25 maio 2007

Metisse - Integração 2ª parte

Revisão do artigo anterior.
Antes, disse num comentário, que no script de arranque do Metisse, se substituirmos o "Xwnc" por "Xmetisse" que o sistema arrancava mais rápido, não era mais preciso o tempo de espera "sleep".
Depois reparei que o Xwnc é um link para o Xmetisse... portanto, tanto faz um ou outro (não me perguntem o que foi que se passou).

O bom e o menos bom.
Vou ser franco: a única coisa que me agrada no Metisse são as janelas... tudo o resto dispenso.
Não gosto do menu, nem do painel, nem mesmo do pager. O pager é aquele quadrado onde mudamos para os vários desktops virtuais, é giro vermos as janelas a deslocarem-se mas não tem nada de util e ainda por cima se tivermos uma janela maximizada, perdemos acesso ao pager.
Por outro lado, personalizar estes componentes é uma seca, visto que não existe um painel de control para isso e é tudo feito editando ficheiros na pasta ~/.fvwm-metisse (a pasta de configurações do metisse) , e que ainda por cima temos 1º que atinar com a sintaxe deles... não é uma sintaxe muito
dificil mas é preciso "olhar" durante um bocado para cada ficheiro e ir fazendo experiências.
Acredito que com paciência, até se conseguirá um Desktop bonito usando apenas componentes do Metisse, mas vai requerer muita hora de personalização...

O meu objectivo era ter KDE com as janelas do Metisse, o ideal (para mim) seria apenas substituir o kwin pelas janelas dele... ainda não sei se isso será possivel.

Decisões difíceis.
Arrancar o metisse antes ou depois do kde, heis a questão...

Arrancar o KDE, depois chamar o Metisse e entao depois chamar "partes" do KDE parece funcionar melhor mas sobrecarrega o sistema, já que vários componentes do KDE ficam em duplicado na memória: 2 kickers, 2 kded, 2 kdeinit, 2 klaucher, etc...

Arrancar o Metisse e depois o KDE fica o sistema mais leve, mas algumas funções não funcionam, como os screenshots (por exemplo) e ao terminar sessão não basta um passo, termino KDE, e depois tenho que terminar o Metisse... e mesmo assim alguns programas levados da breca não fecham. Acho incrível como é que programas GUI como o kmix conseguem ficar a correr mesmo depois de terminar todos os modos gráficos, não se vê nenhuma janela claro, mas aparece no top como programa activo.

Ainda não consegui me decidir nesta questão.

O pior é o GoogleEarth não funciona com o Metisse de nenhuma maneira.

Descobertas.
Autostart de programas (afinal era tão fácil):
No final do ficheiro "metisserc" adicionar comandos para executar programas automáticamente,
a sintaxe é simples:
Exec exec programa e parametros se existirem
exemplos:
Exec exec startkde
Exec exec gnome-session (ainda não testei nada de integração com gnome)

Vários Metisses:
Descobri sem querer uma outra possibilidade, a de fácilmente ter vários metisses diferentes...
O Metisse normalmente guarda as suas configurações em ~/.fvwm-metisse, mas isso pode ser modificado no arranque dele permitindo usar outras localizações. Assim podemos tentar integrações Metisse com vários outros ambientes usando configurações diferentes para cada integração.
Podemos criar vários scripts diferentes para o arranque Metisse:

script /usr/bin/startmetisse
Xmetisse -ac -geometry 1024x768 :1 &
metisse-start-fvwm -wd :1

script /usr/bin/startmetissekde
Xmetisse -ac -geometry 1024x768 :1 &
metisse-start-fvwm -wd -c ~/.fvwm-metisse-kde :1

script /usr/bin/startmetissegnome
Xmetisse -ac -geometry 1024x768 :1 &
metisse-start-fvwm -wd -c ~/.fvwm-metisse-gnome :1

e etc... assim vamos ter o metisse a usar configurações diferentes para cada entrada no KDM

depois criando várias entradas em
/usr/share/apps/kdm/sessions
(explicado no artigo anterior)
podemos chamar cada um destes scripts separadamente pelo KDM.

Tenho estado também a tentar integrá-lo com o fluxbox mas aqui é o fluxbox que recusa-se a arrancar já estando o Metisse a correr... vai precisar de truque que ainda não descobri.

Aceder aos ângulos das janelas mais rápidamente.
Nos videos demo do Metisse, nota-se alguma confusão: alguns mostram 3 botões extra na barra de titulo da janela para se aceder directamente aos ângulos, mas neste Metisse empacotado pela Mandriva, esse botões não estão lá... então nos demos vê-se sempre a usarem o menu da barra de titulo, mas há uma maneira mais rápida de chegar aos 3 ângulos e isso consegue-se clicando mesmo na orla da janela: nas duas orlas verticais acedemos rápidamente a um ângulo, enquanto nas orlas horizontais temos acesso ao outro, a rotação da janela consegue-se clicando num dos vértices da orla da janela. Ainda quero ver se consigo ir buscar os tais 3 botões da barra que se vê nalguns videos demo, talvez usando o Metisse original.

Trocar o pager pelo acesso a desktops do kicker.
Suponhamos que quero 4 desktops... regulo o nº de desktops no kde para 4, depois nas poucas opções que o metisse tem em cliques escolho "no pannels", de seguida edita-se o ficheiro "desks" para se fazer estas modificações numa área já existente:

SetEnv FVWM_NUMBER_OF_DESK 4
# must be $FVWM_NUMBER_OF_DESK - 1
SetEnv FVWM_LAST_DESK 3
EWMHNumberOfDesktops $[FVWM_NUMBER_OF_DESK]
SetEnv FVWM_NUMBER_PAGE_ROWS 1
SetEnv FVWM_NUMBER_PAGE_COLUMS 1
DesktopSize $[FVWM_NUMBER_PAGE_COLUMS] $[FVWM_NUMBER_PAGE_ROWS]

e no ficheiro "metisserc" altera-se uma linha existente na secção "#Default Config" para:
+ I EWMHNumberOfDesktops 4

Pronto, assim, temos 4 desktops simples a coincidir perfeitamente com os 4 desktops do kde.
A não fazerem isto, o acesso aos desktops do kicker fica confuso de usar... por falar neste assunto, este é também um dos pormenores que não liga muito bem quando se usa Beryl em KDE, e que precisava ser melhorado.

Ainda tenho muita coisa para descobrir e explorar nos ficheiros de configuração do Metisse e espero voltar a postar mais desenvolvimentos sobre este assunto.

ArameFarpado

0 comentários: