Após 5 dias do novo Ubuntu, algumas misturas pelo meio e fracassos noutros aspectos, o balanço é positivo para já.
Eu não fiz upgrade de versões porque basicamente vinha da LTS (8.04) e segundo várias informações da net e pelo suporte via fórum do ubuntu, fui avisado para não o fazer, pois era totalmente desaconselhável. O "dist-upgrade" é dirigido apenas utilizadores da versão 8.10. Fiz uma "clean install" sem SWAP, tou a criar o SWAP num ficheiro (o rendimento é o mesmo) e devo dizer que, à partida para instalação, o boot do live cd pareceu-me mais rápido (comparativamente à 8.04). O instalador continua o mesmo mas deparei-me com uma dificuldade extremamente absurda: numa definição de 800x600 (a default no load do live cd) no instalador que faz com que se perca a visualização dos botões e do conteúdo mais abaixo à direita.
De referir que a instalação demora uns míseros 10 minutos já a contar com o primeiro reboot.
No que toca ao ambiente pós instalação: boot numa média de 24 segundos (GRUB -> Login(pré)), 7 segundos pós Login (para
quem tiver muitos applets ou aplicações a iniciar com o ambiente como é o meu caso). Os menus têm uma resposta rápida, o sistema não encrava o que sugere uma boa integração do novo Gnome 2.26 e todas as grandes adições têm funcionado minimamente bem: o sistema de notificações está minimamente bem integrado embora apresente alguns soluços se houverem transições rápidas dos aplicativos que o usam; o OOo3 já vem de origem (boa adição) embora não traga algumas ferramentas, vem apenas com processador de texto, apresentações, folha de cálculo, fórmulas e dicionário; o novo Brasero encontra-se mais composto e deixou de ser aquele "aplicativozinho" que era usado só por quem não tinha pachorra de ir buscar o K3B.
Em relação a Hardware e Administração, os destaques vão para um maior volume de hardware suportado, principalmente no que toca a controladores wi-fi. Existia uma grande lacuna neste aspecto e parece que finalmente a Canonical decidiu dar-lhe atenção. Outro aspecto, em que
a confiança era alta e saiu algo gorada, foi nos controladores gráficos: embora haja uma enorme adição relativa às NVidia (painel de controlo com gestão pormenorizada), as restantes gráficas saíram um pouco marginalizadas. São imensos os casos no forum do Ubuntu em que placas, por exemplo, da intel, não têm o melhor dos funcionamentos ou suporte. Eu próprio (mesmo tendo uma NVidia) tive que fazer uma reinstalação de controladores pois tive problemas no que toca a garantir alterações permanentes na resolução.
Outro problema que se me apresentou foi o Network-Manager que em termos de redes wireless deixou a desejar pois mandava-me as ligações abaixo passados alguns minutos (nunca mais do que 5) ou assim que iniciava uma transferência. Assim, e com a ajuda do
Cláudio Novais através do seu
blog, conheci uma ferramenta chamada "
wicd" que se apresenta melhor preparada.
Devo avisar que, para quem fizer upgrade, a probabilidade de haverem erros é maior. Eu fiz o "clean Install" e foi a melhor opção: grande parte das queixas em fóruns no que toca ao 9.04 são relativas a algo ou alguém pós upgrade e não "clean install". Por isso o meu conselho é: backup das definições pessoais e "home dir" e procederem a uma clean install.
Em baixo deixo o link para quem não quer particionar mais o disco e quer o SWAP em ficheiro (sistema idêntico ao windows).
Swap FAQ - Community Ubuntu DocumentationFicam também aqui (
screen1,
screen2,
screen3,
screen4) os links para quem quiser ver os screenshots em grande e a indicação de que o tema que uso é uma mistura do "shiki-colors" (bordos) com o "slim-gelatin"(controlos).
Deixem também a vossa experiência com o novo ubuntu.