30 junho 2008
[+/-] |
Vida de hacker... |
Gamado à bruta do Blog do Mangabeira
Tags:
Rapidas
29 junho 2008
[+/-] |
Organizadores de notas em GNU/Linux |
Um dos momentos altos da humanidade, além do meu nascimento, foi a invenção do post-it! Pequeno papelinho quadrado e amarelo, embora hoje seja de todas as cores e tamanhos, onde se pode rabiscar uma breve nota e depois ser colado em qualquer lado. Não há escritório de empresa que não tenha toneladas de post-its colados por tudo quanto é sítio, tal como é raro encontrar um monitor que não esteja acompanhado do papelinho amarelo com as passwords de todos os users...
Claro que os post-its não demoraram a passar para o mundo virtual e a oferecerem novas funcionalidades impossíveis de concretizar nos originais. É sobre os post-its disponíveis no universo GNU/Linux que venho hoje... apontar!
Relembro que apesar de colocar os links para os downloads dos vários programas, a maior parte deles são instaláveis a partir dos vossos gestores de programas como o Synaptic, nas vossas distros.
Claro que os post-its não demoraram a passar para o mundo virtual e a oferecerem novas funcionalidades impossíveis de concretizar nos originais. É sobre os post-its disponíveis no universo GNU/Linux que venho hoje... apontar!
Relembro que apesar de colocar os links para os downloads dos vários programas, a maior parte deles são instaláveis a partir dos vossos gestores de programas como o Synaptic, nas vossas distros.
Basket é um produto das escolas do KDE, já na versão 1.0.3, repleto de funções mas sem ser complicado, sendo talvez o mais completo do mercado. Além de aceitar notas coloridas ou simples, com imagens, links, ficheiros, facilidade de organização por grupos, tópicos ou por outras hierarquias, etiquetá-las por prioridades ou trabalho, ou outra coisa qualquer. Facilidade de pesquisa das notas guardadas, trabalha escondido no background mas com fácil acesso pelo teclado, por exemplo. Todos os dados do Basket são gravados automaticamente assim que sejam modificadas e podem ser protegidos por password e até os dados podem ser encriptados! O Basket pode funcionar embebido com o Kontact ou trabalhar sozinho, os seus dados podem ser exportados como páginas html e pode importar de vários outros programas como o Sticky Notes da plataforma windows.
Links: Homepage, screenshots, download
Esta imagem do Kjots está a correr no KDE 4 para que assim possam apreciar o seu aspecto. Este aplicativo é descrito como um pequeno programa onde se pode escrever pequenas notas e que as organiza para nós. A organização do Kjots é formada por livros e páginas, e são nas páginas onde ficam escritas as tais notas. Em comparação com o Basket, este Kjots é bem mais simples tanto no manuseamento como nas suas funcionalidades. Ele faz parte do projeto KDE e como tal basta abrir o vosso gestor de downloads e o selecionem para que seja instalado.
Links: Homepage, download (ftp)
No site oficial do Knotes não há grande informação sobre esta aplicação da suíte Kontact, mas é bem conhecida dos utilizadores KDE. Faz bem o seu papel, tem alarmes, articula-se facilmente com o mail ou não fizesse parte do PIM do KDE. Podes colar as janelinhas peganhetas do Knotes pelo teu desktop e elas manter-se-ão visíveis mesmo após fechares o Kontact. Podes arrastar e largar as notas nos mails, imprimi-las, colori-las e integrá-las no desktop.
Links: Homepage, screenshot
O KnowIt é desenvolvido pelo Michal Rudolf, é uma ferramenta organizadora de notas em árvore similar ao TuxCards que falarei abaixo, mas é para KDE. Embora a ultima versão date de Março de 2004, é bastante estável e trabalha na perfeição. Trabalha com "rich text", diferentes fontes e cores, entre outras funcionalidades. O KnowIt abre o último ficheiro ou nota alterada no arranque, tem gravação automática, atalhos configuráveis, minimiza para o "system tray" e exporta para html, entre outras funcionalidades. A língua portuguesa não faz parte das suas taduções mas quem quiser pode traduzir o KnowIt já que o ficheiro PO está disponível para download.
Links: Homepage, Download
É o programa que vou passar a usar em detrimento do simples Tomboy que falarei abaixo. Este Notecase é multiplataforma (Linux, Free BSD, Mac OS X, Windows, Sharp Zaurus, Nokia Maemo) , licença BSD e quem quiser algo ainda mais completo, tem o Notecase Pro, uma versão comercial. Este organizador de notas trabalha em árvore como se vê na printscreen acima, com tópicos, notas, subnotas, etc. Importa doutros formatos, encripta documentos, exporta noutros formatos, texto ou html, suporte para várias línguas, suporte a hyperlinks (internos ou externos), suporta imagens e anexa ficheiros entre outras funcionalidades. Muito jeitoso, sem dúvida.
Links: Homepage, download
Aplicação da família Mono que tem como irmãos o F-spot ou o Banshee, entre outros programas. Tomboy tem sido desenvolvido para o Gnome e como tal adopta a sua filosofia baseada na simplicidade e facilidade de utilização. Por isso não esperam encontrar um milhão de botões e configurações como nos típicos programas à lá KDE, tal como o Basket acima descrito. Se para alguns isso é uma desvantagem, para outros é o contrário. Tem sido o meu Post-it preferido mas tem ficado aquém do que preciso. A verdade é que o Tomboy é simples, mas faz o que tem de fazer, embora seja o mais guloso em termos de consumo de RAM de toda esta lista. Tem destaque de texto, verificação ortográfica, aceita links para a web ou endereços de mail, tal como aceita tamanhos e fontes diferentes e ainda pode ser expandido através de plugins.
Links: Homepage, download
Alexander Theel é o programador por trás deste TuxCard e ele considera que este "livrinho de anotações" é o preferido dos TuxFreaks, seja lá quem ou o que isso for. Com este aplicativo podes criar quantas entradas ou notas quiseres e todas diferentes, podendo organizar e desorganizar a teu belo prazer sempre que o quiseres. Permite "rich text", não há limites na quantidade de itens ou no tamanho das notas, tem histórico, notas com expiração automática, ícones personalizáveis, suporte a Cactus (aquelas florezinhas do lado esquerdo do printscreen), opções através da linha de comandos (tuxcards -h) e até suporte no Cygwin.
Links: Homepage, download
O Zim é um autentico wiki de desktop, escrito em Gtk2-Perl e com umas funcionalidades interessantes que me deixam a balançar entre ele e o Notecase. Como se vê acima, tem calendário embutido, editor de equações adicionado por plugin e até correção ortográfica.O principal foco deste wiki pessoal é que ele sirva para todo o tipo de notas, sejam as listas "to-do", endereços, ideias, vaipes artísticos, etc... O Zim pode ser expandido através dos plug-ins como o calendário, o editor de equações, lista to-do, tray icon, verificação de escrita, print to browser (abre a página corrente em html no teu browser) e o "Inserir screenshot" mas que depende do programa "scrot". Sem dúvida que é um organizador de notas ou wiki, muito interessante!
Links: Homepage, download, screenshots
E boas anotações!!
28 junho 2008
[+/-] |
Post dedicado àqueles que desenvolvem o GNU/Linux |
This post is for all of you out there
who have developed or contributed to Linux/Ubuntu projects and all of the open
source coders who read this.I do not know where to send a post like this so I hope this one email will find its way in the sea of posts out there.
I thank you to the point of tears.
Earlier this week I installed Kubuntu
on a refurbished AMD computer I purchased for $184 from a discount
online vendor, it came with no OS. It now runs like a champ.
We cant afford much and this was my 14
year old daughter's birthday present this past week. She is
overjoyed. And she is already trying to tackle Adept Manager and
exploring Linux; adding bling and her music, of course.
I cant tell you how much I appreciate
the work you all have done. Its a work of art. If I could thank each and every one of
you I would.
You have given her the world to learn and explore.
So if you get frustrated or tired in
your work for Open Source/Free Software, just remember that somewhere in Missouri
there is a 14 year-old girl named Hope, an A-student who runs on the track team,
who is now your biggest fan and one of the newest users of
Linux/Ubuntu.
Thanks most sincerely,
R.B.A.
Missouri
Fonte: Ubuntu Devel Discussions
[+/-] |
Mais um easter egg no Gnome! |
Já alguem tinha visto uma vaca com 5 patas??? Clica com o botão direito do rato sobre uma zona livre do painel do Gnome, escolhe propriedades e depois clica tres vezes com o botão direito do rato sobre a aba "Geral" ou "Fundo".
Desviado do Codeblog
Desviado do Codeblog
27 junho 2008
[+/-] |
Full Circle Magazine 14 |
Ainda quentinha por ter saído há pouco do forno, eis a Full Circle Magazine edição 14, com o sugestivo título "Command and Conquer!".
Tópicos:
- How-to: Cria o teu próprio servidor, parte 6; Usar o GIMP parte 6; Colocar fotos no teu iPod
- Command and Conquer - Man pages
- Opinião: Ubuntu no Sudeste Indiano
- Entrevista MOTU: Soren Hansen
- Letters, Q & A, My Desktop, Top 5 e mais
[+/-] |
Relíquias militares |
Andava a minha pessoa a fazer algumas arrumações por casa e reencontrei estas fitas numa gaveta meia esquecida. Deixo a pergunta: Alguem sabe que fitas são estas e onde se colocam?
Ps.: O António Dias do Maracujá está proibido de responder ;)
Tags:
Sociedade
26 junho 2008
[+/-] |
Gestor de downloads para Rapidshare e Megaupload |
Como há muito boa gente que gosta de sacar ficheiros do Rapidshare e Megaupload e não tem intenção de usar a opção paga, usando portanto a lenta e desagradável opção grátis, tem uma boa alternativa para contornar isso em Linux. Refiro-me ao MegaDownloader, programa de downloads que usa contas Premium baseado nos programas por linha de comandos rapidshare-dl e megaupload-dl.
Este MegaDownloader é da autoria de Javier Pérez e vem colmatar a falta que existia em termos de programas gráficos para estas contas de partilha de ficheiros. Podes fazer o download do programa aqui, versão .deb para Debian e afiliados, .py para os restantes Linuxs.
Fonte: Genbeta
Este MegaDownloader é da autoria de Javier Pérez e vem colmatar a falta que existia em termos de programas gráficos para estas contas de partilha de ficheiros. Podes fazer o download do programa aqui, versão .deb para Debian e afiliados, .py para os restantes Linuxs.
Fonte: Genbeta
[+/-] |
Devaneios meus com o "The Happening" |
Enquanto muita gente ainda discutia a eficácia alemã, os ganhos extras (fruta de dormir, cafés com leite, etc) que os árbitros deste Europeu vão ganhar ou as empolgantes 50 novelas que são enfiadas pelos olhos das audiencias dos 3 canais portugueses, assistia eu a uma versão com pouca qualidade do filme "The Happening".
Desde já alerto quem ainda não viu o filme que desaconselho continuar a ler este post porque vou contar algumas cenas do "O Acontecimento". Quem já o viu, favor continuar a ler.
Este filme mostra os efeitos nos humanos duma "toxina" que é largada sobre eles. As pessoas ficam meio paralisadas, confusas e com uma irresistível vontade de se suicidar. Há algumas cenas de enforcamentos colectivos, pessoas que querem alimentar leões com o seu próprio corpo, vontade de voar pelas janelas de arranha-céus, etc.
Uma cena em particular ficou-me na memória porque retrata bem a vontade colectiva do suicídio. Uma avenida cheia de automóveis parados em filas, um polícia circulando entre os carros, e alguns segundos após todos serem "atingidos" pela toxina, o polícia saca da arma e suicida-se. Um automobilista sai do seu carro, pega na arma do polícia agora caída no chão e suicida-se. Um peão começa a mover-se e pega na arma novamente caída no chão e suicida-se. E a cena irá continuar enquanto houver balas no arma...
Fiz uma pausa no filme e fiquei a pensar que esta "toxina" até tem algo de muito interessante. Até mesmo de útil... E é isso que quero partilhar com leitores que conseguiram ler até aqui. Imaginem largar esta toxina no parlamento. Ou numa reunião do conselho de ministro estando o Senhor Engenheiro Sócrates a presidir. Ou num congresso do PSD. Este congresso que passou não porque o palhaço da Madeira não esteve presente e como tal seria desaproveitar a "toxina"...
E depois apenas teria que se deixar algumas armas à disposição dos clientes necessitados. Com muitas balas de preferência... Ora digam lá se não seria uma "toxina" bem interessante!
Desde já alerto quem ainda não viu o filme que desaconselho continuar a ler este post porque vou contar algumas cenas do "O Acontecimento". Quem já o viu, favor continuar a ler.
Este filme mostra os efeitos nos humanos duma "toxina" que é largada sobre eles. As pessoas ficam meio paralisadas, confusas e com uma irresistível vontade de se suicidar. Há algumas cenas de enforcamentos colectivos, pessoas que querem alimentar leões com o seu próprio corpo, vontade de voar pelas janelas de arranha-céus, etc.
Uma cena em particular ficou-me na memória porque retrata bem a vontade colectiva do suicídio. Uma avenida cheia de automóveis parados em filas, um polícia circulando entre os carros, e alguns segundos após todos serem "atingidos" pela toxina, o polícia saca da arma e suicida-se. Um automobilista sai do seu carro, pega na arma do polícia agora caída no chão e suicida-se. Um peão começa a mover-se e pega na arma novamente caída no chão e suicida-se. E a cena irá continuar enquanto houver balas no arma...
Fiz uma pausa no filme e fiquei a pensar que esta "toxina" até tem algo de muito interessante. Até mesmo de útil... E é isso que quero partilhar com leitores que conseguiram ler até aqui. Imaginem largar esta toxina no parlamento. Ou numa reunião do conselho de ministro estando o Senhor Engenheiro Sócrates a presidir. Ou num congresso do PSD. Este congresso que passou não porque o palhaço da Madeira não esteve presente e como tal seria desaproveitar a "toxina"...
E depois apenas teria que se deixar algumas armas à disposição dos clientes necessitados. Com muitas balas de preferência... Ora digam lá se não seria uma "toxina" bem interessante!
25 junho 2008
24 junho 2008
[+/-] |
Propostas de leitura para os próximos dias de praia |
A edição de Junho, número 22, da PCLinuxOS já está à vossa disposição para download.
Como tópicos tem:
Como tópicos tem:
- O que é essa coisa de nome "root"
- Configurar o rato de 5 botões
- Como queimar um disco ISO
- Produtos Google
- E ainda muito mais...
A edição de Maio (edição 11) da Revista Guia do Hardware.net com a imagem do Eee PC na capa também se encontra disponível para download, evitando assim que deitem dinheiro para o lixo na compra das Bits ou Pcguias. A partir desta edição a revista passa a chamar-se apenas Revista GdHn, passa a ser mais colaborativa e mais independente do Guia do Hardware.net, passará a andar de olho nos blogues sobre Linux em busca de artigos interessantes, entre outras ameaças que podem ser consultadas aqui.
Como tópicos:
Como tópicos:
- Análise detalhada do Asus Eee Pc
- Entrevista com Leandro Santos do Kurumin NG
- Google Android
- Intel Atom, a nova aposta da Intel
- Gerir utilizadores e grupos em Linux
- Medir o sinal da rede wireless
Outra revista na língua inglesa cuja edição número 22 já se encontra em download é a Free Software Magazine.
Os pontos quentes são:
- Entrevista: Open hardware movement
- Software livre vs Software como serviço: será o GPL fraco demais para a web?
- Prism: trazendo aplicações web para o desktop
- Home "automatizada" em GNU/Linux
- Criando páginas web, mas da maneira correta
- Hotwire: terminal/GUI combinado em GNU/Linux
- Aparelhos móveis com GNU/Linux e Gnome
- E ainda muito mais, faz o download e vê!
23 junho 2008
[+/-] |
Só bluff... |
Camera de segurança instalada junto a uma entrada de garagem em Lisboa com o objectivo de dissuadir possíveis assaltantes. E talvez conseguisse fazer a sua função se se lembrassem de tirar a tampa da lente...
Faz lembrar os avisos dentro de elevadores onde avisam que os utilizadores dos mesmos estão a ser filmados, quando não há camera alguma. Só bluffs...
Faz lembrar os avisos dentro de elevadores onde avisam que os utilizadores dos mesmos estão a ser filmados, quando não há camera alguma. Só bluffs...
Tags:
Sociedade
[+/-] |
Gato por lebre ou lebre por gato? |
Aqui há uns dias decidi empatar algum graveto numa drive externa, sempre útil no transporte de bits, muitos por sinal, e como backup portátil dos meus ficheiros mais sensíveis. Optei por uma drive Maxtor como na imagem à direita, com uns 80 belos Gigas e um aspecto anti-choque que posteriormente o provou ser.
Como aspecto negativo aponto a necessidade de precisar de alimentação à parte, embora apenas tenha uma entrada usb, sendo tudo feito com um cabo com três fichas USB.
O segundo aspecto negativo que encontrei foi o facto da drive vir formatada em NTFS. Porque não vem em FAT? Ou EXT3? Ou não vem mesmo formatada? Porque raio tem de ser NTFS? O meu leitor de DVDs na sala até só gosta de FAT! É a eterna submissão dos fabricantes de hardware à toda-poderosa microsoft....
Pior que isso e quase, quase me fez devolver a puta da drive foi terem-me enganado no que respeita à capacidade da mesma! Ela foi vendida como tendo a capacidade de 80GB e isso é confirmado num autocolante colocado na parte inferior da mesma, mas na verdade tem cerca de 270GB. Descobri isso através do "device managment" do windows mas como não confio em nada que venha de Redmond, abri o Gparted no meu Linux e foi isto que vi:
Errar e humano e como tal ainda perdoo a Maxtor por causa deste erro, mas agora não sei o que fazer a tanto Giga perdido dentro da drive :)
Como aspecto negativo aponto a necessidade de precisar de alimentação à parte, embora apenas tenha uma entrada usb, sendo tudo feito com um cabo com três fichas USB.
O segundo aspecto negativo que encontrei foi o facto da drive vir formatada em NTFS. Porque não vem em FAT? Ou EXT3? Ou não vem mesmo formatada? Porque raio tem de ser NTFS? O meu leitor de DVDs na sala até só gosta de FAT! É a eterna submissão dos fabricantes de hardware à toda-poderosa microsoft....
Pior que isso e quase, quase me fez devolver a puta da drive foi terem-me enganado no que respeita à capacidade da mesma! Ela foi vendida como tendo a capacidade de 80GB e isso é confirmado num autocolante colocado na parte inferior da mesma, mas na verdade tem cerca de 270GB. Descobri isso através do "device managment" do windows mas como não confio em nada que venha de Redmond, abri o Gparted no meu Linux e foi isto que vi:
Errar e humano e como tal ainda perdoo a Maxtor por causa deste erro, mas agora não sei o que fazer a tanto Giga perdido dentro da drive :)
Tags:
Hardware
21 junho 2008
Tags:
Rapidas
20 junho 2008
[+/-] |
XFCE no Ubuntu 8.04 |
Há um pequeno bug com o Ubuntu e o xfce. Parece que muita boa gente tem instalado o xfce-desktop e depois quando tenta iniciar uma sessão com esse ambiente de trabalho, o ecran fica azul e não passa daí. Uma das "soluções" é a de matar o X com o Ctrl+Alt+Backspace e na segunda tentativa de arrancar a sessão já teria sucesso. Numa googlada encontrei algumas queixas de vários utilizadores:
- Tentei arrancar o xfce e fiquei com um blue screen, e agora???
- Não é um blue screen, estupido! É o ecran azul do login!!
- Eu tb fikei com ecran blue kiducho....
- Foda-se, o Ricardo não vale um peido!
- Eu matei o X e depois já arrancou o xfce, que será?
- Alguem viu o Ronaldo ontem em Basileia? Será que já tava em madrid??
- Adeus ó Scolari!! E manda saudades que é coisa que cá não deixas!!
- Aqui o XFCE arranca bem!
19 junho 2008
[+/-] |
Kurumin NG, já em versão final |
A parceria entre o Carlos Morimoto (Kurumin) e Leandro Santo (Kalango) já deu frutos! A nova versão estável do Kurumin NG (8.06) baseado agora no (K)Ubuntu, já se encontra disponível para download.
Anúncio e download
Kurumin NG é uma distribuição GNU/Linux nacional baseada no (K)Ubuntu e desenvolvida por voluntários. Trata-se da nova geração de uma das distribuições mais consagradas do cenário nacional, o Kurumin Linux, que foi mantida por Carlos E. Morimoto.
O projeto nasceu à partir de uma parceria entre Leandro Santos, desenvolvedor do Kalango Linux e Carlos E. Morimoto, desenvolvedor do Kurumin Linux. O intuito foi somar esforços e gerar uma única distribuição que agregasse o melhor dos dois projetos.
O sistema é um Live-CD, ou seja, roda inteiramente do CD sem necessidade de instalação, apesar disso pode perfeitamente ser instalado no HD, como qualquer distribuição tradicional.
Ao dar boot com o CD, ele reconhece automaticamente todo o hardware do computador e o configura automaticamente, não importa qual a configuração, se os componentes forem compatíveis com o Linux o sistema se encarregará de deixa-lo funcionando sem nenhuma intervenção do usuário.
O foco é sempre a facilidade de uso, para isso simplificamos ao máximo a distribuição de modo que um usuário inexperiente possa realizar tarefas do dia-a-dia como: Navegar na Internet, Receber E-mail, Bater Papo, Escutar Músicas, Ver Vídeos e muito mais.
Anúncio e download
17 junho 2008
Tags:
Rapidas
16 junho 2008
[+/-] |
Para ouvir a TSF com o Mplayer |
Enviaram-me uma dica por mail sobre um pequeno problema e respectiva solução com os streamings da TSF, com o objectivo de ser partilhado com os leitores do Tux Vermelho e ouvintes dessa rádio:
Obrigado Miguel e Mezulig
Desde a reformulação da página da TSF, que os tipos tinham desligado um servidor mms, que eu usava para ouvir a rádio. Apesar do mplayer abrir o streaming que está no .asx que agora aparece na página da TSF, o plugin para o firefox não abria.
O próprio gajo que faz o plug-in (como eu gosto de opensource...), é que percebeu que há um conflicto com uma opção com que é chamado o mplayer.
Assim para ouvir a TSF com o mozilla-mplayer (aka mplayerplug-in), basta colocar
user-agent=none no mplayerplug-in.conf (encontra-se na $HOME/.mplayer)
Obrigado Miguel e Mezulig
[+/-] |
Twitteiro para Ubuntu |
Eis um exemplo da comunidade GNU/Linux, neste caso do Ubuntu, onde se partilha os conhecimentos com toda a comunidade para o usufruto de todos.
Quantas vezes nos acontece querermos um programa para determinada função e nenhum dos disponíveis nos serve na perfeição? Ou é muito pesado, ou falta função x ou não suporta Y.... Foi o que aconteceu com o Coringão ao querer usar um programa cliente para o Twitter. Testou o Twitux, gTwitter e o Mitter mas nenhum o satisfazia. Meteu as mãos à obra e criou um pequeno programa baseado no Mitter, o Twitteiro, um aplicativo simples e em Português (Br) para os utilizadores do Ubuntu.
No seu blogue tem um screencast onde ele explica como instalar, usar o Twitteiro, e até como o desinstalar caso não goste. O download do Twitteiro pode ser feito no blogue do Coringão, e mais explicações também lá estão disponíveis.
Quantas vezes nos acontece querermos um programa para determinada função e nenhum dos disponíveis nos serve na perfeição? Ou é muito pesado, ou falta função x ou não suporta Y.... Foi o que aconteceu com o Coringão ao querer usar um programa cliente para o Twitter. Testou o Twitux, gTwitter e o Mitter mas nenhum o satisfazia. Meteu as mãos à obra e criou um pequeno programa baseado no Mitter, o Twitteiro, um aplicativo simples e em Português (Br) para os utilizadores do Ubuntu.
No seu blogue tem um screencast onde ele explica como instalar, usar o Twitteiro, e até como o desinstalar caso não goste. O download do Twitteiro pode ser feito no blogue do Coringão, e mais explicações também lá estão disponíveis.
[+/-] |
Koffice 2.0 alpha multiplataforma |
Quase que passou despercebido, mas a verdade é que a nova versão do Koffice 2.0 alpha 8 lançada a 6 de Junho, é multiplataforma com os respectivos instaladores para Mac OS X, Windows e Debian (experimental) disponíveis para download no respectivo site.
O para já único, verdadeiro e livre formato standard ODF é suportado pelo Koffice. No que se refere ao texto, os seus desenvolvedores tentam que ele tenha a maior compatibilidade com outros editores de texto, e agora o KPresenter passa a ter suporte a aúdio (slideshows com som).
Fonte: Barrapunto
O para já único, verdadeiro e livre formato standard ODF é suportado pelo Koffice. No que se refere ao texto, os seus desenvolvedores tentam que ele tenha a maior compatibilidade com outros editores de texto, e agora o KPresenter passa a ter suporte a aúdio (slideshows com som).
Fonte: Barrapunto
Tags:
Noticias
,
OpenSource
15 junho 2008
[+/-] |
Loooosseerrrsss |
Roubado daqui
Tags:
Rapidas
14 junho 2008
[+/-] |
Guia do Sistema GNU/Linux grátis |
A comunidade GNU/Linux no Espírito Santo anunciou a 6ª edição do Guia do Sistema GNU/Linux para o utilizador desktop. Por outras palavras, no seu blogue está para download um livro completo sobre GNU/Linux em pdf, dividido em 9 capítulos.
Este guia está bem documentado, actualizado, completo e visa facilitar a vida aos novos utilizadores deste maravilhoso sistema. As novas actualizações passarão a ser anuais, deixando de estar ligadas a uma distribuição, no caso a Slackware.
Fonte e download: Linux-ES
Este guia está bem documentado, actualizado, completo e visa facilitar a vida aos novos utilizadores deste maravilhoso sistema. As novas actualizações passarão a ser anuais, deixando de estar ligadas a uma distribuição, no caso a Slackware.
Fonte e download: Linux-ES
[+/-] |
Vlc para iPhone e iPod |
Os estudantes franceses que mantem o famoso Vlc (VideoLanClient), reprodutor de multimídia open source famoso por reproduzir qualquer ficheiro vídeo ou aúdio sem necessidade de instalar qualquer codec extra no sistema, estão a trabalhar numa versão para o iPhone e para os iPods. Esta nova versão já se encontra em beta e será uma alternativa no iPhone e em princípio fará com que aumente a quantidade de formatos suportáveis nesse aparelho bem como evitar muitas conversões de formatos.
Já agora, os formatos suportados pelo Vlc são XviD, h264, MPEG4, FLAC, 3GP, MP3, MPEG2 e AVI.
Fonte: Gaceta Digital
[+/-] |
Só para lembrar que é já dia 17, o dia do Firefox!! |
Portugal já com mais de 13 000 utilizadores confirmados, e tu?
13 junho 2008
[+/-] |
Ups!!!! |
Gamado do User friendly
Tags:
Rapidas
12 junho 2008
[+/-] |
Firefox day é já dia 17! |
A nova versão do famoso navegador Firefox, a versão 3, sairá já dia 17 de Junho, próxima terça-feira! A anúncio está aqui e convido-vos a todos a fazer o download nesse dia para que o record de downloads num só dia, seja batido.
Será sem dúvida um download bem útil, pois o Firefox tem mostrado ser o melhor browser actualmente no mercado.
Será sem dúvida um download bem útil, pois o Firefox tem mostrado ser o melhor browser actualmente no mercado.
11 junho 2008
[+/-] |
Maravilhas do delay.... |
Fico espantado com as maravilhas da tecnologia, em especial com estes novos produtos do "meo". Calma, eu não uso essas novas tecnologias, continuo a ter a velha TV e a ver os jogos da seleção naquele canal miserável chamado TVI. Mas o melhor é que sempre que acontece algo de importante durante o jogo como um golo, expulsão ou algo assim, agarro no telele e escrevo a mensagem usando os 150 caracteres permitidos, sempre nas calmas, e envio depois o sms para os meus colegas que preferem as altas tecnologias de alta definição do "meo", para que possam saber antes do tempo o que irá acontecer no jogo que está a passar em "direto" nas suas TVs.
Hoje enquanto telefonava a um dos meus colegas, aconteceu o 2 golo da seleção, ponho-me a berrar golo e pelo telefone ainda lhe digo quem o marcou e como, e o meu colega olhava aparvalhado para o jogo num dos seus canais "meo" sem perceber o que se passava, nem a conseguir ver acontecer o golo que há muito acontecera!
Ahhh, as maravilhas do delay....
Hoje enquanto telefonava a um dos meus colegas, aconteceu o 2 golo da seleção, ponho-me a berrar golo e pelo telefone ainda lhe digo quem o marcou e como, e o meu colega olhava aparvalhado para o jogo num dos seus canais "meo" sem perceber o que se passava, nem a conseguir ver acontecer o golo que há muito acontecera!
Ahhh, as maravilhas do delay....
Tags:
Sociedade
10 junho 2008
[+/-] |
Easter egg no Google Reader |
Abram lá o vosso Google Reader e depois cliquem nas teclas como na imagem abaixo:
Easter Egg do Google Reader??
Fonte: 1/2 bit
Tags:
Rapidas
[+/-] |
Tomem lá o Euro, que nós ficamos com o vosso sangue... |
Enquanto as televisões, radios, jornais e restante mídia andam a adormecer o povo com o Euro, os nossos governantes e a restante quadrilha da UE, chegavam a um acordo para acabar com o limite de horas na semana de trabalho, passando do máximo de 48 para 65 horas.
in Dinheiro Digital:
Ganhando o que ganha um português médio, espremido pelos impostos, taxas e tributações como tem sido pelo Estado, nada ou quase nada recebendo em troca do Estado, o que falta para o regresso da escravidão? Ainda bem que temos um governo socialista, de esquerda...
E os políticos só lamentam que estas competições futebolísticas demoram tão pouco tempo....
in Dinheiro Digital:
"Os ministros da União Europeia, reunidos no conselho EPSCO (trabalho, política social, saúde e consumo) alcançaram um acordo político de revisão da Directiva «2003/88 EC», desbloqueando o limite do horário trabalho, actualmente nas 48 horas semanais."
Ganhando o que ganha um português médio, espremido pelos impostos, taxas e tributações como tem sido pelo Estado, nada ou quase nada recebendo em troca do Estado, o que falta para o regresso da escravidão? Ainda bem que temos um governo socialista, de esquerda...
E os políticos só lamentam que estas competições futebolísticas demoram tão pouco tempo....
Tags:
Sociedade
[+/-] |
Linux, a evolução lógica |
Video YouTube
Ok, é velhinho mas tá giro...
09 junho 2008
[+/-] |
Tetris hexagonal |
Como sei que muita gente está esta semana de férias, e por vezes não sabem como queimar o tempo deixo aqui um joguinho para ajudar a passar essas horas mortas. Refiro-me ao Ghextris, um joguinho do tipo Tetris mas que os quadrados de cada peça são substituídos por hexágonos.
E acreditem que é mais difícil jogar com os hexágonos, e o seu autor para ajudar a coisa ainda colocou um pouco mais de velocidade na queda das peças. Para jogar o Ghextris basta ter as teclas de direção nas pontas dos dedos e a tecla "Espaço" para acelerar a queda dos hexágonos.
Para instalar o Ghextris no Ubuntu ou Debian basta o comando do costume:
E acreditem que é mais difícil jogar com os hexágonos, e o seu autor para ajudar a coisa ainda colocou um pouco mais de velocidade na queda das peças. Para jogar o Ghextris basta ter as teclas de direção nas pontas dos dedos e a tecla "Espaço" para acelerar a queda dos hexágonos.
Para instalar o Ghextris no Ubuntu ou Debian basta o comando do costume:
sudo apt-get install ghextris
Boas hexagonadas (fonte)
08 junho 2008
[+/-] |
Limpando tralha do disco |
É íncrivel como o espaço na nossa sweet /home desaparece sem quase conseguirmos saber como. Coloquei o Analizador de Disco a trabalhar ( Alt + F2 > baobab) e encontrei gigas ocupados pelas pastas do mail do Thunderbird, de muitos e pequenos vídeos que vou colecionando, imagens de wallpapers, thumbnails e outras coisas que não interexxxam.
Pode-se compactar muita coisa, apagar muito mais, mas houve algo que me chamou à atenção! Quase 450 MB ocupados na pasta do OpenOffice, wtf??
Pois é, caro utilizador do Openoffice, sempre que abres aqueles slides com anjinhos, aviões, fotos de paisagens e outras merdas, os sons (wav, mp3, etc) são enviados para a pasta ".openoffice.org2/user/gallery". No meu caso já eram mais de 1200 ficheiros perfazendo a bela maquia de 430 MB ocupados, que foram imediatamente removidos para o além!
Já agora não se esqueçam dos thumbnails que o Nautilus guarda...
Pode-se compactar muita coisa, apagar muito mais, mas houve algo que me chamou à atenção! Quase 450 MB ocupados na pasta do OpenOffice, wtf??
Pois é, caro utilizador do Openoffice, sempre que abres aqueles slides com anjinhos, aviões, fotos de paisagens e outras merdas, os sons (wav, mp3, etc) são enviados para a pasta ".openoffice.org2/user/gallery". No meu caso já eram mais de 1200 ficheiros perfazendo a bela maquia de 430 MB ocupados, que foram imediatamente removidos para o além!
Já agora não se esqueçam dos thumbnails que o Nautilus guarda...
Subscrever:
Mensagens (Atom)