Vou tentar explicar um pouco como é isto de software proprietário versus software livre e aberto, como se trabalha nas empresas de software proprietário como na microsoft, como se resolve bugs e se implementam patchs...
Para começar vamos comparar a microsoft a um restaurante. Pode não ser a melhor comparação mas neste caso, torna-se simples e eficaz. Os colaboradores da microsoft como programadores, engenheiros e outros sanguessugas serão os cozinheiros, empregados de mesa, etc, do restaurante. O produto da microsoft será como um prato no restaurante.
Chegas no restaurante e compras uma sopa, tipo self-service. Sentas-te e preparas-te para a comer. Alto! Neste restaurante a sopa vem tapada e só a podes comer pela palhinha! Mais, não sabes o que tem dentro da sopa embora te digam que é "bom", não sabes do que nem como foi feita! Mas a embalagem é bonita. E, pior, achas que é normalíssimo e que todos os restaurantes são assim.
Se achares a sopa com pouco sal, não podes pôr sal. Não podes pôr nem tirar nenhum ingrediente dela. O restaurante não te permite, aliás, proibe que destapes a sopa e vejas o que lá tem dentro. Mesmo que tentasses abrir, não o conseguias, não tinhas os meios para isso. Mas achas perfeitamente normal!
Não podes comprar a sopa e dividi-la com alguem, o restaurante não deixa. Podes saber que não consegues comer toda a sopa e ela chegaria para uma multidão à tua volta, é uma sopa para cada cliente e prontos! Se quiseres, dividi-a com outros mas pela mesma palhinha com que chupas a sopa! Estão todos os clientes chupando as sopas pela palhinha, sem saber realmente o que estão tomando embora o restaurante diga que é a melhor sopa do mundo, e estão todos felizes e contentes!
Até que, ...ups! Um cliente engoliu uma mosca!! Mas como todas as sopas são iguais, tambem tens uma mosca dentro da tua sopa! E tu sabes isso. Há uma mosca na sopa do tipo ao teu lado. Há uma mosca em cada sopa no restaurante...E só souberam disso após um cliente a ter engolido!! E sabes que se continuares a comer a sopa, vais tambem mais tarde ou cedo, engolir uma mosca. E até podes saber como tirar a mosca, mas a sopa está tapada e estás proibido de a destapar! Nem tens como resolver o problema da mosca e dependes unicamente da boa vontade do restaurante!
Esquece se pensas que o restaurante te vai devolver o dinheiro ou dar-te indemnização caso te acontece alguma coisa quando comeres a mosca da sopa. Ou que te troque a sopa... Podes dar-te por muito contente se te tirarem a mosca da sopa.
Com este problema das moscas na sopa, os clientes começam a fazer burburinho, a falar alto e a ameaçar ir para outro restaurante.
Os funcionários do restaurante alarmados com as ameaças, decidem então juntar-se e fazer uma reunião para tentar resolver o problema das moscas nas sopas de cada um. E escolhem a solução mais lógica e mais barata, claro, para resolver o problema e nunca mais aparecer moscas nas sopas.
Então eles pedem que os clientes vão até ao balcão com as suas sopas (não esquecer que este restaurante é um self-service) e lá vão os clientes todos com as suas sopas com as respectivas moscas dentro delas, até ao balcão. Ao chegar lá, os funcionários pegam na sopa, levam lá para dentro na cozinha e sem ninguem ver o que fazem, resolvem o problema da mosca na sopa e devolvem a sopa ao cliente. E todos voltam à sua mesa com as respectivas sopas com o problema das moscas resolvido e ficam todos felizes. E todos acham todo este processo ser perfeitamente normal e comum a todos os restaurantes.
E qual foi a solução?
Simples!! Para que as sopas não tivessem mais moscas dentro, usaram um "sistema anti-mosca" na sopa. Totalmente lógico.
Se tem uma mosca na sopa, o sapo come a mosca, e a sopa está tapada. E se aparecer outra mosca na sopa, o sapo irá comê-la.
Nenhum cliente sabe o que tem dentro da sopa. Todos comem a sopa felizes e contentes por ter uma sopa excelente. Os empregados do restaurante ficam tambem felizes por continuarem a receber os milhões que a sopa lhes rende.
Excelente, não é?
Agora noutros restaurantes, que servem sopa à *nix, os clientes não abundam tanto, mas lá muita coisa funciona de modo diferente.
Os clientes tanto podem ir buscar a sopa em regime self-service como podem pedir ao garçom que lha leve à mesa. Se desejarem, os clientes podem, eles próprios ir à cozinha e fazerem eles próprios a sopa à sua maneira e à borla, trazerem a mesma à mesa, comê-la, dar a receita ao cliente ao lado, etc.
A sopa vem destapada. Os clientes podem ver o que traz a sopa, como é feita, pôr-lhe sal, pôr-lhe um pouco mais de água, vinagre quiçá. Os clientes até são incentivados a verem o que a sopa traz dentro e a apontar-lhe defeitos para serem corrigidos.
Mesmo assim há sempre clientes que reclamam que alguns ingredientes não são os melhores, ou não está bem feita. Se tiveres pedido a sopa num restaurante como serviço 24 horas, então terás assistencia imediata. Se tiveres pedido a sopa noutro restaurante sem assistencia ou teres sido tu a faze-la, tens que te safar sozinho, embora os clientes que consomem nestes restaurantes estão sempre prontos a dar-te uma mãozinha para te resolver o problema.
Convém leres uns livros sobre culinária, já que quererás alterar ou fazer a tua própria sopa, não é? Tens sempre a FAQ e o google para descobrires um outro cliente-cozinheiro que já teve o mesmo problema que tu e vive lá na Austrália...
Acho que assim já deu para perceber melhor as diferenças entre as duas filosofias de software e como são resolvidos os problemas com as "moscas na sopa".... O artigo original pode ser encontrado aqui.