnome, mas é exactamente o contrário da filosofia do Gnome, pois em vez de ser simples e austero em configurações, opções e botões é coisa que não lhe falta! Uma das grandes vantagens deste readernews em relação aos seus congéneres da plataforma Windows, é ser grátis e principalmente, ser software livre.

Algumas dados úteis para usar os Newsgroups:

Servidores na Netcabo/Telepac/Sapo:
  • venus.telepac.pt
  • brown.telepac.pt
  • news.telepac.pt
  • news1.telepac.pt
Grupos portugueses sem binarios:
  • pt.comp.so.linux
  • pt.ciencia.geral
  • pt.comp.programacao
  • pt.conversa
  • pt.geral
Grupos portugueses com binarios:
  • telepac.binarios
  • telepac.geral
  • telepac.jogos
  • telepac.* (todos os que começam por telepac...)
Grupos não portugueses mas interessantes para o mundo do Linux:
  • linux.debian.user.portuguese
  • linux.debian.mant.kde
  • uk.comp.so.linux
  • alt.os.linux.debian


Este artigo será também publicado no
Programas Livres, numa parceria sugerida pelo Luís Bastos do respectivo Programas Livres.

7 comentários:

Por acaso gosto bastante do Pan faz mais com ligação só com 4 portas do que qualquer newsreader em Linux com centenas de portas aberta.
Só uma nota os grupos na usenet andam a volta dos 96300 e na netcabo/telepac/sapo so existe um servidor o news.telepac.pt todos os outros não são mais do mirror dns que apontam todos para o mesmo, portanto nas configuraçoes do Pan convém meter o news.telepac.pt evitando assim “caminhos mais longos”.

upsss no primeiro paragrafo queria dizer "...Windows com centenas de portas abertas."!

Como é que vocês se conseguem ligar a newsgroups?! Eu estou farto de tentar e está sempre a dar este erros:

Ligação a pt.comp.so.linux, porto 119 falhou: Sucesso
Falha no 'handshake' NNTP: Erro ao ler do socket.
'Handshake' falhou: Erro ao ler do socket.

Esse é um grupo sem binários, nestes grupos prefiro usar o Thunderbird, é mais simples e rápido. Com que programa voce tentou se ligar? Mais importante, qual é o servidor?

O newsgroup é o pt.comp.so.linux
Tentei o Pan e o Thunderbird e nenhum deu.

Também tentei o linux.debian.user.portuguese, e o resultado foi o mesmo

Qual o servidor??? Se seu ISP for Telepac, será news.telepac.pt. Se seu ISP for outro, terá de ser outro servidor fornecido pelo seu ISP. Ou então use um servidor free como o Readfreenews:

news.readfreenews.net


Tens de te inscrever aqui:

http://cust.readfreenews.net/

Ou então tenta o x-privat.org, a inscrição é aqui:

http://x-privat.org/

É onde diz
"FreeNews Server (accesso gratuito)"
Se procurares na net ainda há mais, até pelo google groups podes ler e postar posts!

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.