Possivel problema em Debian e solução:
Desde há uns dias para cá que tenho o meu apt meio encravado porque o pacote gimp-data não completa a instalação, e em consequência disso também o pacote gimp e mais alguns associados ficam com a instalação incompleta. Para já este problema deverá aparecer apenas em Sid, mas daqui a uns tempos pode começar a aparecer nas outras versões.
Ao instalar o pacote gimp-data recebe-se vários erros no qual o primeiro é isto:
"The generated cache was invalid."
Descobri à bocado a solução e está na hora de partilhá-la.
Acontece que este cache tem a ver com icones, e basta um icone não estar conforme para isto acontecer. No meu caso o icone em causa nem pertencia ao sistema debian mas sim duma aplicação 3rd party. Fui a /usr/share/icons/highcolor e apaguei o icone autopackage-installer.png.
Depois disso o pacote instalou e o meu apt regressou ao normal.
Abraços
30 setembro 2007
[+/-] |
gimp-data "The generated cache was invalid." |
29 setembro 2007
[+/-] |
Software fechado... |
Bem, se é software fechado, então que seja bem fechado, num contentor blindado com portas soldadas...
Foi com espanto que recentemente descobri que várias pessoas queixam-se que nem conseguem tirar o DVD de instalação do Vista de dentro da caixa, como este exemplo aqui:
Ok, this is probably the dumbest question ever posted here. But does anyoneIsto acompanhado com o Tuturial oficial mais estranho que vi até hoje, dá uma nova definição à expressão "Closed Source Software"...
know how to open the plastic box that the software comes in? I have been
staring at it and fiddling with it for 1/2 hour. Is this some kind of
screening test Microsoft uses to determine who is worthy to use its software?
Pessoal, quando li este pedido de ajuda, a 1ª coisa que me ocorreu foi que o tipo tivesse roubado o pacote dum supermercado e ainda estivesse dentro daquelas caixas plásticas que só abrem ou escavacando-as ou recorrendo a magnetismo para destravar o fecho delas... só percebi o que se passava quando começaram a surgir as primeiras respostas.
Neste video também dá para perceber essa dificuldade inicial... ou sabes abrir, ou partes aquela bosta :)
É bom saber que o Windows continua "user frendly" :)
Abraços
28 setembro 2007
[+/-] |
A Microsoft ainda consegue me emocionar |
"Para quê chatear as pessoas por causa duns updatezecos? Deixem estar a clientela sossegada na ignorância", disse Balmer ao ser questionado sobre o assunto.
Digam o que disserem, é uma atitude louvável por parte desta multinacional que se deu ao trabalho de proteger melhor os PCs de cada um, já que os utilizadores andam atarefados com outros assuntos mais importantes! Acreditem que até senti um aperto no coração de emoção, e quase como Jorge Sampaio, quase saltaram umas lágrimas dos meus olhos...
Para ser mais preciso, os updates instalados à força pela santa Microsoft nem foram bem sobre segurança, foram para algo parecido. Ou quase. Algo como impedir que os utilizadores façam a instalação dos últimos 80 patches e recuperarem o tão amado XP. Já sei que vai haver sempre alguém a criticar esta ação, dizendo que a empresa de Redmond quer é fod** os seus utilizadores, empurrando-os para aquela aberração informática de nome Vista.
São uns má-línguas, é o que são! A Microsoft apenas quer o bem de quem lhes enche os gigantescos cofres bancários, apenas isso! Ela apenas deseja que os seus utilizadores emigrem do velhinho XP para a sua coqueluche Vista. E tudo isto que estão a fazer é com o objectivo de dar um pequeno empurrãozinho aos seus utilizadores. Tipo dar um pontapé no cu...
Toda esta enorme cena de respeito e bom comportamento para com os seus clientes pagadores, e a submissão desses mesmos utilizadores para com a benemérita empresa, me faz trazer uma imagem à cabeça. Uma imagem que simboliza a estreita ligação entre alguém poderoso e seus subordinados.
Mas como eu não quero fazer parte deste rebanho, tal como cada vez mais utilizadores, entidades e até estados por esse mundo fora, é que utilizamos GNU/Linux e até nos chegamos a sentir chateados por não termos mudado mais cedo!
Obrigado Linus e obrigado a toda esta enorme comunidade do software livre que tornou possível sairmos da prepotência e arrogância de Redmond.
[+/-] |
AVG e FUD |
Um colega meu pediu-me para lhe "arranjar" um programa para windows, que por sinal não é free... vocês sabem, daqueles que precisam dum crack ou de serem desbloqueados com um serial.
Pois bem, encontrei um "key generator" para o dito programa, sondei-o com o clamav e depois com o norton e ambos me disseram "ok", quando não é o meu espanto que quando se vai para acionar no Pc onde era destinado, o AVG desata a dizer que aquilo é um virus W32.CryptExe.
Voltei atrás e re-verifiquei com outros AV's... nada., nada, nada e nada...
Enchi o peito e accionei o bicho... apareceu um simples key generator... depois apaguei o ficheiro e sondei com o AVG todo o pc onde o bicho foi acionado... nada de nada, o virus que o AVG alertou não se espalhou para lado nenhum dentro do sistema.
Depois agarrei nos meus cd's antigos onde tenho softwares que usava no windows e mandei o AVG sondá-los... o AVG detectou mais alguns Key Generators já usados no passado como sendo virus... inclusive fez o mesmo com alguns cracks no-cd de jogos.
A minha conclusão:
O AVG entrou numa que causar medo nos utilizadores, apontado estes progs piratas como sendo virus quando não o são..
Em vez de se esforçar para detectar todos os virus existentes, o AVG impõe medo aos seus utilizadores quando estes tentam desbloquear um programa recorrendo a patches ou serials pirateados.
Este AVG dá falsos alarmes propositadamente enquanto falha na detecção de muitas ameaças reais... só pode mesmo ser o melhor anti-virus existente no momento ;)
Abraços
27 setembro 2007
[+/-] |
Qual é o resultado de 850 x 77,1 ? |
Aliás, esta não é a única operação que retorna valores incorrectos, pois segundo estes tipos outros cálculos também são afectados pelo virus "MS Dyscalculia" :) Aparentemente o velho Excel 2003 não é afectado por este bug.
Só espero que a minha empresa empregadora use o Excel 2007 para efectuar os cálculos dos aumentos... 34% não seria mau...
[+/-] |
Ainda há quem tenha medo do Pinguim... |
Mais cartoons, tiras e bandas desenhadas no Ninho do Guaribas Web Paia
[+/-] |
Portáteis Acer ao desbarato! |
Um juiz francês deu razão a um cliente da Acer que ao comprar um PC exigiu à empresa o reembolso do valor pago pelo sistema operativo, já que preferia ter acesso a uma máquina sem software pré-instalado. A marca negou-se e o cliente recorreu à justiça que considerou legitimo o seu pedido.
O equipamento em questão custou 700 dólares que segundo a decisão do juiz passarão a menos de metade com o desconto de 180 dólares do sistema operativo, 70 dólares do Microsoft Works, 50 do PowerDVD, 45 dólares pelo Norton anti-virus e 43 dólares pelo NTI CD Maker. A este valor junta-se uma indemnização pela recusa em atender o pedido do cliente, adianta o Noticias Dot.
Mais importante ainda, diz o Juíz, é que a venda do PC deve vir com facturas separadas, para o hardware e pro software:
À decisão o juiz acrescentou que a venda de hardware e software devem ser feitas de forma separada e até com recurso a facturas separadas, pelo que o cliente tem todo o direito a ser reembolsado pela utilização que não solicitou do software incluído no equipamento.
Alguém sabe como é que é por cá? Podemos exigir facturas separadas?
26 setembro 2007
23 setembro 2007
[+/-] |
Uboontu |
E versão portuguesa a caminho! Qualquer sugestão ou ajuda é apreciada, dê um saltinho ao blogue do Rafael Proença e não hesite em entrar em contacto.
[+/-] |
Komunix 4, um Linux ...verde? |
No primeiro boot dá para ver que na verdade o Komunix é totalmente baseado no Ubuntu 7.04, estando configurado para arrancar em Português. Neste aspecto já fica a ganhar ao Ubuntu ;)
Após tudo ter arrancado, tive uma surpresa pois esperava encontrar um desktop com motivos vermelhos, e afinal o wallpaper é verdinho. Para além do usual no desktop Ubuntu, o Komunix tem mais uma pasta com imagens de propaganda do PCP e um link para uma página com um manifesto do partido. Nesse manifesto está por exemplo a posição do PCP sobre o DRM, ou o apoio ao software livre, entre outros assuntos.
Tal como disse acima, esta distribuição está baseada no Ubuntu, sendo se calhar incorreto chamar-lhe distro, pois tem apenas uns logos, imagens e a configuração de arranque alterada para o Português. Mas acaba sempre por ser algo diferente e se alguém quiser experimentar o Komunix 4, pode usar os links abaixo para serem usados num qualquer cliente edonkey.
Links:
PCP
MD5SUM:
ed2k://|file|komunix4-2007.md5|52|C4968173267DF6F4AA9D664585DD0E9A|h=PBY6MY5WCEE44UBWT7JPSYZ6IHQMKE2L|/
ISO:
ed2k://|file|komunix4-2007.iso|709091328|CAFA16B6A5BDFE638D4682ED1B23A622|h=2COIIWR7Q6XNTI2ABG7VGQB44VOIGLNY|/
[+/-] |
Mais notícias do Open aLANtejo 07 |
A organização da Open Delta aLANtejo 07 informa que já se encontram disponíveis os horários dos torneios oficiais da Open Delta aLANtejo 07 na secção da Lan Party do nosso site.
Para os interessados em realizar certificações LPI, informamos que já se podem inscrever nas mesmas, através da área de utilizador do site da Open Delta aLANtejo 07.
Podem consultar mais informações sobre as certificações LPI neste página.
A organização da Open Delta aLANtejo 07
22 setembro 2007
[+/-] |
Vista failure log |
[+/-] |
Sensação de Liberdade |
21 setembro 2007
[+/-] |
Alemanha tornar-se-á um dos países menos ecológicos do planeta |
BERLIN — Germany's upper house of parliament on Friday approved a controversial copyright law, which makes it all but illegal for individuals to make copies of films and music, even for their own use.
The Bundesrat pushed aside criticism from consumer protection groups and passed the law, which makes it illegal for anyone to store DVDs and CDs without permission. The law also covers digital copies from IPTV and TV broadcasts.
A Alemanha tanto nos surpreende pela positiva, como pelas piores razões. A partir de 2008, os alemães serão dos países menos ecológicos, tal como explicado no cartoon abaixo:
[+/-] |
Ctrl-Alt-Delete ajuda a manter o computador seguro? |
Boas.
Esta imagem é do Vista, mas esta situação já existia no XP e nunca percebi a lógica dela, então vamos ver se é desta :)
Ora bem, todos já sabemos que no Windows a combinação Ctrl-Alt-Del não serve apenas para o terminar à bruta... essa combinação é usada para bloquear uma sessão, para chegar à lista de processos e até para se chegar a ferramentas de monitorização, mas há também a situação de termos que carregar em Ctrl-Alt-Del para fazermos o Login, fazendo isso na janela que mostro na imagem chegamos à janela de Login propriamente dita onde se insere o username e password. Esta situação é opcional, pode-se ter o sistema a arrancar e mostrar logo a janela de login, mas é recomendado o uso do Ctrl-Alt-Del antes do Login para aumentar a segurança...
Ora, eu devo ser muito burro pois não consigo ver onde é que esta situação vai aumentar a segurança do Pc e gostava que um expert em Windows explicasse aqui detalhadamente como é que o termos que usar Ctrl-Alt-Del para aceder ao Login, após o boot da máquina, torna o computador mais seguro.
Agradecido
ArameFarpado
20 setembro 2007
[+/-] |
Será que estou mesmo a delirar? |
Lu Feng, estudante da Universidade de Pequim, queixa-se de que o programa Windows Genuine Advantage (WGA) da Microsoft, recolheu informações pessoais e sobre os conteúdos do seu computador, segundo a agência noticiosa oficial Nova China.
Os links da fonte desta notícia não os tenho, até porque o Diário Digital tem alergia em colocá-los. Por isso até fico um pouco desconfiado da tradução da resposta que um porta-voz da Microsoft deu à Nova China sobre este caso:
...a Microsoft compromete-se totalmente a deixar os clientes controlarem os seus dados pessoais.
O melhor desta notícia está na resposta que o porta-voz deu, especialmente naquilo que ele NÃO disse! O Sr Microsoft disse que a sua empresa deixa que os clientes controlem os seus dados pessoais, NÃO disse que a Microsoft NÃO tem acesso aos dados pessoais do cliente.
E quanto aos dados não pessoais? Os do sistema em si e os outros dados que não são pessoais nem são do sistema, como ficheiros de imagens, filmes, mp3, e outros "n" ficheiros que podem ficar nessa categoria? Quanto aos ficheiros do sistema, já ficou demonstrado dias atrás que a Microsoft não só tem o poder, como faz alterações a uma série de ficheiros, sem autorização nem sequer com conhecimento por parte dos clientes.
E quanto aos outros ficheiros que nem são do sistema nem são dados pessoais? Podem dizer que eu ando a inventar, que ando a criar medo entre os utilizadores do Windows ou a levantar falsas suspeitas, mas se há cerca 5 de anos eu dissesse que a Microsoft tinha criado o programa WGA para espiar e chibar os utilizadores Windows para a Microsoft, chamar-me-iam doido ou pior! Penso que a curto ou a médio prazo, a Microsoft e os seus Windows encarregar-se-ão de manter os PCs limpos de tudo o que não seja legal segundo as leis Americanas, já que é lá que o Windows é feito. Tudo o que seja pirata ou actos ilegais, o Windows encarregar-se-á de apagar ou impedir. Podem dizer que estou a delirar, mas não fui eu que andei a entrar nos PCs sem autorização dos donos deles, e a alterar ficheiros a meu belo prazer...
Mas não pensem que isto são apenas notícias más! Também se pode usar esta tecnologia em nosso benefício. Ainda há uns dias, o meu colega do Planet Geek, Luís Silva, se queixava que não conseguia apagar um ficheiro de 2G do seu Windows, por mais voltas que desse. Portanto, coisas básicas que o XP não consegue fazer. Mas não tem que se preocupar, basta renomear o ficheiro para "kernelwindows2000.zip" ou algo assim parecido que dê a entender ser o kernel roubado à Microsoft uns anos atrás, que mais tarde ou mais cedo, a Microsoft apaga-lho sem ele se dar conta disso...
Ok, prontos...Devo estar mesmo a delirar...
[+/-] |
Lista de URLs com barbas brancas... |
A lista das 100 URLs mais antigas pode ser consultada na Jottings.
Fica também aqui uma imagem dum dos primeiros navegadores gráficos, o Mosaic.
19 setembro 2007
[+/-] |
Apagar a password da BIOS por software |
Pequeno auxiliar de memória de como apagar a password da BIOS por software.
- MS-DOS > Diskete de boot e reiniciar o computador com ela. Inicia-se o programa debug e escreve-se os seguintes comandos:
o 70 2E
o 71 FF
- Linux > Abrir uma consola como root e escrever os seguintes comandos:
printf "\x2E" | dd bs=1 seek=112 of=/dev/port
printf "\xFF" | dd bs=1 seek=113 of=/dev/port
Fonte: PCMaster
18 setembro 2007
16 setembro 2007
[+/-] |
Novo blogue sobre duas rodas |
Portantos, quem queira acompanhar aqui o RedTuxer com as suas duas rodas, podem fazê-lo no blogue Uma Bike Pela Cidade.
15 setembro 2007
[+/-] |
Revistas de informática em Portugal |
Há outras revistas que considero bem mais úteis como a Revista do Computador, Guia da Internet e ainda há outras que são viradas para a Apple, que não comento por não ter nenhum interesse nelas nem no software proprietário vindo da Apple.
As revistas espanholas não parecem ter grande venda por cá, vem também com uns dois ou três meses de atraso e vem em ... castelhano, língua muito esquisita para os nossos sentimentos anti- espanhóis. Tal como as revistas francesas que vem numa língua meio desconhecida e amaricada para os meus gostos. Que é que querem? Nunca gostei daquela língua... Sobre as publicações inglesas, as suas edições chegam cá quase ao mesmo tempo que em outros países, sendo a Linux Format e a Linux Magazine as minhas preferidas.
Quanto a revistas brasileiras que aparecem por aqui, vem com uma falha grave que as impede de ter grande venda, pois chegam cá com uns bons 9 meses de atraso! Em informática, esses 9 meses são uma eternidade!
Hoje enquanto degustava umas capas dessas revistas, deparei-me com um livro ou revista muito parecida com um livro.
Vem do Brasil e vem cheia de tutoriais de imagens sobre o Ubuntu, seja como o instalar, configurar ou como usá-lo. Vem com uma linguagem muito acessível e parece-me bastante útil para quem queira conhecer o mundo do Linux e em particular, conhecer e usar o Ubuntu. Este livro vem como edição nº 3 e pelo site da editora, fiquei a saber que existem 5 edições diferentes, em que cada edição se refere a uma distro. A Conectiva e o Kurumin correspondem às edições 1 e 2, enquanto que as edições 4 e 5 recaiem sobre o Suse e o Fedora. Mesmo assim, 6 euros é muito puxado para o livro...
Bem que podia existir algo parecido em português de Portugal, onde se pudesse encontrar tutoriais de imagens, explicações e guias sobre o Caixa Mágica, Alinex ou outras muito populares por cá. É certo que existe muita coisa online, mas eu prefiro ter em papel e à mão do que ler no monitor. Assim como assim, ajudo as papeleiras nacionais....
Ah, e boas leituras....
[+/-] |
Oracle 11g em Linux |
Sempre foi pretensão da Oracle ter uma solução completa ( sistema operativo e base de dados) disponível para oferecer aos seus clientes. Assim tem 2 produtos para oferecer, suporte (€€) para ambos os produtos e "garantia" de interoperabilidade, claro que isto tem vantagens e desvantagens... A aposta no Linux como plataforma preferida é louvável, merecida, mas não é inocente.
O suporte para os outras plataformas vai estar disponível (especialmente Unix), não fossem a SUN, IBM ou HP parceiros estratégicos da Oracle, aliás a IBM e a HP estiveram presentes nos últimos 2 eventos. A Microsoft apesar de vir a contar com uma versão para a sua plataforma, não será, creio eu, recomendada (falta de segurança, robustez, fiabilidade?), além disso os seus produtos (sql 2005 e 2008) continuam desesperadamente a tentar copiar as "features" dos produtos oracle.
As novas funcionalidade desta BD poderão ser verificadas aqui, onde destaco o "database replay" e "data recovery advisor".
Esta nova BD está disponível para download aqui e quem quiser a versão enterprise da Red Hat...Ups...a Oracle Enterprise Linux release 5, pode usar este link. Atenção que poderá colocar esta BD a funcionar em outras distros, como a debian (obrigado Jocaferro).
14 setembro 2007
[+/-] |
Afinal tens zombies em casa! |
O Windows é um sistema seguro!
-Ter spyware no PC torna-o seguro? Claro que não, e o Windows traz por omissão o WGA que é spyware do mais puro que há. O Windows não é seguro!
O WGA só manda umas informações sobre a chave do Windows e pouco mais.
-Quem garante isso? Só a Microsoft pode dizer o que é que realmente espia nos PCs de cada um, e como o código fonte é proprietário e fechado, ninguém mais pode confirmar isso. E quanto a garantias da Microsoft, não foi há muito tempo que afirmou que não espiava os PCs de cada um, vindo depois a descobrir-se a espionagem.
A Microsoft só verifica esses dados no PC mas não mexe nem altera nada nele.
-Errado! A Microsoft achou por bem entrar nos PCs alheios e alterar uma série de ficheiros do sistema sem perguntar ou dar conhecimento ao dono do PC. E aconteceu tanto no XP como no Vista, também conhecido por Me2.
Tendo o Windows Update desligado, já não se recebe updates forçados por parte da Microsoft.
-Errado! Mesmo com o Windows Update desligado ou em manual, aconteceram os updates ao sistema sem que o utilizador fosse questionado sobre tal ou sequer tivesse tido conhecimento.
O PC que tenho comigo e tem Windows como o seu sistema operativo, é meu!
-Errado! Na verdade só o hardware é teu, mas só o hardware não tem utilidade. Como o SO é Windows, significa que alugaste o PC à Microsoft, sendo ela a senhoria e fazendo o que quiser do ...PC dela!
Isto foram apenas alterações de segurança importantes e obrigatórias, nada de mais aconteceu.
-Ontem começaram a espionar com o WGA, hoje mexeram no sistema sem dar conhecimento, quem te garante que amanhã não te apaga aqueles filmes sacados da mula, ou te impede de usar os teus documentos ou outra coisa qualquer? O PC até lhe pertence!
Windows is now malware and our computers are zombies
Fonte, incluindo a citação: C|Net News.com
[+/-] |
A automóvel dependência e o número 1000! |
Acho que não vale a pena continuar a descrever mais os Portugueses, deixo aqui um exemplo da carro-dependência onde dois namorados estão ... namorando, mas cada um no seu carro!!
Já agora, este é o milésimo (1000, iap!!) post aqui no Tux Vermelho e vou abrir uma garrafinha de champanhe pra comemorar o evento! Tenho pena que os outros elementos deste blogue não estejam por aqui perto, mas paciência, também é só uma garrafita e sendo assim mal dá para mim...
Mas não posso deixar de agradecer a todos os nossos visitantes que nos tem incentivado a continuar a escrever, e a espalhar a Palavra divina sobre todos vós. E a agradecer a ajuda e o empenho dos meus colegas ArameFarpado e CrimsonTuxer, na escrita e manutenção do blogue!
RedTuxer
[+/-] |
Revista Linux nº4 em download |
É isso mesmo, a edição número 4 da revista Linux já se encontra disponível para o vosso download.
Principais destaques:
- Tudo o que queria saber sobre criptografia
- Um dia sem X
- Blogosfera
- Escolhendo uma distribuição Linux
- Open Source na prática
- Como jogar CS no Linux
- A internet assimétrica
- Concentrando-nos no utilizador final
- Paravirtualização
- BluePad
- Entrevista com Pedro Costa
- I Concurso Nacional de Software Livre
- Jogos: Puzzle Pirates e FreeCiv
[+/-] |
Eu agora sou verde! |
Se se estragar um pedal, ou o selim ou outra coisa qualquer, não tenho de ir ao fornecedor que ma vendeu para que ele e só ele ma conserte! Posso arranjá-la eu ou pedir a alguém que me faça esse serviço. Algo tipicamente open source, portanto....
Anteontem resolvi testar o produto e descobri umas coisas novas e constatei muitas outras que já vários ciclistas tem repetidamente alertado. Uma coisa nova que descobri é que a minha máquina é muito rápida, claro que o motor é do melhor que há. Benditos travões que tanto me ajudaram no trajecto desde a Damaia de Cima até ao Fonte Nova. Se for pela estrada, a condução torna-se perigosa porque temos mais dificuldade em perceber a existência de carros a circular atrás de nós, pois temos mais dificuldades em ouvi-los. Se for pelos passeios, são os peões que por eles caminham, são os carros mal estacionados, são os inúmeros obstáculos existentes. E o piso dos passeios, o tal empedrado à portuguesa, não é propriamente o mais suave que existe... Constato que realmente não existe nenhuma vontade política para construir ciclovias na Amadora, ou em quase todos os outros municípios do País. Será que não existe por aqui um político Holandês, mesmo que reformado, que queira concorrer à Câmara da Amadora? Faço já campanha à borla aqui no Tux, basta que ele prometa construir 1/10 das ciclovias existentes em Amsterdão.
Descobri o enorme prazer de passar pelos stops, sinais vermelhos, sentidos proibidos ou faixas BUS. Sabe mesmo bem! E descobri também porque é que na Volta a Portugal em Bicicleta, não existe nenhum percurso que incluia a subida de Benfica/Fonte Nova até à Damaia de Cima. Na Volta é só subidazinhas à Serra da Estrela, à Sra da Graça, mas aqui à Damaia de Cima tá quieto! Esta é que é uma subida a valer, das duras! Eu que o diga porque cheguei ao cimo, completamente de rastos. E além de cansado, fiquei também confuso. Eu que sempre ouvi dizer que andar de bicicleta é ecológico e verde, mas eu estava era todo vermelho, mais cansado que qualquer jogador da Selecção de Futebol após o jogo vergonhoso com a Sérvia. E quando digo vergonhoso, não me refiro ao Scolari, refiro-me mesmo aos jogadores!
Deixo aqui o mapa do meu primeiro percurso. Não sei quantos quilómetros são, mas as minhas pernas apontam para uns 150...
Ontem fui para dar mais uma voltinha, mas a parte do fundo da minha coluna vertebral, aquela que encaixa no selim da bicicleta, deu a entender que era capaz de não ser assim uma boa ideia. Fica pra hoje....
[+/-] |
Software Freedom Day |
Tem mais no Nerdson Não vai à Escola
13 setembro 2007
[+/-] |
E porque é que na Enterprise não se usava o Windows? |
O Comandante Kirk concerteza não iria gostar que isto acontecesse quando fossem na velocidade máxima ou fossem entrar em combate, né?
Surripiado do Crimeboy
[+/-] |
Webconverger, uma excelente alternativa para os Web Kiosks |
Uma solução que satisfaria tanto o cliente como o fornecedor do serviço, seria usar o Webconverger. Esta distribuição de Linux corre directamente do CD, e enquanto arranca auto-configura a ligação à internet e abre o Firefox! Quanto ao Firefox, não tem barra de ferramentas o que quer dizer que não pode ser minimizado ou fechado com o rato, mas pode-se usar uma combinação de teclas para o fazer via teclado. Todos os atalhos por teclado do Firefox estão desligados, já vem com o Flash Player 9 e o MozPlugger para passar filmes Quick Time.
Na homepage tem uma interessante comparação entre este Webconverger, o Windows XP, a Apple e o EzWebPc que copiei para aqui:
E ainda é fornecido um serviço de personalização do Webconverger, como ter a homepage personalizada ou outras coisas mais! Sem dúvida que me parece ser uma excelente alternativa aos SO instalados por esses PCs nos Web Kiosks e afins.
Links: Webconverger homepage, screenshots, download
12 setembro 2007
[+/-] |
Navios e voltagens em divagações de standards... |
Só após atracarmos nalguns portos como o da Cidade da Praia ou Mindelo em Cabo Verde, ou em Santos ou Rio de Janeiro entre outros no Brasil, é que nos apercebemos dalgumas desvantagens em usar os 380VAC no navio. A voltagem que era fornecida nesses portos para alimentar os navios atracados era de 400VDC ou 440VAC, já não me lembro bem. Como consequência, o Sagres estando atracado ao cais, tinha de manter um funcionamento 1 ou 2 geradores, implicando a permanência de mais um electricista no navio. Não sei se estão a ver a coisa! Nós num país estrangeiro, farto de ver só homens durante dias seguidos e não podermos sair para conhecer o ambiente e a hospitalidade locais, era muita chato!
Outra das consequências era a de não podermos comprar alguns aparelhos eléctricos no Brasil que eram autenticas pechinchas, porque a sua tensão de alimentação era de 110VAC. Estes são apenas alguns problemas concretos e que acabam por ser dispendiosos para nós todos, devido ao facto de não haver uma tensão eléctrica standard em todo o mundo. Eis uma imagem que copiei do Tugatrónica do meu colega electrão no Planet Geek, em que mostra as diferentes voltagens standards pelo mundo:
Para além desta situação eléctrica, basta darmos um salto à Grã-Bretanha e encontramos galões em vez de litros, milhas em vez de quilómetros, polegadas em vez de centímetros, etc, etc.
Agora acho engraçado virem alguns experts, quase todos da Microsoft ou a soldo dela, virem dizer que haver mais que um standard é que é bom, referindo-se ao ooxml e ao odf.
Todos temos a ganhar se um determinado standard for único, e apenas alguns muito poucos ganham havendo mais que um standard. Aliás, se o standard não for único, não é standard!