19 dezembro 2007

Software específico para deficientes visuais

Nuns dos artigos que rabisquei neste blogue, recebi um comentário que vou transcrever:

No entanto eu ainda não sou utilizador de linux porque não consigo encontrar uma ferramenta de que necessito por ser deficiente visual, semelhante à 1ª parte deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WmcUsd-eZ0Q, a parte respeitante à ampliação do sistema em tela cheia. Será que o KDE4 traz boas notícias também neste aspecto? E para GNOME conhecem alguma coisa!
Queiram desculpar o video ser sobre um programa fechado e caro para windows, mas não conheço nada livre... Muito obrigado!


Parece que o Sérgio Amadeu tem um dedo que adivinha estas coisas e escreveu um artigo no seu blogue sobre sistemas operativos e software específico para cegos que vem ao encontro do comentário.
Referiu-se a três distribuições que oferecem suporte para os cegos: a Linvox baseada no Kurumin, a Oralux e o Ubuntu pela possibilidade de utilizar o ambiente gráfico com o leitor de ecran Gnome-Orca.

E afinal, que raio é o Orca?

Orca is a flexible, extensible, and powerful assistive technology for people with visual impairments. Using various combinations of speech synthesis, braille, and magnification, Orca helps provide access to applications and toolkits that support the AT-SPI (e.g., the GNOME desktop). Orca is also free open source software.

Quero também referir o Kmagnifier para o ambiente KDE, para além destes. E afinal parece que até há algumas soluções bem interessantes para estes casos de deficiência e ao contrário do programa para windows que tinha sido apontado no comentário, estes são grátis.

3 comentários:

Vale a pena mencionar que o Orca esta' 100% traduzido para o Portugues Brasileiro, e creio que para Portugues tambem. ;)

Não esquecer o Espeak que se encontra totalmente traduzido para a língua portuguesa.
Existe um fórum onde existe muita informação acerca deste assunto:
http://www.linuxacessivel.org/

Ando há uns tempos para me debruçar sobre este tema e a ideia partiu após ter lido um post do Victoruas, nosso ex-companheiro do Planet Geek, mas a eterna falta de tempo...

@braço.

Desculpem, deixei para trás o seguinte:
Não esquecer o sintetizador de voz Espeak (...)

+1@braço.