Link: Translator
30 setembro 2006
[+/-] |
Quem consegue ler? |
Link: Translator
29 setembro 2006
[+/-] |
Finalmente, Net! |
Fiquei surpreendido com a assistencia por telefone com a Netcabo, eram rápidos a atender, quase não esperava ao telefone! Agora quanto a assistencia presencial, ou seja, mandar aqui o técnico resolver o problema com a "barbatana de tubarão", é que foi pior. Só após 4 promessas da vinda do piquete é que conseguiram acertar! Apre!
Mas parece que está...
Edit:
Hoje telefonaram-me a perguntar se tudo estava bem!! E sem tocar no assunto, já me informaram que não irão debitar os dias em que estive privado de net! Tou surpreso!!
26 setembro 2006
[+/-] |
Relatório imparcial da Symantec |
Mas eis que aparece uma empresa de méritos reconhecidos, a Symantec e diz que afinal o Firefox/Mozilla tem mais vulnerabilidades que o Internet Explorer!! Mais: apresentam dados que corraboram essa tese! Como é agora? Já me referi à Sophos anteriormente, que aconselhava os utilizadores a mudarem-se do windows para o MacOSX e dei uma razão credível para não darem o Linux como opção de mudança. Será que há uma conspiração contra o Linux e o software opensource?
Na verdade a Symantec apenas está a usar uma especialidade da Microsoft, o uso do FUD(Fear, Uncertainty and Doubt). Dizendo meias verdades, apresentados numeros corretos mas embrulhados duma maneira parcial, criam o medo, a incerteza e a dúvida.
E afinal como é? Bom, na verdade só se fala nas vulnerabilidades descobertas e reconhecidas pelo próprio fabricante!É sabido que a Microsoft tenta camuflar ou recusar aceitar seus bugs! E mais, somam todas as vulnerabilidades dos vários browsers da Mozilla! Seja o Firefox, seja o Camino, seja o Mozilla. Assim é batota!! E os dados referem-se ao primeiro semestre de 2005:
- A Fundação Mozilla confirma 25 vulnerabilidades nos seus browsers.
- A Microsoft confirmou 13 vulnerabilidades no Internet Explorer.
- IE 6 - Avisos de vulnerabilidades: 106. Por resolver: 19
- Firefox 1.x - Avisos de vulnerabilidades: 36. Por resolver: 3
Mas se se usar os mesmos artifícios que no relatório da Symantec, mas no sentido oposto, os dados tomam ainda uma aparencia mais grave:
- IE (5.01+5.5+6.x) = 239 vulnerabilidades
- Firefox (0.9+1.x) = 75 vulnerabilidades
- IE é "bom" para ser usado pelo utilizador. Na verdade é pior e irá fazer vender mais produtos da Norton antivirus, que significa mais lucros para a Symantec.
- Firefox é "pior" para o utilizador. Na verdade é melhor mas implica menos produtos da Norton, menos lucros...
25 setembro 2006
[+/-] |
Lista das passwords mais utilizadas... |
- 10- thomas (0.99%)
- 9- arsenal (1.11%)
- 8- monkey (1.33%)
- 7- charlie (1.39%)
- 6- qwerty (1.41%)
- 5- 123456 (1.63%)
- 4- letmein (1.76%)
- 3- liverpool (1.82%)
- 2- password (3.780%)
- 1- 123 (3.784%)
Com tanta gente a usar passwords assim, não há-de haver pessoal a queixar-se que o seu site tenha sido hackeado, a password do msn foi apanhada, o mail foi violado, etc...
Fontes: Modern life is rubbish, Flexbeta
[+/-] |
Parabens!! |
Pois é... o RedTuxer faz anos, aliás... fez anos ontem!
E um numero tão "redondo" como o desta ocasião, merece ser partilhado também pelo grupo de amigos que ele foi formando com este blog. Pois, se inicialmente só a sua vontade de expressar as suas ideias e de ajudar a comunidade open source o motivaram, agora também o feedback obtido e os amigos que foi fazendo o incentivam a continuar.
Assim, espero que se unam a mim num voto de sinceros Parabéns ao RedTuxer!!
[+/-] |
Bum, Bum e Bum!! |
Fonte: Appleismo
24 setembro 2006
[+/-] |
Ja foram espreitar os wallpapers? |
[+/-] |
A máfia.... |
Hoje ao chegar a casa, encontro um folheto de propaganda sobre produtos antivírus da Bitdefender no limpa-vidros do carro. Alegam que são mais leves que os antivirus tradicionais, aconselhados pela PCWorld, e são do tipo 5 em 1: antivírus, firewall, antispam, antispyware, parental control.
Que grande negócio, uma autentica máfia: uns fazem produtos sem qualidade e sem segurança (Microsoft), outros fazem os vírus e outros malwares (empresas antivírus? e outros), e por fim outros fazem patchs e remendos para tapar os buracos e matar vírus (empresas antivírus e anti-malware e a própria microsoft!!). No fim são sempre os mesmos a serem lixados, os utilizadores do tipo "manada" que pagam licenças para usar produtos Microsoft, levam com vírus porque o produto não presta e ficam com PCs quase imprestáveis, e voltam a pagar para usar produtos que lhes dão a falsa sensação que ficam seguros...
Daqui não levam nada!! Com Linux os problemas de insegurança são rapidamente ultrapassados, é imune a vírus e outros malwares e não precisamos de antivírus! Não faço parte do rebanho....
23 setembro 2006
[+/-] |
Manifestação anti-DRM em França. |
Nesta manifestação anti-DRM, porque é mesmo disse que se trata, pelo menos 3 manifestantes foram até à esquadra da polícia entregarem-se, admitindo à autoridade que tinham desrespeitado a lei:
-Stéphane usou o DVDdecrypter para transferir um DVD comprado legalmente, para o seu leitor de DVD portátil, correndo o risco de ser multado em €3.750!!
-Tangui viu um DVD no seu software open-source Linux!
-Jérôme contornou os DRMs que estavam nas suas músicas compradas legalmente no iTunes, explicou como o fez numa página web e ainda traduziu um software que tem por objectivo ver-se livre das proteções DRM em ficheiros multimedia. E por isto tudo fica em risco de ser multado em €30.000 e apanhar os tais 6 meses de prisão!
Parece rídiculo as penas que podem apanhar pelo que fizeram, mas a verdade é que a lei DADVSI é mesmo um autentico aborto, sem pés nem cabeça. Mas o que se pode esperar de políticos que não percebem nada de tecnologia e são pagos diretamente ou indiretamente para votar estas aberrações? Infelizmente não é só em França que existem políticos destes...
Fonte: Boing Boing
[+/-] |
Boatos sobre as novas versões do OpenOffice.org |
Preve-se assim que o novo OpenOffice.org 3.0 seja muito mais completo que as versões actuais, e que seja eventualmente redesenhado para que possa correr sobre Eclipse, Netbeans ou Mozilla's XUL.
Fontes: OSNews e Libervis
22 setembro 2006
[+/-] |
Remover o MBR |
Hipótese 1
Pega-se numa diskette de boot do windows 98 ou Me ou outro, enfia-se a mesma no local apropriado do PC e arranca-se o mesmo pela Floppy. Irá aparecer algo como isto:
A:\>
Escreve-se à frente:
fdisk /mbr
Reboot no PC e não esquecer tirar a diskette e prontos.
Metem um LiveCD Linux na gaveta respectiva, por exemplo o Knoppix. Arrancam o PC pelo CDROM e quando estiver completamente funcional, abrem um terminal e digitam:
$su
Ficam logo ligados como root, depois é continuar:
#dd if=/dev/zero of=/dev/hda bs=512 count=1
Atenção ao pormenor do "hda"! Neste caso, o hda é o disco que está como master no IDE1, e em caso diferente no vosso PC, basta alterar de hda para hdb ou hdc....
21 setembro 2006
[+/-] |
Ainda há quem diga que software livre não dá dinheiro... |
Entretanto a Debian está a amealhar um saco azul ou fundos, depende da interpretação, para pagar a desenvolvedores que possam trabalhar nas futuras releases da Debian de modo a que possam sair versões mais frequentemente. Por que esperam?
[+/-] |
Para empresas e não só. |
Noutras palavras, a IBM decidiu oferecer um livro de nome "Linux Client Migration Cookbook" para ajudar as empresas, público em geral e mais quem quiser, e nele vem informações detalhadas para uma migração planeada, segura e responsável para o Linux. O livro vem cheio de How-Tos, projectos-piloto e até técnicas para portar aplicações.
O livro está em Inglês e pode ser feito o download aqui.
Fonte: DesktopLinux
20 setembro 2006
[+/-] |
Mais suporte para webcams em Linux |
19 setembro 2006
[+/-] |
Continuando no Ubuntu... |
Já agora, eis o primeiro bug registado no lanchpad do Ubuntu, colocado por um certo Mark Shuttleworth.
E ainda não foi resolvido, mas trabalha-se nisso, embora não pareça...
[+/-] |
Que se passa com o Ubuntu?? |
Uso Debian Sid, ou seja, a versão instável do Debian. É nesta versão que aparecem as mais novas versões dos vários pacotes, dos vários programas. Debian unstable é linha da frente num combate, neste caso, o combate a bugs. Só depois de passar pela versão unstable da Debian, é que os pacotes/ aplicativos/ kernells passam para a versão Debian Testing ou Etch onde serão mais profundamente testados, transitando depois para a versão Sarge ou stable da Debian. E sendo assim, ao usar o debian Sid sei que tenho as mais recentes novidades no desktop através dum apt-get upgrade. Mas isso tem um preço e que pode ser elevado. Especialmente para quem é novo e ainda pouco percebe de Linux! Eu que o diga...
Há menos de 2 meses. com a transição do xorg 6.9 para o xorg7.0, fiquei sem X. Ainda andei às aranhas pelo ecran negro há procura do problema mas com um pouco de paciencia e cabeça fria lá fiz um apt-get install xserver-qualquercoisaquenaomelembragora e a coisa ficou resolvida. Há 15 dias, ao ligar o pc após ter ficado o fim de semana em repouso, tive a surpresa de não ter o X novamente, mas agora nem com um dpkg-reconfigure xserver-xorg a coisa ia! Por acaso tinha um kernel 2.4 instalado e com ele o X já arrancava, embora algumas coisas como o som não queriam nada comigo. Por um lado foi bom saber que com este kernel 2.4 havia X e por outro lado, deu para perceber que o problema estava relacionado com qualquer kernel 2.6 e com os devices que o X tentava arrancar (rato e placa gráfica). Só no dia seguinte, com a ajuda sempre preciosa do pessoal do Linux ( obrigado aramefarpado), com um reinstall do udev e um upgrade ao sistema, a coisa ficou a 100%. E nem vale a pena referir-me a pequenos problemas como programas que deixam de funcionar após alguns upgrades. Mas eu sempre soube que ao usar esta versão do Debian Sid, isto poderia acontecer. Se estas situações tivessem acontecido a iniciantes no Linux, e eu não sou de modo nenhum um expert nem sequer algo perto, já teria instalado outro sistema operativo por cima!
Agora o que não compreendo é que uma distribuição como o Ubuntu que quer conquistar o mercado de desktops, ganhar novos adeptos ao windows, com um sistema operativo simples, moderno, agradável e estável, e depois lançam um upgrade ao sistema, que aconteceu há menos de um mes, e deixam milhares de utilizadores sem X. Embora a correção tenha saído rápida, horas depois aliás, é algo grave! Já estou a ver milhares de pessoas que nada percebem duma consola e comandos linux e terem um ecran negro à frente com algo a piscar...
Pelos vistos não aprenderam com esse erro e agora vai de voltar a meter água com outro upgrade no Ubuntu que atrofia todo o sistema.
Que o problema esteja com os headers do kernel ou com o que quer que seja, é uma má reputação que mancha o Ubuntu! Assim não............
17 setembro 2006
[+/-] |
Viagenzinha pelo *buntu 6.10? |
Espreitem aqui e prontos. Ou façam o download e podem ir usando, sempre é mais estável que certas distribuições proprietárias da Redmond que por aí circulam e vem desprovidas de software.
16 setembro 2006
[+/-] |
Mais aplicações portáveis para canetas USB |
Sem dúvida um site a ter em conta para dar muito mais uso às pens usb.
14 setembro 2006
[+/-] |
A Marcha dos Pinguins |
Esta semana fiquei surpreso com a reportagem (o link é só apenas o sumário da revista, o artigo só mesmo na revista) sobre software livre e aberto que vem na secção Sociedade, com quatro páginas e meia. Fala sobre o software livre, as diferenças entre este e o software proprietário, fala de alguns programas como o Firefox ou o Apache, dá exemplos do quotidiano de 5 pessoas que o usam, sendo uma delas o Paulo Trezentos. Os autores ainda se referem à Caixa Mágica, ao Alinex, ao Ubunto (???) e algumas vantagens na utilização do Linux bem como a desvantagens.
Gostei do artigo no geral e acho que acaba por ser uma boa publicidade ao Linux e ao software livre. E seriam mais artigos como este e mais aprofundados, que poderiam dar o impulso suficiente para o País despertar do coma Microsoftiano...
12 setembro 2006
[+/-] |
Printcreens e artimanhas... |
Mas não!! Há sempre soluções em Linux! Pressiona-se as teclas Ctrl+Alt+F1 do teclado e entra-se no primeiro terminal virtual do Linux, loga-se e mete-se este comando de seguida:
$chvt7;sleep 10;import -display :0.0 -window root snap.jpg
Não esquecer depois de voltar ao X com o Ctrl+Alt+F7.
Fonte: LinuxFormat
10 setembro 2006
[+/-] |
Microsoft e os patchs |
O certo é que apenas 3 (tres) dias depois, a Microsoft lançou um patch que é forçado a ser instalado pelo windows update, para impedir que esse programinha funcionasse e desarmasse o DRM do WMP.
Não notam algo de estranho? Para problemas de segurança, são necessários 30 dias ou mais para que o patch saia e resolva determinado bug de segurança, mesmo que seja crítico! Mas neste caso bastaram 3 dias!!! Qual a pressa?
No meu ponto de vista o que se passa é que:
- as grandes produtoras de entertenimento como a MGM, Sony, etc, pressionam a microsoft para que os seus direitos sejam respeitados em desfavor dos direitos básicos dos utilizadores dos PCs, de modo que o DRM estejam sempre presente nos PCs com windows.
- e nos casos de segurança (ou da falta dela), a microsoft é tambem pressionada pelas empresas de segurança como a Norton, McFee, etc, para que os patchs de segurança saiam espaçadamente e com demora, de modo a criar desconforto e insegurança nos utilizadores dos PCs e força-los a que recorram dos seus serviços.
09 setembro 2006
[+/-] |
E agora, Sr Empresário? |
Imagine-se agora em 2007, talvez lá pelo Verão, a ser bombardeado pela publicidade em que o Vista é que é bom, é que é seguro e entretanto apareceu uma nova virose que se aproveita duma das inúmeras falhas do windows xp, e que está a ser bastante destrutiva. Pior, a microsoft tarda em resolver o bug que ajuda a virose a alastrar, de modo a tentar forçar os potenciais clientes (voce empresário, claro!) a adoptarem o Vista e a abandonarem o xp. Voce sente-se encurralado, pagou caro pelas licenças dos xps, tem ainda muito bom hardware mas é insuficiente para o Vista, está ameaçado por viroses cada vez mais potentes e a microsoft está se borrifando para si. De repente voce sente-se obrigado a gastar uma fortuna em upgrades para o vista que na práctica apenas lhe trará mais segurança temporária e gastar outra fortuna na substituição do hardware para que seja compatível com o devorador de recursos que é a nova coqueluche da microsoft!
Fica como está ou estoira o valioso dinheiro da empresa no parque informático?
Nem uma coisa nem outra! Voce tem bom hardware, apenas precisa de bom software! Esqueças as licenças dos windows, dos antivírus e muitas outras, e adquira uma distribuição Linux. Tem muito por onde escolher, seja Suse, Ubuntu, Debian, Caixa Mágica ou outras. Mais uns anos e com o dinheiro poupado na milhentas licenças, renove então o seu hardware!
Este conselho é de borla ou grátis, como preferir, tal como a distribuição de linux que escolher o pode ser!
07 setembro 2006
[+/-] |
Inferno da Luz |
"É preciso sair do país para enxergar o prestígio e o tamanhão do Benfica em todo o mundo. Estive três anos em França, no Marselha, joguei num estádio fantástico, o Vélodrome, convivi com grandes jogadores como Papin e Waddle, mas o Benfica estará sempre no meu pensamento.
Os meus companheiros de equipa não percebiam muito o meu entusiasmo pelo clube, já que sabiam pouco do futebol português, embora reconhecendo o tremendo historial do Benfica.
Durante os primeiros tempos tive de aturar os comentários de Papin, logo desde o início, sempre que jogávamos em casa.
Uns dias antes de cada jogo, o Papin chegava para mim e me dizia: "Mozer, vais ver o que é um estádio cheio e um ambiente terrível." Terrível para os outros. Não sei se o Papin dizia isso para me intimidar, já que era novo no clube e não percebia muito daquela conversa. Mas para mim, sempre pensava: "Este cara precisava de jogar no Maracanã ou no estádio da Luz, cheios." Era o que eu pensava.
Até que, na taça dos campeões, nas meias-finais, o Benfica calhou no caminho do Marselha. Fiquei, ao início, desgostoso, porque ia defrontar o meu Benfica, o clube que os meus companheiros sabiam que eu adorava. Me lembro de Sauzée, o meu zagueiro do lado me ter perguntado: "Você vai estar em condições de jogar contra o Benfica?" Aí, senti que beliscavam o meu profissionalismo. Nos dois jogos joguei a duzentos por cento.
Depois do primeiro jogo, em Marselha, uns dias antes de jogarmos na Luz, virei para o Papin e lhe perguntei: " Papin, você quer mesmo ver o que é um estádio cheio, com 120 mil a gritar todos para o mesmo lado?" Engraçada a reacção do Papin: "Você, está querendo me meter medo, Mozer?" Não estava não e por isso lhe disse para esperar para ver. E já agora, tremer. Pois bem, chegou o dia, chegámos no estádio da Luz e fomos logo indo para os balneários. Muitos risos, muita convicção de que íamos jogar a final da Copa dos Campeões. Lembro até que Tapie disse aos jornalistas franceses que lhe podiam chamar de Bernardette se o Marselha perdesse a eliminatória.
Antes de subirmos ao relvado, para o aquecimento, Papin ainda troçou de mim, dizendo que estava já "tremendo de medo". E ria-se bastante.
Os jogadores foram saindo do balneário e eu atrasei um pouco, porque estava colocando uma ligadura no tornozelo. Quando cheguei perto do túnel de acesso ao estádio, começo a ver os meus companheiros, completamente assustados e todos do lado de dentro, não querendo entrar. Só depois percebi que, nessa altura o Eusébio foi chamado ao relvado para receber uma homenagem e foi aí que o estádio quase vinha abaixo. Logo no momento em que os meus companheiros do Marselha se preparavam para entrar. Claro que voltaram atrás assustados e me perguntado: "O que era aquilo?".
Aquilo respondi eu, é o INFERNO DA LUZ. Aí todos começaram a me dizer para ser eu o primeiro a avançar, subi as escadas, entrei no relvado, não fui mal recebido e quando olhei para trás, estava sozinho. Espreitando, à saída da escadaria estavam alguns dos meus companheiros do Marselha, ainda com um olhar de medo e só nessa altura começaram a entrar. No regresso às cabinas, perguntei a Papin: "Já sabes agora o que é um estádio cheio e um grande ambiente?" A resposta, nunca mais a esqueci: "Mozer, nunca vi uma coisa destas. Tudo isto é incrível. Sempre tiveste razão, o Benfica é ENORME!" Naquela noite, o Marselha perdeu, fiquei triste mas senti orgulho pelo Benfica. E já agora, naquele balneário, fui o único a ter uma vitória. Foi uma vitória moral, sobre aqueles que não acreditavam na grandeza do Benfica."
Comentários para quê?.....
Fonte: PrimeBooks
06 setembro 2006
[+/-] |
Aulas de Gimp |
E são umas aulas sobre Gimp que o Professor Cid Rodrigues de Andrade resolveu fazer no seu blog, e oferecer à comunidade, coisa que eu aconselho a seguir para aprender um pouco mais sobre este editor de imagem.
E não esqueçam de agradecer ao professor...
Fonte: Cidandrade
05 setembro 2006
[+/-] |
Disponível Windows Vista RC1 |
UAU!! Fico sem palavras.... CLAP CLAP
E quanto ao trabalho que o utilizador estivesse a fazer imediatamente antes do BSOD, será perdido como sempre....
Mas salvo erro, o win2k e o winxp tambem já fazem isso... onde está a inovação? Mas andam 6 anos a trabalhar num novo SO e fica tudo na mesma, excepto a pintura? Tsss tsssss
Fonte: 1/2 bit
03 setembro 2006
[+/-] |
Lançamento do Gnome 2.16 a 6 de Setembro |
Mais informações no Gnome Live!
[+/-] |
Avaria informática no Aeroporto Pedra Rubras |
E sobre o aereporto já saiu uma imagem fresquinha da tal avaria informática que hoje lixou muita gente por lá.
Ok, é a brincar, esta é doutro aeroporto mas não deixa de ser lamentável. E o que terá sido hoje lá em Pedras Rubras?
[+/-] |
Possíveis autocolantes para portáteis |
Para o pessoal da Debian:
E para os "Fedora men":
Para os incondicionais da SuSE:
Claro que não esqueço os fãs do Ubuntu:
E os do Kubuntu:
E não sou um mau tipo, claro que não! Tambem há para o novo Vista, não ia esquecer a manad.... ups, o pessoal desse grande SO:
Fonte: KDE Look
02 setembro 2006
[+/-] |
Quer enganar alguem ou é mesmo cego? |
Fonte: Msboycott
01 setembro 2006
[+/-] |
3 de Outubro, Dia anti-DRM |
Não sabes o que é o DRM? Na verdade sabes sem o saberes! DRM significa Digital Rights Managment mas na práctica é Digital Restrictions Managment, Gestão de Direitos (Restrições) Digitais. De uma forma muito simples significa que quando és impedido de copiar um CD ou DVD devido a restrições de software ou hardware, estás perante uma limitação da tua liberdade pelo DRM.
Companhias como a Sony, Disney, Microsoft e muitas mais dizem que o DRM é necessário para impedir que se piratie músicas, filmes, software e outras coisas mais através das redes P2P ou por outros meios. O que não dizem é que tentam controlar quem, o quê, quando, aonde e como tu acedes à tua música e filmes! Por exemplo, se comprares uma música na loja do Apples iTunes, estás a comprar uma música que apenas tocará em programas que suportem Quicktime ou num iPod. E agora imagina que compras um outro leitor de mp3, seja um leitor da Sony ou da Creative ou outro. A música que tu compraste não irá funcionar nele e terás que comprar outro iPod para a ouvir! Ficaste limitado na tua escolha, na tua liberdade.
Mas muito mais tem sido feito por estas companhias e o exemplo do rootkit da Sony é marcante, e prevendo já a curto prazo o que elas pretendem fazer, torna o filme de George Orwell , 1984, anedótico...
Lutar contra o DRM é lutar pela liberdade, participa nessa luta mundial. Marca o dia 3 de Outubro para apoiares essa luta, entretanto és convidado a dar ideias e a subescreveres o teu mail para saberes do andamento da campanha.
[+/-] |
Linux e Jesus... |
Usar o SO da maçã? Pouca diferença existe entre este e o das janelinhas, apenas que o primeiro teve mais sucesso na ganância...
Ainda olhou para o FreeBSD, mas o logo do diabinho vermelho era capaz de não condizer com Ele...
E Ele decide que iria usar, sem dúvida alguma, o SO do pinguim. Afinal é construído com a ajuda de todas as pessoas com bom espírito, sem o objectivo de enriquecer alguns em prejuízo de quase todos, e com uma filosofia de boa-vontade e de partilha. Restava saber qual a distribuição. E aí eu disse-Lhe: Ó camarada, usa esta distribuição, a Ubuntu Christian Editon ou então a Ichthux. Ambas são livres e de código aberto, partilhando assim os valores cristãos e até vem com alguns programas especialmente virados para a religião como o GnomeSword que é um programa todo virado para a Bíblia. Além disso tem controle parental de web baseado no Dansguardian para poderes navegares pela internet sem veres essas páginas do Lucífer com XXX a montes!
Nem preciso de dizer que Ele me agradeceu e que teria um lugar no céu, mas o mais importante é que dei a conhecer mais 2 distribuições baseadas no Ubuntu e Kubuntu ao Messias... e aos leitores deste blog!