Fonte: Hoodyhoo
30 junho 2007
[+/-] |
Como os "fazedores de malware" veem os sistemas operativos. |
[+/-] |
Firefox continua imparável |
Pelo último relatório de 20 de Junho, os browsers ficam assim distribuidos:
Duas conclusões podem já ser retiradas: Firefox continua a subir, devagar mas imparável; e o IE continua a descer, devagar e também imparavalmente.
Fonte: Mozilla Links e W3Counter
[+/-] |
Todos tem razão para comemorar!! |
Comic tirado daqui
29 junho 2007
28 junho 2007
[+/-] |
Joguinho para relaxar |
[+/-] |
Wallpapers à Debian |
Para "pimpar" um desktop mesmo é usar uns wallpapers à Debian!! :P
Mais é aqui no Flickr!
[+/-] |
Ai esta matemática.... |
O pessoal sabe que os locutores, não sei se serão também jornalistas, estão a ler um papel à sua frente ou a ler dum monitor, mas pior que não saber minimamente matemática, é estar a ler para milhares de ouvintes e nem sequer estar a pensar sobre o que lê!
Porra, 78 + 7 = 84???
Já nem falo nos inúmeros pontapés nas bolas do Camões que todos os dias são dados pela altura dos telejornais televisivos! Eu aqui ainda dou uma série de erros, mas eu não passo dum amador não remunerado, e não sou Eng. nem Dr...
27 junho 2007
[+/-] |
Olha, olha!! O Thunderbird vai ganhar abas! |
Segundo David Bienvenu, a próxima versão do Thunderbird, a versão 3, vai ganhar abas tal como no Firefox. Bastará clicar numa mensagem e "Abrir a Mensagem numa nova aba".
Espero é que a tal versão não demore tanto a aparecer como com a versão actual...
Fonte: Mozilla Links
[+/-] |
Portugal diz NÃO ao formato Microsoft Office |
No próximo dia 16 de Julho, pelas 14.30, no Instituto de Informática, vai ser decidido o sentido de voto de Portugal na aprovação ou não do ISO DIS 29500 (Office OpenXML ou OOXML format).
Os cidadãos Portugueses abaixo assinado pedem-lhes para considerar a REJEIÇÃO de tal formato como standard, como aliás fizeram milhares cidadãos de todo o mundo em http://www.noooxml.org/petition , tendo esta petição atingido as 10000 assinaturas em menos de uma semana.
Existem diversos motivos pelos quais tal proposta deve ser recusada, entre os quais:
1. Já existe um standard ISO26300 chamado Open Document Format (ODF): dois standards aumenta o custo, a incerteza e a confusão na indústria, no governo e nos cidadãos;
2. Não existe nenhuma implementação provada da especificação OOXML: o Microsoft Office 2007 produz uma versão especial do OOXML, não um formato de ficheiro que cumpra com a especificação do OOXML;
3. Existe falta de informação no documento de especificação, como por exemplo como fazer um autoSpaceLikeWord95 ou useWord97LineBreakRules;
4. Mais de 10% dos exemplos mencionados no standard proposto não validam como XML;
5. Não existe nenhuma garantia de que qualquer pessoa possa escrever software que implemente total ou parcialmente a especificação OOXML sem estar sujeito às patentes detidas pela Microsoft;
6. Esta proposta a standard entra em conflito com outros standards ISO, como a ISO 8601 (Representation of dates and times), ISO 639 (Codes for the Representation of Names and Languages) ou ISO/IEC 10118-3 (cryptographic hash);
7. Existe um erro no formato de folha de cálculo que impede a insersão de qualquer data anterior ao ano 1900: erros como estes afectam a especificação OOXM tal como software, como o Microsoft Excel 2000, XP, 2003 ou 2007;
8. Esta proposta a standard não foi criada através da experiência e conhecimento de todas as partes interessadas (tais como produtores, vendedores, consumidores, utilizadores e reguladores), mas apenas pela Microsoft.
Esta porra é mesmo importante!! Eu já assinei! E tu?
26 junho 2007
25 junho 2007
[+/-] |
D3lphin, outro gestor de ficheiros para o KDE3 |
Foi essa pergunta que o Marcel Juhnke fez a si próprio e arranjou a solução. Fez um fork do Dolphin e chamou-lhe D3lphin. Pôs-se a corrigir alguns bugs e meteu-lhe alguns recursos novos e eis o produto:
Para o Debian/Ubuntu está aqui o pacote .deb, para o Suse/Microvell está aqui o .msi, e o código fonte está aqui! Ah, e a homepage do D3lphin!
Fonte: Hugo Dória
24 junho 2007
23 junho 2007
[+/-] |
Hidrogénio - A solução energética que tanto precisamos. |
Este artigo sai fora dos tópicos deste blog, mas acho-o extremamente interessante e baseia-se num problema que afecta todos quantos vivem neste calhau redondo que é a nossa casa.
Muitas das energias alternativas não são fiáveis porque para as produzir tem que se gastar energia convencional, e o gasto de energia convencional seria sempre superior à energia produzida. Outras como a energia nuclear têm dois problemas: Os detritos radioactivos que não há solução para o que se fazer com eles, e alem disso, o nuclear apenas gera calor, e essa energia calorífica tem que ser processada de maneira a criar outra energia, o que requer maquinaria pesada para se conseguir... devido a este facto, a energia nuclear não serve para usar por exemplo em carros.
Agora está a surgir um novo combustivel que já há muito tempo se sabia que seria uma possivel solução para os problemas de energia, o hidrogénio ou H2. Hidrogénio é um elemento simples e o mais abundante no nosso planeta, sendo um elemento simples (e não um composto) não se pode transformar noutra coisa depois de queimado e acaba por ser re-utilizável, vejamos:
Água pura é H2O, separando o oxigénio ficamos apenas com hidrogénio... quando este é queimado, ele reage com oxigénio do ar voltando a criar água pura de novo. Se a "queima" for pura, quero dizer que se não se queimar mais nada conjuntamente, então não há nada tóxico nem poluente a resultar dessa queima... zero emissões de gases nocivos, e isto é música para os meus ouvidos... os motores de combustão deixarão de precisar dum tubo de escape, já que o vapor de água emitido pode ser condensado e teremos apenas um pequeno tubo a pingar gotas de água para o chão.
Mas!!! O hidrogénio é extremamente volátil especialmente quando submetido a pressão, o que o torna altamente perigoso, isto já se sabe desde o tempo dos Zeppelins especialmente com a explosão do Hindenburg. Outro pormenor é que o H2 é o elemento mais leve da nossa natureza, e ao ser tão leve também ocupa muito espaço. Digamos que para se guardar 1Kg de hidrogénio é preciso um contentor de dimensões gigantescas.
Existe duas formas de guardar hidrogénio sem que ele ocupe tanto espaço: Pressiorizá-lo é uma forma simples mas perigosa, a outra é arrefecê-lo à temperatura em que ele liquifaz... o hidrogénio liquifeito ocupa cerca de 1000 vezes menos volume e não é tão volátil, mas tem que ser mantido a temperaturas muito baixas (cerca de -250ºC).
No passado a NASA conseguiu uma maneira de liquifazer o hidrogénio para usá-lo como combustível para os foguetões, e hoje esse processo já foi aperfeiçoado, também já foram desenvolvidos contentores "termos" especiais para mantêrem o hidrogénio nessa temperatura sem que seja necessário gastar mais energia.
Hoje existem já processos de extração de hidrogénio da água usando pouca corrente eléctrica que pode ser gerada por paineis solares, e existe o processo de liquifazer o hidrogénio gastando também pouca energia, para que possa ser armazenado à pressão atmosférica, e existe o processo de o manter na temperatura de liquifação sem se gastar mais energia... também já devem ter ouvido falar da chamada "célula de hidrogénio" que basicamente é um gerador electroquímico alimentado por hidrogénio liquifeito...
então será que é tudo? Não.
Há mais... já existe um carro que queima hidrogénio com um motor de combustão interna, e não é um protótipo, está numa fase de teste mas já é vendido ao publico (a pessoas seleccionadas) na alemanha.
Trata-se do BMW Hydrogen 7
Este carro tem uma célula de hidrogénio para gerar a energia electrica e um depósito para hidrogénio liquido, que vaporizado controladamente vai alimentar um motor de combustão interna com algumas pequenas alterações relativamente aos motores de gasolina... bem, neste caso e como ainda estamos no inicio, este motor pode funcionar com hidrogénio e com gasolina, por isso ainda tem um escape.
Neste momento ainda há uma questão a ultrapassar: A engenharia não gosta do processo actual de reabastecimento de hidrogénio, precisam desenvolver um processo mais seguro do que o existente, e é por isso que ainda são raros os locais de abastecimento e como consequência, este carro não pode funcionar exclusivamente a hidrogénio. Mas uma vez ultrapassado esta dificuldade técnica teremos então carros a queimar exclusivamente hidrogénio, com zero emissões nocivas e sem precisar dum tudo de escape... e mais potentes e económicos dos que funcionam a gasolina, pois a combustão do hidrogénio é mais poderosa que a da gasolina.
Esqueçam os catalizadores, os filtros nos escapes, os GPLs... nada disso é solução! É preciso mesmo acabar com os escapes.
Claro que daqui a uns anos, quando estes carros andarem a circular com mais abundância, muita coisa vai mudar especialmente no que toca na assistência técnica deles, cuidados especiais terão que ser tomados no manuseamento do combustível... este combustível será perigoso quando em contacto com o corpo humano, a sua baixa temperatura matará os tecidos em que tocar.
Links para quem quiser saber mais detalhes aqui, aqui e aqui... e claro na wikipédia e google já se encontra muita info deste assunto.
Abraços
ArameFarpado
[+/-] |
Criar DVD video cada vez mais fácil |
Saiu recentemente uma nova versão do devede, e esta deu mais um passo para que o programa fique completo... algumas funções ainda estão muito básicas, por exemplo, não dá para escolher cores das legendas nem a localização exacta onde as queremos colocar.
Esta versão (3.0) tem agora a capacidade de criar o "menu" que tanto geito dá quando se cria um DVD video com mais do que 1 título.
A interface para criação do menu é do mais simples que se possa imaginar. Existe um botão "preview" para vermos o menu que estamos a criar.
As opções de criação do menu ainda estão muito básicas comparadas com outros programas de DVD-Authoring, mas pelo menos este programa já tem esta função que tanta falta lhe fazia, e ao que parece, este programa está 100% virado para ser fácil de usar mesmo para quem pouco sabe sobre DVD-Video, já que ele trata sozinho de certos pormenores técnicos como defenir as dimensões da imagem para a norma escolhida, regulação de FPS, reconversão da codificação e frequências de som, etc...
Voltando ao menu, nas propriedades de cada título, temos estas opções para automatizar o final de cada titulo, por exemplo, se queremos que no final do filme 1 comece o filme 2 ou se queremos voltar ao menu.
Não encontro nenhuma indicação que exista a possibilidade de se chamar um sub-menu apartir do menu principal... nada de sub-menus neste programa, é apenas um menu e mais nada... como disse em cima, é do mais básico que se possa imaginar.
Para quem não tem este programa empacotado para a sua distro, a instalador original é bastante simples, o pacote vem num tar.gz que se descompacta normalmente, e lá dentro tem um script "install.sh" que basta accioná-lo com
#sh install.sh
Dentro do pacote original está também uma pasta "doc" com manuais de utilização.
Abraços
ArameFarpado
[+/-] |
Tutorial para o Safari em Windows |
- Para começar deve-se fazer o download do Safari! Lógico, não é? Escolham o download entre a versão Portuguesa, Brasileira ou Inglesa.
- Após instalá-lo no vosso Windows, adicionem-lhe este add-on para que a barra do URL tenha uma barra colorida da indicação de carregamento.
- Segundo add-on para seguir links duma procura, o Jumpback.
- Por fim, colocar esta tema, o iSafari, para ficar mais parecido ainda com o original....
[+/-] |
Aliviar a /home, para os utilizadores do Nautilus |
Então é assim, fica novamente aqui a dica para quem usa o Gnome, especialmente toda essa malta do Ubuntu:
find ~/.thumbnails -type f -atime +7 -exec rm {} \;
É que o Nautilus vai armazenando os thumbnails todos e ao fim duns meses, já começa a pesar! Já tinha mais de 400MB à conta, e tu?
22 junho 2007
[+/-] |
Mostrem-lhes o vosso Firefox! |
Mais informação é no Lifehacker.
E não, Barata, o teu IE7 não serve.... :P
E também não para ti, ArameFarpado, o Konqueror também não serve... :P
21 junho 2007
[+/-] |
Cá pra mim estão a fazer-se ao Ubuntu |
Fonte: 1/2 bit
20 junho 2007
[+/-] |
Concurso Nacional Software Livre |
O NEEI – Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora – tem o prazer de apresentar a primeira edição do Concurso Nacional de Software Livre!
O Concurso Nacional de Software livre, é um concurso organizado pelo NEEI, em colaboração com várias personalidades e empresas do mundo do Software Livre, sendo parte do evento Open aLANtejo 2007.
Pretende-se cumprir os seguintes objectivos com o Concurso Nacional de Software Livre:
* Promover o desenvolvimento de Software Livre em Portugal;
* Divulgar o Software Livre em Portugal;
* Distinguir quem produz software livre em Portugal.
* Promover a partilha de conhecimentos entre os participantes, incentivando a colaboração entre eles.
Para que a credibilidade do concurso seja elevada, foi designado um júri composto por diversas personalidades internacionais de renome no mundo de software livre, entre os quais se destacam:
* Jon 'maddog' Hall (Linux Internacional)
* Damien Sandras (Criador do software de VoIP Ekiga)
* Darío Rapisardi (Programador do GNU/Linex)
* Alex Beregszaszi (Programador do Mplayer e FFmpeg)
* Jono Bacon (Responsável pela comunidade mundial do Ubuntu e
criador do software de gravação e edição de áudio – Jokosher)
* Gael Duval (Criador da famosa distribuição Mandrake e da nova
distribuição Ulteo)
* Isaac Clerencia (Programador do jogo Battle for Wesnoth)
Todos os projectos serão divulgados no site do evento e na Revista Linux (http://www.revista-linux.com), para além da divulgação dos projectos os candidatos terão a oportunidade de mostrar as suas criações a grandes nomes do mundo do software livre.
Os projectos que receberem melhor cotação por parte do júri serão apresentados no evento Open Delta aLANtejo (http://www.alantejo.uevora.pt), os vencedores serão distinguidos com menções honrosas e prémios monetários a anunciar posteriormente.
Podem aceder às regras do concurso através do endereço:
http://www.alantejo.uevora.pt/2007/cnsl/
É também obrigatória uma pré-inscrição para participar no concurso:
http://www.alantejo.uevora.pt/2007/user
A pré-inscrição deverá ser feita até ao dia 18 de Setembro de 2007, por sua vez a entrega dos projectos deverá ser feita até dia 23 de Setembro do mesmo ano.
Para mais informações podem colocar questões à organização do CNSL no fórum do evento, que pode ser acedido no seguinte endereço:
http://www.alantejo.uevora.pt/2007/forum/
Esperamos pelos vossos projectos.
Boa programação livre!
A organização da Open Delta aLANtejo 07
[+/-] |
Pelo sim, pelo não.... |
É que realmente não estou interessado em ter a minha caixa de correio conspurcada! Antes a publicidade aos aparelhos para surdos ou ao Minipreço do que aquilo! Vade retro!
19 junho 2007
[+/-] |
Dar um grande passo atrás.... |
É mais ou menos isso que tenho sentido, ao mexer nos PCs com aquele miserável SO de nome XP. Um gajo afeiçoa-se ao Linux e quando regride para mexer no XP é de ficar com os nervos em franja! É os balõezinhos a avisar de disco cheio, a avisar que o antivírus está desactualizado, que não passou na validação de software genuíno, são os pedidos de vários programas para serem pagos, são os reboots por tudo e por nada, são os trojans a pular por todos os lados, multidões de vírus a conviverem em festa juntos no disco, fazendo parecer as marchas de Lisboa um cortejo fúnebre! Se fosse possível retirar todo o malware que estava em qualquer dos PCs que me chegou às mãos, misturá-lo com água e deitá-lo ao rio, a poluição seria tanta que as descargas das suiniculturas na Ribeira dos Milagres em Leiria pareceriam uma descarga de perfume Chanel Nº5!
Acho que quem não usa Linux, não entende bem o que estou para aqui a escrever. Até deve achar normal um SO ser assim. Mas quem usa Linux, vá lá, durante um ano, sabe que não tem que se preocupar com essas coisas de vírus, trojans e essas merdas do windows. Habitua-se à estabilidade e segurança dum bom SO, habitua-se a usar o PC sempre ligado sem reboots e sente realmente dar um gigantesco passo atrás ao mexer num XP.
Mas mesmo sabendo da merda que é o XP, ainda me consegue surpreender com piores motivos. Mas a culpa é apenas dos utilizadores dos PCs, claro! Segundo o Vitor, comentador cá do blogue e apoiante do windows, a culpa não é do windows, mas sim do utilizador ou do hardware... Mas é muito azar que todos os windows que por aqui tem me passado pelas mãos, venham todos nuns estados completamente deploráveis. E os seus donos até são cuidadosos. Devem ter tido azar. Todos eles....
[+/-] |
Gimp - Curso completo em vídeo (Iniciante) |
Pode ser desta que eu aprenda alguma coisinha na edição de imagem no Gimp! E se for, é mais uma que fico a dever ao LedStyle...
17 junho 2007
[+/-] |
O diário secreto do Tio Steve.... |
[+/-] |
Huuummm, aqui há gato! |
Mas voltando ao mail do Tio Steve, resumo que ele me garantiu que não comprou a Novell, Linspire e Xandros. Foram inocentes parcerias, porque a Microsoft vai abraçar o Linux!!! A abraçar muito, mesmo! Com muita força. Assim tipo jibóia e as suas vítimas...
Mais, já a pensar na inevitável mudança para o software livre, a Microsoft comprou um bando de pinguins para a sua sede em Redmond! Assim eles andam a passear por lá para que criem uma boa influência entre os seus programadores. E até mandou uma foto dum pinguim que por lá deambula:
Não sei o que vós achais, mas para mim, aqui há gato....
[+/-] |
Dell, Ubuntu e Vista |
O cartoon completo pode ser visto Userfriendly.
[+/-] |
Clones do Red Hat Enterprise Linux |
- CentOS - Grátis
- StartCom Enterprise Linux - Tambem tem uma edição multimédia, grátis
- Scientific Linux - Com mais algumas aplicações viradas para a ciência
- Lineox - Projecto semi-comercial Finlandês, rápido nos updates
- Pie Box Enterprise Linux - Projecto comercial Britânico, por algumas £ tem-se direito a updates
- Oracle Enterprise Linux - Baseado no CentOS, com suporte de baixo custo
- Fermi Linux - Baseado no Scientic Linux, com segurança extra e grátis
- White Box Enterprise Linux - O primeiro clone do RHEL, grátis
- X/OS Linux - Projecto Holandês, grátis
- Black Orion Enterprise Linux - Projecto comercial
Fonte: Linux Format
16 junho 2007
14 junho 2007
[+/-] |
Ah, doces memórias.... |
Ok, é só para meter veneno ao Gamito...
[+/-] |
Excelente e útil dispositivo para Windows! |
Botão reset compatível com Microsoft Vista!!
Vamos lá ver se a Microsoft já não anda a patentear este utilíssimo hardware para o seu Me2!!
Fonte: João Matos
[+/-] |
Com esta coisa dos telemóveis modernos e da falta de segurança |
“Para minha segurança, este cidadão encontra-se equipado com dispositivo de vigilância, podendo-se proceder à gravação de imagens e de sons”.
Via: Arcebispo de Cantuária
12 junho 2007
[+/-] |
Safari, opinião geral... |
A verdade é que é tão mau que é até uma afronta à designação "beta". Nem a página do Google consegue visualizar em condições, quanto mais tentares ligar-te a um serviço do Google com user e password, como o Gmail ou outro. E pelos vistos nem sequer é assim tão rápido, o Opera ainda bate toda a concorrência! Falando em consumo de RAM, até o Firefox é batido. Pior que que isto tudo foi a enxurrada de bugs, buracos de segurança, etc, que foram se multiplicando logo nos primeiros minutos desde o seu lançamento, não abonando nada a típica segurança no mundo Apple. Será que os programadores se esqueceram que estavam a portar o Safari para "Windows"? Talvez não. Pela imagem seguinte dá para ver que empurram as culpas para a Microsoft enquanto ficam a limpar as mãos...
Se querem navegar mais tranquilos no Windows, definitivamente devem usar produtos da Mozilla ou o Opera.
Mais? Genbeta
11 junho 2007
[+/-] |
Reflexão do dia.... |
Leopard's Safari para Windows!
Ok, temos gato entre raposas....
[+/-] |
As coisas bizarras que nos aparecem... |
Tenho aqui uma Pen usb dum colega meu, em que ele me diz que não consegue apagar umas coisas que gravou nela.
Pois claro que não, com os nomes que as pastas e ficheiros têm!
Não é a primeira vez que vejo tal coisa e até hoje estou para descobrir como é que conseguem esta façanha...
Isto foi feito (segundo o dono da Pen) no WinXP com um copiar por "drag & drop", e apreciem bem o resultado:
O erro que dá ao apagar.
Parte do conteúdo de pastas e ficheiros.
Parte da árvore de directórios.
Ora bem, dá para ver perfeitamente que todos (ou quase) os ficheiros têm caracteres "proibidos" no nome (como =*<>, etc) e têm caracteres que não pertencem ao charset usado... já a montei com utf8 e com iso8859-15 e tenho sempre caracteres malucos... de qualquer maneira, o próprio windows que os gravou agora não consegue apagá-los. Renomeá-los também não é possivel.
Além destes nomes marados, há tamanhos de ficheiros mal informados: vários acusam 1,5Gb e esta Pen é de apenas 128Mb.
Ok, filesystem corrupto... mas não deixa de ser estranho que este filesystem com toda esta trapalhada anda assim há mais de um mês e tem dado para gravar outras pastas e posteriormente apagá-las.
É para formatar... mas realmente eu gostaria de saber como é que se conseguem estas façanhas, porque eu não as consigo fazer :)
Abraços
ArameFarpado
10 junho 2007
[+/-] |
Webilder, para embelezar o teu desktop |
Para fazer o download, convém adicionar umas linhas no vosso sources.list e depois é o habitual apt-get ou via Synaptics ou lá o que preferirem. Segundo informa lá na secção de downloads:
1. Adicione as linhas corretas à vossa /etc/apt/sources.list:
* For Debian sid (i386, amd64, powerpc or sparc):
deb http://debian.websterwood.com/ sid main
deb-src http://debian.websterwood.com/ sid main
* For Debian etch (i386, amd64, powerpc or sparc):
deb http://debian.websterwood.com/ etch main
deb-src http://debian.websterwood.com/ etch main
* For Ubuntu Dapper (i386, amd64, powerpc or sparc):
deb http://debian.websterwood.com/ dapper main
deb-src http://debian.websterwood.com/ dapper main
Alternatively, users of Ubuntu dapper who do not need KDE support can get a .deb package for Webilder provided by GetDeb and then skip to Running Webilder.
* For Ubuntu Edgy (i386, amd64, powerpc of sparc):
deb http://debian.websterwood.com/ edgy main
deb-src http://debian.websterwood.com/ edgy main
* For Ubuntu Feisty (i386, amd64, powerpc of sparc):
deb http://debian.websterwood.com/ feisty main
deb-src http://debian.websterwood.com/ feisty main
2. Agora é só instalar:
# apt-get update
# apt-get install webilder webilder-gnome webilder-kde
09 junho 2007
[+/-] |
There's no place like 127.0.0.1 |
Gamado do Cybercapital
08 junho 2007
[+/-] |
Internet estranha - umas webpage abrem bem, outras não. |
Boas, tenho estado a acompanhar um caso muito estranho que apareceu em newsgroups, mais propriamente no comp.os.linux.misc em que alguém se queixa que numa rede interna, apenas um dos pc's ( com Kubuntu 7.04) não consegue abrir algumas páginas, apesar desse pc estar a usar todas as defenições de net igual aos outros e todos usarem o mesmo router.
Foi posto de parte um problema de DNS, até porque o pc "resolvia" o nome da página, só que ficava eternamente a tentar abri-la.
Foi sugerido (inclusive por mim) que podia ser o router a fonte do problema, essa hipótese foi descartada quando usaram outro router.
Foi também sugerido que podia ser um problema de IPv6, o qual também acabou por ser descartado.
A situação começou a ficar estremamente estranha, pois não era nenhuma das situações que costumam provocar este estranho comportamento, e até a pessoa "afectada" parecia estar para desistir.
Então a solução apareceu, e acabou por ser uma novidade pelo menos para mim...
A causa é um parametro/função chamada "window_scaling" que precisa ser desligada.
Podem ver mais detalhes aqui, e como resolver se por acaso forem "mordidos" por este estranho bug.
Ao que parece, este fenómeno passa-se nos "ubuntus", mas quem sabe se poderão aparecer noutras distros.
Abraços
ArameFarpado
Edit:
Afinal este problema não acontece só com ubuntus, na minha Debian tenho o mesmo problema apenas não afecta tantas páginas... verifiquem se conseguem abrir http://www.everymac.com/
que foi nesta página que verifiquei que o meu sistema sofre ligeiramente deste bug.
07 junho 2007
[+/-] |
Tratamento de imagens, modo rápido. |
Um dos programas mais usados para trabalhar em imagens é o Photoshop, mas quando se fala em Linux é sem dúvida, o Gimp o programa escolhido! Porque é distribuído em todas as distros de Linux e faz o mesmo que o Photoshop. Mas com qualquer destes dois programas ou outros também conhecidos, continuamos com o problema de passar tempos intermináveis a tratar das fotos. Basta imaginar o tempo que se gasta a redimensionar uma foto com o Gimp:
- Abrir a imagem com o Gimp
- Menu Imagem
- Escolher Scale Image
- Definir largura e altura e clicar Escala
- Menu File e escolher Save as...
- Escolher um nome e clicar Guardar
- Definir qualidade e Ok
E no meu caso foram cerca de 35 segundos! É certo que se forem mais, o tempo médio de trabalho em cada imagem irá diminuir, mas mesmo assim....
A solução como já devem ter adivinhado, é usar a linha de comandos e o famoso ImageMagick. E o que podes fazer com ele?
- Converter formatos noutros formatos
- Transformar imagens (tamanho, rotação, etc)
- Escrever e desenhar formas na imagem
- Decorá-las
- Adicionar efeitos especiais (blur, sharpening)
- Editar e combinar imagens
- Além que se pode tirar screenshots e visualizar imagens :)
Transformações
Podemos usar dois programas que fazem parte do ImageMagick, o convert e o mogrify. Eles são praticamente iguais nas suas funções, só que o convert salva o resultado noutro ficheiro e o mogrify faz as alterações no ficheiro original.
Por exemplo, redimensionar imagens:
convert imagem1.tiff -resize 40% imagem2.jpg
convert imagem3.jpg -resize 640x480 imagem4.jpg
No primeiro exemplo, além de se encolher a imagem, ela também foi convertida noutro formato bastando escolher a extensão desejada. A opção -resize tanto aceita valores relativos (%) como aceita valores absolutos (640x480). Mais exemplos de transformações:
mogrify -geometry 800 imagem1.jpg
No caso acima, as proporções são mantidas, ficando a largura com 800 pixels. Também se pode rodar a imagem no sentido dos ponteiros do relógio, indicando o número de graus:
mogrify -rotate 90 imagem1.jpg
Também se pode inverter a imagem, seja na horizontal (flop) ou vertical (flip) tal como a seguir:
convert imagem1.jpg -flop imagem1_invertida_hotizontal.jpg
E podes fazer o cropping da imagem de seguida:
convert imagem2.jpg -crop 100x100+10+10 imagem3.jpg
Decorações
Por vezes fica bem colocar uma margem ou borda na imagem. Pela linha de comandos basta fazer o seguinte:
convert foto.jpg -bordercolor white -border 10x20 foto_com_margens.jpg
mogrify -bordercolor „#ddddff” -border 10 foto2.jpg
As cores podem ser especificadas pelo nome (em ingles), pelo valor RGB ou pelo valor CMYK
Efeitos especiais
Umas das coisas que fazemos logo numa foto é corrigir as cores, normalizá-las. Algo bem simples na linha de comandos:
convert foto.jpg -normalize foto_melhor.jpg
Ou corrigir o contraste:
convert foto2.jpg -contrast foto_com_menos_contraste.jpg
convert foto2.jpg +contrast foto_com_mais_contraste.jpg
convert foto.jpg +contrast +contrast foto_com_alto_contraste.jpg
Podes usar vários filtros imediatamente na imagem como o "blur", o "gaussian", o "sharpen", o "noise" ou até inverter as cores. Alguns exemplos:
convert foto.jpg -sharpen 2x4 sharpened_foto.jpg
convert foto.jpg -noise Gaussian noisy_foto.jpg
convert negativa.jpg -negate positiva.jpg
Escrever
É fácil escrever e desenhar nas imagens, mas fico-me pela escrita. Deixo aqui dois exemplos de como o fazer:
convert imagem.jpg -draw 'text 50,50 Liedson!' foto_assinada.jpg
convert imagem.jpg -fill white -gravity Southeast -draw 'text 50,50 Liedson!' foto_assinada.jpg
O parametro fill é para indicar a cor da fonte, e o parametro gravity é para colocar a direção como North, East, etc.
Screenshots
Já são muito conhecidos estes comandos, mas convém relembrar. Neste caso usa-se o comando import , com ou sem parâmetros e o resultado final:
import screenshot.jpg
import -frame screenshot2.jpg
No segundo caso, a imagem terá uma decoração adicionada pelo window manager. Quando se faz enter num destes comandos, o cursor adopta um outro desenho esperando que cliquemos no ecran para selecionar o que queremos tirar para o screenshot.
Automatizando
Eis um pequeno script que irá fazer algumas modificações em todas as imagens que estiverem numa determinada pasta. As modificações são: normalizar cores; redimensionar de modo a ter no máximo 600 de largura; adicionar uma frame de 56 pixels; adicionar uma assinatura.
#!/bin/sh
for i in *jpg
do
echo $i
mogrify -normalize \
-geometry 600 \
-bordercolor yellow -border 5 \
-fill white \
-font \
-*-helvetica-*-r-*-*-18-*-*-*-*-*-*-2 \
-gravity SouthEast \
-draw 'text 20,20 "photographer: Eu"'\
$i
done
Salvas como conversor.sh e dá-lhe permissões de execução e de seguida corre o script na pasta das imagens. Atenção que irá alterar todas as imagens que lá tenhas!Tudo isto é apenas parte das potencialidade que o ImageMagick nos oferece, usa e abusa.
Fonte: Polishlinux