28 setembro 2008
27 setembro 2008
[+/-] |
Full Circle Magazine 17 em download |
- Command and Conqueror - Nano & Vim
- How-to: Programar em C - parte 1, Ligar-se ao IRC, Usar o Gimp - parte 6 & Scan e Converter para PDF
- Entrevista com Harald Sitter
- Top 5 de notificadores de email
Link para fonte e download
[+/-] |
Queres testar já o Gnome 2.24? |
Saca um Live Demo para VMWare, QUEMU ou Parallels e conhece as novas funcionalidades do novo Gnome 2.24.
25 setembro 2008
[+/-] |
Duas imagens, a mesma ideia |
Nas duas imagens, vejo a mesma coisa: os tipos continuam presos atrás das paredes e limitam-se a olhar pelas janelas.
Software proprietário: dá-te a sensação de seres livre enquanto olhas pelas janelas (windows) mas continuas preso atrás das paredes...
24 setembro 2008
[+/-] |
A verdadeira análise ao EeePC |
Mas para o português comum que vai comprar um computador já para usar este Natal e não vê um boi de informática à frente, o que é que lhe interessa se o EeePC tem um disco sólido ou um disco líquido? Ou se tem de RAM 512 Muita Bons ou apenas 2 Grandes Bons? Ele precisa é que lhe expliquem numa linguagem simples e clara, as vantagens ou desvantagens do produto em questão.
Decidi então entrevistar uma feliz possuidora dum EeePC 701, a Alexandra, que o comprou no próprio dia do lançamento. Ela pouco percebe de informática, apenas usava o computador para navegar, mail e fazer vários trabalhos no Office da Microsoft no seu emprego. Penso que a opinião dela seria valiosa para os consumidores de portáteis ou futuros possuidores dessas ferramentas de trabalho. Eis as perguntas e respostas:
TV- Porque compraste o EeePC e não um outro portátil qualquer? E porque preferiste o que tinha a versão com Linux?
A-A compra do EeePC foi motivada pela reunião de dois factores, primeiro o formato de bolso, que desde logo me agradou, e em segundo lugar o preço acessível, uma agradável surpresa.
No meu PC do Serviço tenho Windows, o qual frequentemente tem anomalias, pelo que recorro constantemente ao Serviço de Informática. Em casa no meu PC, até à cerca de um ano também tinha Windows, bem como vírus e mais vírus, que se traduziam a maior parte das vezes na incerteza da possibilidade de terminar o trabalho que trazia do Serviço, em dúvidas sobre a confidencialidade das consultas, mensagens que escrevia via net, e em uma série de "lixo" que insistentemente teimava em aparecer no écran enquanto eu trabalhava. Aconselhada, por um amigo, a utilizar o Linux, não resisti e desde então terminaram os vírus e as anomalias. Claro está que a opção seria Linux, com a mais valia de se poupar uns euros em relação à versão Windows.
TV- Sentiste dificuldades ao usá-lo logo nas primeiras utilizações, como aceder aos programas, configurá-lo para navegar em casa, usar os programas que ele trazia?
A-Não tive dificuldades, a configuração inicial é automática, foi simples, apenas respondi a algumas questões básicas, para as quais tinha ainda a ajuda de um manual em Português. A utilização dos programas de origem é igualmente fácil e rápida.
TV-Sei que pediste a um técnico expert em Linux e atraente por sinal, o RedTuxer, umas ajudinhas e ele ensinou-te a instalar novos programas, a colocar-te uma barra de tarefas no desktop e pouco mais, após isso tiveste algum problema em usar o EeePC?
A- A aparência do ambiente de trabalho do EeePC é sem dúvida rápida, básica, muito acessível. Esta remete o utilizador para a tarefa que pretende executar. A primeira impressão que tive foi que se tratava de uma ferramenta para crianças, e confesso que questionei a opção que tinha tomado. Os programas estavam todos lá, mas a apresentação não me parecia muito adequada para as minhas reuniões no Serviço. Além do mais estava muito habituada ao ambiente de trabalho “usual”, e aquela apresentação intimidava-me. Nesse sentido recorri novamente aos conselhos do amigo, expert em Linux, e com um simples telefonema se solucionou o problema. Bastou programar e é tão simples, basta colocar umas frases, do género de endereços da net. O segredo está em ter esses endereços, depois é introduzi-los, abrindo a pasta Introduzir Comandos, de resto o PC trata de tudo. Em poucos minutos o meu EeePC tinha um novo visual, muito mais profissional. As alterações não trouxeram problemas no funcionamento do PC.
TV- Quando usavas o teu PC com Windows, sei que após algum tempo ficaste com o PC cheio de viroses e todo atrofiado. Com este EeePC aconteceu-te algo semelhante ou sentes-te mais segura no que respeita a vírus e spyware?
A- Não tive até à data vírus ou outro problema e estou segura da ausência destes.
TV- Que gostavas que o EeePC tivesse mais ou que alterações sugeres que ele tivesse?
A- Para um utilizador com o meu perfil, isto é, que basicamente utiliza o PC para textos, quadros, apresentações e recepção de email, não necessito de mais ferramentas, o EeePC reune-as todas. Talvez mais espaço em memória, mas para isso tenho uma PEN que uso igualmente no PC do Serviço. Pois é..., por mais que me esforce para apresentar uma sugestão, não tenho.
TV- Aconselhas o EeePC com Linux (ou outro mini portátil com Linux como o Acer Aspire One) ao consumidor comum ou a quem pense comprar um mini portátil brevemente?
A- Sim. Se pensa em adquirir um portátil, na verdadeira ascensão da palavra, porquê escolher um plasma de peso? Só se explica se tiver limitações visuais significativas, pois há alternativas, ferramentas competitivas – EeePC, Linux - mais modestas em tamanho e preço. Não faz sentido ter o telemóvel mais pequeno e leve do mercado e o maior e mais pesado PC, num portátil o tamanho conta... E PESA.
Ó meu caro leitor, se pensa em adquirir um PC bevemente, não hesite em exigi-lo com Linux e ficará tão satisfeito como a Alexandra...
23 setembro 2008
[+/-] |
Confissão do dia |
22 setembro 2008
[+/-] |
Site da hora |
Já repararam que há cada vez mais jogos para o nosso sistema favorito?
The Linux Gamers' Game List
20 setembro 2008
[+/-] |
Pastas proibidas em Windows |
18 setembro 2008
[+/-] |
Levelhead, o Cubo mágico digital |
Link para o YouTube:
Fonte e mais informação: NoticiasLinux.com.br
17 setembro 2008
[+/-] |
Encontro de bloggers |
Fanado do Nadaver.com
16 setembro 2008
[+/-] |
Ganda cromo |
Chrome em Linux na versão da Codeweavers.
15 setembro 2008
[+/-] |
Nautilus com bitrate |
Então segue as instruções que o Pitxyoki colocou no seu artigo! Em síntese só há necessidade de instalar dois pacotes, criar uma pasta e um ficheiro com o conteúdo lá descrito no blogue do rapaz...
[+/-] |
Lavradores na Fnac |
-Olha para isto, tão queridos! -Disse uma delas.
-Pequenos, baratos! O branco fica muito bem nestes portáteis. -Respondeu a outra.
Na versão windows, o EeePC estava a mostrar o velho e doentio desktop da paisagem do monte verde com o céu azul, portanto não chamando a atenção, virando-se elas para a versão Xandros que está otimizada para o EeePC. Notei que estavam mesmo curiosas a mexer nele e procuravam por um funcionário da casa que não aparecia. Perguntei se precisavam dalguma coisa que eu pudesse ajudar pois, embora não fosse funcionário, ainda sou bonito como o George Clooney e mais simpático que ele.
-Mas este portátil está diferente, funciona com net? -Pergunta uma.
-Claro, funciona tal como os outros. Tem entrada de rede via ethernet como se viesse dum router ou modem e acede a redes sem fio. Tal e qual como essa versão windows ao lado. -Dizia eu mostrando as entradas do PC. -Aliás, a Vodafone está a vender estes mesmos portáteis a pouco mais de €150 com aqueles pequenos dispositivos usb para a net.
-Mas é windows?
-Não, esta versão é Linux, está muito fácil de usar e devidamente configurada para este pequeno PC. O que não acontece com a versão windows como se pode perceber agora que aquele senhor está a mostrar involutariamente. -Dizia eu enquanto um tipo mexia no EeePC com windows e mostrava o ecran azul de boas vindas e logon que por sinal não cabia no ecran...
-Mas tem mesmo net e msn? -Pergunta ela.
-Claro que tem! Repara na quantidade de programas que tem nessa opção de menu da Internet. Tem msn, skype, mail, etc e digo-lhe mais: na versão windows não encontra tantos programas como neste.
-Mas é fácil de usar? Já ouvi falar de Linux mas nunca vi.
-Porque não experimenta, está à sua frente. Mexa nele e veja se encontra dificuldades ao usá-lo.
Ela mexe,mexe, remexe nele.
-Este não tem vírus nem precisa de antivirus e outros programas que aparentemente o protegem, o que o torna imediatamente superior ao windows. É que ele além de não estar devidamente configurado para este PC, precisa de mais memória e mais recursos para sobreviver. Além de que a versão windows é mais cara pois é preciso pagar a licença o que não acontece com esta versão linux.
-Mas qual é a memória que eles tem?
-O disco tem apenas 4 Gigas e a memória RAM tem 512.
Vira-se para a colega e diz: -Quero levar um destes. Qual é a caixa correspondente?
Nesse momento chega o funcionário da Fnac, um expert em informática, daqueles que abundam nas lojas de venda de consumíveis informáticos e juram a pés juntos que no mundo só existe um único sistema operativo.
-A senhora gostou destes PCs? Precisa de ajuda? -Pergunta ele todo prestativo.
-Queria levar um portátil destes, mas este aqui. -Frisava ela enquanto apontava para o que tinha a versão Linux.
-Mas olhe que esse não é Linux, este é que é windows! -Dizia ele mostrando a sua "imparcialidade" perante os dois sistemas e mostrando a caixa que continha o EeePC com windows.
-Não, não! Quero este aqui que tem Linux. -Insistia ela.
-Mas olhe que para instalar programas nesse é tudo por linha de comandos. -Mostrava ele novamente a sua imparcialidade enquanto jogava o medo para cima delas.
-É falso! -Disse eu entrando na conversa e estando já farto da imbecilidade dele e da sua tentativa de impingir um produto claramente inferior a uma cliente que nada ou pouco percebe de computadores. -Insisto, é falso! Neste EeePC com Linux é muito mais fácil de instalar programas usando o programa "Synaptic" que já vem instalado por omissão, do que instalar programas no windows. E como está, já traz quase todos os programas que um utilizador possa precisar, o que não acontece com essa versão windows que nada traz.
Entretanto a possível compradora começa a ficar confusa e pergunta: -E a net, é dificil pô-la aqui?
-Acho que esses é muito dificil ligá-los à net ou não se consegue mesmo. -Responde aquele bem informado agricultor da Fnac, pedindo eu desculpas a todos os agricultores que se calhar sabem mais do que este energúmeno.
-Novamente o que voce diz é falso. A Vodafone está a vender estes mesmos PCs com a net instalada e mais barato do que aquilo que voces pedem por eles. -Ainda respondo eu.
-Ahhh, mas e tal e tem aparecido aqui clientes que depois não conseguem e aquilo tem umas instruções difícieis para se instalar... -Ainda zurrou ele.
E depois disto vi que não valia a pena estar a falar com estes imbecis que estão limitados pela sua ignorância. Eles querem impingir um produto ao cliente, assustando os clientes com as possíveis dificuldades doutros produtos. Mas não disse nem nunca dirá a quem compra os PCs com Windows que daí a um mês, mais semana menos semana, estarão com o sistema cheio de vírus e spyware, atrofiando todo o seu funcionamento e as tais alegadas facilidades de uso com o Windows esbarram nas enormes dificuldades em limpar o sistema para a grande maioria dos utilizadores. E por experiencia própria com vários utilizadores meus amigos que compraram o EeePC e que nunca tinham usado Linux, estão hoje satisfeitíssimos com as suas máquinas, continuando elas a trabalhar como se fossem novas, limpas de vírus e outras maleitas próprias do windows, instalando os programas que querem facilmente e sem ajuda, e sem andar a gritar por ajuda como irá acontecer àquelas duas que concerteza compraram a versão windows.
Entretanto a minha cachopa continuava a jogar com outro dos muitos jogos disponíveis no Linux do Acer, não encontrando dificuldades algumas em andar pelos menus e explorando aquele simpático sistema do pinguim...
13 setembro 2008
[+/-] |
Nada é tão refrescante e doce como o Tux... |
Dica de Fabio Ortolan, no !null
12 setembro 2008
[+/-] |
É preciso explicar? |
Vindo directo do ASF@web
09 setembro 2008
[+/-] |
Estão mesmo bem um para o outro.... |
Em decadência, sem solução alguma, cada vez pior. É só infeções, doenças e mazelas. Sem brilho nem beleza. Em queda desamparada. Arrastando-se penosamente por esse mundo fora.
Refiro-me naturalmente ao Windows que está tal e qual como a Amy Adega (Winehouse).
É a imagem certa para wallpaper, no sistema operativo que mais combina com ela...
08 setembro 2008
[+/-] |
Big Buck Bunny |
Já antes se tinha aqui falado nos filmes open-source como por exemplo o "Elephants Dream". Agora é a vez do Big Buck Bunny. Mais um filme em open-source completamente digital produzido pela Blender Foundation através da sua ferramenta "Blender".
É extremamente positivo ver estas iniciativas por parte desta fundação pois poderá funcionar como ponto de partida para outras produtoras que assim tornariam o mundo do cinema digital (e não só) num mundo muito mais vivo e com a participação de todos.
Aqui fica o link para todos os downloads do filme (o próprio filme e todo o material de produção).
07 setembro 2008
[+/-] |
Todas as páginas "man" do Ubuntu disponíveis online |
Para quem tem preguiça de fazer um man "programa" num terminal, estão online todas as páginas de ajuda (manpages) do Ubuntu, basta clicares aqui.
[+/-] |
Googglle??? |
Pilhado do Nadaver.com
[+/-] |
A nossa Vitória! |
Estas fotos foram tiradas na visita que fiz à exposição e ao Estádio, visita essa que me soube a pouco. A exposição dos troféus é uma pálida amostra do que era o antigo Museu dos troféus do Benfica na antiga Catedral da Luz. Uma rápida visita às bancadas, balneários dos visitantes, salas de aquecimento, sala de conferências, banco dos suplentes e uma conversa com o Juan, o treinador das águias do Glorioso.
Porque não haver uma sala onde se podia visualizar em filme ou vídeo, alguns dos grandes momentos da história do Benfica, alguns dos importantes golos que foram marcados, imagens de históricos jogos realizados? Pequenos vídeos que mostrassem aos visitantes alguns dos grandes jogadores que fizeram história no Maior Clube do Mundo, como a Pantera Negra Eusébio, o Nené que nunca se sujava, o Vitor Batista do brinco, João Pinto dos 6 a 3, o grande Bento, Rui Costa, etc... Porque não colocar os visitantes num pequeno campo a dar uns toques numa bola e a marcar uns penalties, por exemplo? Quem não iria gostar de mexer numa bola?? Porque não criar um "simulador" ou algo do género do tipo 3D onde cada visitante se visse e sentisse um jogador, entrasse num jogo de futebol, jogadores actuais do Benfica lhe passassem a bola e marcasse um golo no Estádio da Luz? Ou que tal criar uma cabina de som onde os visitantes pudessem ouvir e sentir o barulho do Inferno da Luz em dias de jogo? Eu não me importava de pagar mais para usufruir de algo do género...
Seja como for, não deixem de visitar a Catedral. Só por podermos estar junto da bela Vitória, já vale a pena!
06 setembro 2008
[+/-] |
Teclado livre |
O meu teclado está livre de patentes estupidas da Microsoft...
[+/-] |
Mais temas para o Gnome |
Se gostaram, façam o favor de sentir como se estivessem em vossa casa e puxem os temas para o vosso Gnome. E não deixem de ver os outros temas que por lá estão, muito jeitosos por sinal...
01 setembro 2008
[+/-] |
Gbrainy chegou à versão 1.00 |
O conhecido jogo educativo Gbrainy chegou à versão 1.00, mantendo o seu saudável objectivo de fritar o nosso cérebro.
Para quem não o conheça, ele é constituído por vários jogos massacradores de miolos, como:
- Puzzles lógicos
- Cálculos mentais
- Treinos de memória
Nesta nova versão foram adicionados mais dois puzzles, novo background, melhor suporte a I18N e as normais correções de bugs.
Para testar o jogo em Debian e descendentes é clicar aqui. Para outras distros podem puxar o famoso tar.gz ou dar uma olhada nas páginas doutras distros.
Fonte
[+/-] |
Instalaste o IE8? Isto é para ti. |
Bom, para aqueles que se aventuraram a instalar o SP3 no XP e agora instalaram o IE8, a coisa fudeu.... Só restaurando o sistema e não é garantido. Mas a opção de substituir o windows por uma distribuição de Linux, continua a ser viável e bem mais eficaz na resolução destes problemas.
Engraçado, não me recordo de alguma ter desinstalado um beta do Firefox de todas as versões que eles lançaram.