30 maio 2006
[+/-] |
Para quem acha que ler crónicas é cansativo... |
[+/-] |
Tutorial para o Wordpress |
29 maio 2006
[+/-] |
Pérolas de Agostinho Oliveira.. |
«Continuo a acreditar [no apuramento], tal como o Einstein o fez»
Agostinho Oliveira, treinador da Selecção de sub-21 (no Público)
«A Sérvia é uma equipa simples tipo arroz com feijão»
Agostinho Oliveira, antes de perder 2-0 com a Sérvia (no OJogo)
«Ainda não dá para nos enterrarmos»
Agostinho Oliveira, antes do último jogo (no IOL)
«Apostava forte em Portugal. Muito dinheiro não tenho, mas apostava forte na nossa selecção»
Agostinho Oliveira, na antevisão do arranque do Europeu sub-21 (no IOL)
28 maio 2006
[+/-] |
Os piores 25 productos de tecnologia |
Fontes: Pc World e IDG Now
27 maio 2006
[+/-] |
Desculpas.... |
Depois não prestava ainda, porque era muito díficil de instalar, muito complicado, instalação em modo texto e como tal uma boa desculpa para não mexer.
Já quando era mais fácil de instalar que o windows, ainda não chegava porque havia muito hardware que não era suportado, e tinha-se de compilar, e etc e como tal, deixa-me cá estar no windows.
Veio a revolução knoppix e com outras distribuições igualmente fáceis como o kurumin, e acabando por agora no ubuntu, em que é oferecido a quem quiser um sistema operativo completo, recheado de programas e acesso a mais de 16.000 programas do mundo debian, e grátis, e... "pois, mas há falta de software específico....."
Daqui a uns 2 anos, com o linux à disposição de toda gente, grátis, práctico, cheio de programas, aparecerá outra desculpa: "pois, mas há tantos e com tanta variedade que fico baralhado com o que escolher e por isso deixo-me estar no windows..."
Mas afinal que software específico é que ainda não há no linux? Existem milhares de pessoas por esse mundo fora, que fazem tudo e mais alguma coisa em todo o tipo de trabalhos e não necessitam do windows nem dos programas que nele trabalham, que raio de programas ainda faltam no Linux? Será o Photoshop? Mas quem precisa disso havendo o gimp? Macromedia? Existem outros, não tão bons é certo mas é dificil não chegarem para o que é preciso e ainda há o wine que pode emular os dois programas aqui referidos no linux. Autocad? Existem vários programas de cad em linux, inferiores é certo mas muitas vezes chegam e parece que o proprio autocad tambem a curto prazo terá versão em linux. Só espero que não se refiram ao IE ou o WMP que faça falta em linux.
Parece-me isso sim, é que o pessoal está habituado demais a programas que correm só em windows e esperam encontrá-los todos em linux, incluindo anti-vírus, adwares, desfragmentadores, etc e, em especial quem nunca mexeu, encontrar um sistema exactamente igual. E como não é, tem de se arranjar uma desculpa. Não sou fanático, até tenho um caixote com um windows 2000 onde faço experiencias, jogo por vezes um joguito, converto uns filmes, mas normalmente apenas lhe acedo via rede a partir do linux. Gosto de conhecer os pontos fracos e fortes dos dois, embora não tenha tido sucesso na procura de pontos fortes no windows, mas prontos...
Mas custa-me ver o pessoal e a imprensa a falar do produto windows vista, um sistema altamente consumidor de recursos de hardware e em que as novidades são já sobejamente utilizadas noutros sistemas operativos há anos. Efeitos de sombra, 3D? Experimentem o fedora 5, e basta um processador a 1Ghz com 256 de RAM para funcionar bem. A microsoft impinge um produto qualquer rasco e vai tudo atrás, como um rebanho de ovelhas....e depois vem-se com desculpas que no linux....
[+/-] |
Picasa entra no linux |
#sudo dpkg -i picasa_2.2.2820-5_i386.deb
ou
# su -
#
#dpkg -i picasa_2.2.2820-5_i386.deb
Muito simples e sem nada alem disto a assinalar. Espera-se mais boas novas da Google para breve...
24 maio 2006
[+/-] |
E como se ganha dinheiro com software grátis?? |
Primeiro é preciso insistir que lá por ser software livre e aberto não quer dizer que seja à borla, por outras palavras, não possa ser vendido! Atenção a isso!
Segundo, ora vamos lá imaginar um programador que nas horas vagas se entretem a fazer um programa, a melhorá-lo e a fornece-lo grátis à comunidade. Por exemplo, um pequeno programa em qt para o ambiente KDE. Será que está a perder tempo? Vendo bem, está a programar usando o KDE, a usar várias ferramentas nele incluidas e usando o próprio Linux à borla! São muitas horas de muitos programadores! Afinal está a perder tempo?
Terceiro, imagina que trabalhas numa aplicação, bom software por acaso. Existe uma ou mais empresas que o usam. Quem será o fulano mais indicado para dar suporte a esse software?? Pois é. Quem melhor para dar suporte que o próprio programador que o criou! Dar suporte é muito lucrativo! E o software em questão está à disposição de quem quiser, livremente. Ganha o desenvolvedor do software e as empresas que dele necessitam, pagando apenas o suporte e poupando na inexistencia de licenças...
Quarto, tem o pessoal que trabalha numa empresa de software criando e desenvolvendo determinado software para ela. Ela está sempre precisando melhorar e evoluir esse software e paga aos programadores para o fazerem, embora o software seja livre e grátis. Ou até programando aplicações para uma empresa que acaba por fornece-lo gratuitamente, mas depois a mesma empresa vai cobrar em formação, consultadoria, em projectos, etc. E os programadores que são seus funcionários recebem o seu vencimento.
O que se valoriza hoje não é o programa, mas sim a pessoa que está por trás dele. Faz lembrar a anedota dum tipo que tem o pc encravado e cheio de dados importantes e pede ajuda a um técnico. Ele vem, olha para o pc, e olha, e pensa e após carregar em 3 ou 4 teclas fica o problema resolvido. O primeiro fica contente e pede a conta. E é bem cara! Ele exige que justifique tão elevado preço e o segundo responde: 1€ por carregar nas teclas e 1000€ por saber quais as teclas onde devia carregar!
23 maio 2006
[+/-] |
Webmail diferente |
Deixo uma pergunta no ar: porque não fazer algo parecido, um servidor de mail ou algo similar mas portugues, de modo que os beneficiários fossem as entidades de obras de caridade portuguesas como a APAV, Liga Contra o Cancro, etc? No caso do Ippimal, o utilizador pode até escolher qual a entidade que deverá receber o dinheiro, aqui poderia ser identico. Hum?
Fonte: Linux.co.uk
[+/-] |
Aprendendo a trabalhar na shell |
22 maio 2006
[+/-] |
Pen artilhada! |
O Slax é uma distribuição em LiveCD e cabe num cd de 8mm, e é baseado no velho Slackware. Para quem quiser um cheirinho pode ver aqui uns printscreens e depois pode puxar via ftp ou bittorrent a(s) imagem(ns) pretendidas. Na página de downloads tem o Slax Sandard Edition que vem com o KDE, tem o Slax KillBill Edition que traz o KDE, wine, dosbox and qemu, podendo assim correr aplicações windows nativamente, tem tambem o Slax Server Edition que como o nome diz traz uma série de servidores (mete qualquer windows 2003 a um canto), tem tambem o Slax Popcorn Edition que vem com o XFCE por omissão e por fim tem tambem o Slax Frodo Edition que apenas tem o linux command prompt e drivers.
Julgo que estes Slaxs sejam material a não perder e ter um deles guardado numa pen é um jeitão!
[+/-] |
Curso de aprendizagem online |
Caso queira ver os filmes online, eles estão separados por tópicos tais como booting, terminal basics, file manipulation, programs, advanced commands, advanced networking, entre outros. E ainda é possível estudar uma série de textos em ingles sobre o Linux. Sem dúvida, um site a ser explorado. A imagem pode ser descarregada daqui.
21 maio 2006
[+/-] |
Quem conhece a microsoft? |
"...dentro de poucos anos a pergunta ..., quem é que conhece a Microsoft?, terá respostas .... «Um sistema operativo que me dava gozo rebentar», «uma plataforma caríssima, pesada, insegura e sempre a avariar que era obrigatória usar no escritório», «uma cena que os meus velhos compraram para eu poder correr os jogos e ir à net», «o colector de vírus e outros lixos» e outras que não consigo imaginar. Bill Gates estará reformado a jogar às cartas com o seu amigo Warren Buffet, Steve Ballmer olhará o seu relógio de ouro e a colecção de vídeos com os seus pulos e berros e um CEO recrutado pelos accionistas entre a nata dos escriturários formados nas melhores universidades será principescamente pago para manter as tetas da vaca a pingar uns cêntimos por acção, a razão de ser dos accionistas."
Fonte: Expresso
[+/-] |
Linux Command Directory |
Já aqui falámos no site ss64, onde se pode encontrar a syntax para comandos linux e não só. Já aqui falámos também no Linux Man Pages, este inclusive contém toolbar para o firefox.
Mas como recursos e dicas nunca são demais, aqui está mais uma página (da O'Reilly), a Linux Command Directory com uma listagem de 687 comandos. Todos os links dos comandos apontam para a versão online do livro "Linux in a Nutshell".
[+/-] |
E que tal uma ajudinha nas traduções? |
E não é dificil traduzir, basta ter conhecimentos de ingles e alguma disponibilidade. Dá-se um saltinho a este site do ubuntu-pt e faz-se um registo com um mail válido. Pouco depois recebe-se um mail e nele estará um link onde podes e deves acabar o registo. Depois podes informar-te do que há para traduzir e escolhes um programa que esteja à espera de ser traduzido e é começar a trabalhar nele!
Para ajudar até existe uma lista de uniformização para a tradução de termos, que dá um jeito danado!
Partilhar os conhecimentos sabem sempre bem, vá lá...
[+/-] |
Um tour pelo Ubuntu |
20 maio 2006
[+/-] |
Vírus e sistemas... |
Vou tentar explicar o processo de infeção nos dois sistemas de um modo simples, embora possa não ser exactamente como o vou descrever, mas a ideia espero que fique clara.
No windows, um utilizador navega (vai nadando) com o seu ultimo modelo do Internet Explorer, entra num site não aconselhado e sem que ele se aperceba, um ficheiro executável é descarregado para o disco rígido, é executado, é instalado e contamina todo o pc sem que o utilizador alguma vez se aperceba sequer do que está acontecer!
Para resolver a contaminação, muitas vezes é necessário reinstalar todo o sistema operativo.
No Linux, o mesmo utilizador navega (vai surfando) até ao mesmo site no seu Firefox, e o navegador abre uma janelinha a perguntar se pode descarregar o executável. Como não é um expert, o utilizador autoriza. Depois o tal utilizador terá que ir à pasta onde foi descarregado e dar permissões de executável ao ficheiro para que ele possa fazer alguma coisa. De seguida, pode então executar o binário e contaminar a sua "home".
Neste caso, apenas bastará a "home" do utilizador ser eliminada para resolver o problema.
De um modo geral, tanto a contaminação é muito diferente como até o modo de a tratar entre os dois sistemas, sendo o windows o mais prejudicado. Não porque o windows seja o sistema mais utilizado, mas porque ele nunca foi pensado para ser um sistema seguro, mas sim para ser fácil, simples e práctico
Em resumo, o windows foi e continua a ser, construido descurando completamente a segurança do seu funcionamento. Como se ainda não chegasse, a microsoft vende caríssimo um produto sem segurança e irá começar a vender outro produto para proteger o primeiro! E há otários que vão na conversa...
Quanto ao Sr Paulo Silva da Panda Software, a técnica é bem conhecida nas feiras e nos meios publicitários, lança-se um problema ou medo para o ar e de seguida mostra-se um produto para o resolver. Dias depois de ele lançar estes receios para o público, apareceu um anti-vírus para linux da Panda software...
19 maio 2006
[+/-] |
Ubuntu já aceita pedidos para o Dapper Drake!!! |
Mas atenção: a nova versão só estará disponível em Junho, logo a recepção dos cds via shipit ainda pode demorar até 6 semanas após a saída do Dapper Drake! Para os apressados tambem é possível fazer o download via ftp e para os mais entusiastas, tambem há alguns produtos, sem ser software, que podem ser adquiridos.
[+/-] |
Revista da Mandriva |
A Inside nº 1 está aqui enquanto que a nº 2 está aqui. Ambas estão em pdf, coisa que qualquer Evince abre... :)
16 maio 2006
[+/-] |
Wallpapers changers em gnome |
#apt-get install wallpaper-tray
#python install.py install
Ambos são muito simples de instalar e configurar, por outras palavras são programas à Gnome! Fica ao critério de cada um aquele que melhor se adapta ao seu gosto.
Gnome: keeping it simple.
[+/-] |
Canivete suiço para imagens... |
Nada que a mais-que-poderosa consola não resolva rapidamente e eficazmente! Abrir o gnome-console ou outra da sua preferencia e :
$convert imagem.png imagem.jpg
Caso então se queira converter um grupo de imagens jpg para o format png é este o comando:
$mogrify -format png *.jpg
Este mogrify é mesmo pau para toda a obra, convem consultar o help dele, insisto nisso!
$mogrify -help
Mas para quem ainda não saiu das trevas, tambem há uma versão para windows! Podem puxá-la daqui!
Fontes: ImageMagick
14 maio 2006
[+/-] |
Nautilus, um excelente file manager |
É para a pasta ~/.Trash que vão os ficheiros apagados localmente. Nos volumes montados, o Nautilus cria uma pasta .Trash-uid caso se apague algum ficheiro, desde que haja permissões. Caso se queira apagar mesmo os ficheiros em vez de ser criada a pasta .Trash é ir ao Editar > Preferencias | Comportamento e selecionar a opção " Incluir o comando Apagar que bypass o Lixo".
Emblemas e ícones podem ser adicionados a pastas ou ficheiros para lhes dar mais informações. Basta selecionar o item e com o clique direito do rato escolher propriedades, e a partir daí adicionar emblemas, notas e mais umas outras funções. O que for adicionado ao item, não altera o mesmo, o que é importante! Podem ser atribuídos até 4 emblemas para um ficheiro ou pasta se o modo de visualização for ver como ícones, mas apenas 1 emblema caso o modo de visualização seja ver como lista.
O Nautilus tem dois modos de visualização, o spatial e o browser. Ele usa o primeiro por omissão e abre uma nova janela por pasta aberta. O modo browser tem uma janela lateral do lado esquerdo com a vista em árvore e é na mesma janela que são abertas as pastas. Para alterar o modo é ir ao Editar > Preferencias | Comportamento e selecionar "Abrir sempre em janelas do browser". Ao alterar entre modos haverá opções que aparecerão e outras que desaparecem.
O Nautilus usa a sintaxe URI ( Uniforme resource identifier). Como exemplo os ficheiros locais são referenciados na barra de localização usando o prefixo file://. O URI para a pasta root é file:///. Alguns URIs especiais tambem são reconhecidos:
computer:///
network:///
burn:///
smb:///
x-nautilus-desktop:///
file:///
trash:///
Estes URIs podem ser abreviados retirando as barras triplas (computer: ou network:).
Se selecionar Ir > CD/DVD creator irá para a pasta CD/DVD Creator com um botão em cima "Escrever no disco". Basta arrastar ficheiros ou pastas para aí e queimar o cd/dvd! A pasta é virtual mas a funciona muito bem.
Quando se adiciona uma pasta aos bookmarks do Nautilus, a localização é salva numa pasta oculta chamada ~/.gtk-bookmarks e são guardados usando as sintaxes URI. Ele ainda salva como história as ultimas 10 pastas visitadas.
Resumindo, o Nautilus tem percorrido um longo caminho podendo se dizer que está um file manager muito elegante, agradável para trabalhar e muito competente.
Fonte: LinuxboxAdmin
[+/-] |
Tens uma máquina com Ubuntu? |
Se tens uma máquina "powered with" Ubuntu ou Kubuntu e não tens o autocolante respectivo, é como se não tivesses máquina com Ubuntu!! Eh eh
Há que admitir que fica sempre bem mostrar o pc ou o portátil com o autocolante "Powered by Ubuntu" ao invés de "windows powered", que acho ser vergonhoso....
Encomenda-se aqui o autocolante.
[+/-] |
Firefox continua subindo |
Segundo o IDGnow, o Firefox continua a subir nas preferências dos surfistas da net, atingindo practicamente os 12%, enquanto que o IE continua a cair e já ficando pelos 85%. Claro que os recentes bugs descobertos altamente críticos no IE e a incapacidade e a disponibilidade para os resolver em tempo útil são de uma incompetência gritante e tem ajudado à queda do mesmo.
- Firefox = 68%
- IE = 25%
13 maio 2006
[+/-] |
Alinex, distribuição a apoiar |
A Universidade de Évora apanhou a boleia do gnuLinEx e tendo como objectivo a criação duma distribuição de linux de língua portuguesa e aproveitando o apoio existente em suporte para hardware, documentação e formação da Linex, criou o Alinex. Assim pode dizer-se que o Alinex é orientado para utilizadores portugueses e tende a contribuir para o desenvolvimento da sociedade de informação portuguesa. Encontra-se em download nesta página as isos do Alinex.
Fontes: Alinex
12 maio 2006
[+/-] |
Videos da Novell |
[+/-] |
Internet maravilhosa! |
Convido-vos a visitar este site, it's a wonderfull internet, necessário flash!
[+/-] |
OpenSUSE 10.1 já está disponível |
Já agora deixo o link para o fórum portugues do SuSE, sempre útil!
10 maio 2006
[+/-] |
Tinham sido avisados! ODF é standard! |
Desde 8 de Maio de 2006, o Open Document Format passou a ser uma norma internacional, a ISO/IEC 26300.
O formato DOC, PPT/PPS, XLS estão mortos!!! Obsoletos!
O pessoal já tinha sido mais que avisado para não usar formatos proprietários, em especial do pseudo-standard do Microsoft Office. A 25 de Maio de 2004, a UE tinha-se pronunciado contra os formatos proprietários de documentos e apelando à sua normalização em XML.
O OpenOffice.org e o StarOffice foram os primeiros a utilizar o formato ODF desde o ano 2000.
De futuro, qualquer folha de cálculo ou texto editável ou apresentação será de um formato diferente do que tem sido feito até agora.
Concluindo, todas as organizações terão de pagar por terem estado a usar um formato proprietário e terão de começar a planear as caras migrações que se aproximam!
Os formatos proprietários de documentos estão mortos e obsoletos, é favor pararem de os usar! Podem usar programas proprietários ou livres, pagos ou à borla para fazerem as vossas apresentações, folhas de cálculo ou texto editáveis na nova norma standard ODF. Eis alguns exemplos:
Existe tambem disponível um plugin para o Office da microsoft para poder acessar aos foramtos ODF.
Fontes: OASIS, Planeta asterisco
[+/-] |
Publicidades |
Parece que a Apple tambem se está a fartar de ver um produto claramente inferior (windows) ser vendido como algo de boa qualidade, e decidiu fazer uns anúncios comerciais para serem passados nos EUA e tem como lema: "Get a Mac". São 6 filminhos que podem ser vistos ou puxados do site da Apple e que podem ser reproduzidos com o quicktime ou player compatível. Aqui vi maravilhosamente com o Totem. São uns anúncios bem-humorados em que aparece um jovem (Mac) e um seu tio (PC Windos) e em que há sempre uma conversa entre eles, ficando o tio sempre a perder...
09 maio 2006
[+/-] |
ajaxOS e eyeOS |
Hoje tive conhecimento de 2 projectos muitos interessantes, os quais acredito que em breve venham a ter muitos seguidores.
O primeiro é o ajaxOS, uma distribuição linux baseada no Linspire com algumas funcionalidades extra para aplicações web. Como o nome indica, este SO faz uso e abuso do ajax (Asynchronous JavaScript And XML) e suas ferramentas, uma técnica de desenvolvimento de aplicações web interactivas. Este SO, numa empresa em que tenha a vertente servidora disponivel internamente, tem significativas reduções de custos e de manutenção.
O segundo projecto é o eyeOS, é similar ao anterior, mas ao mesmo tempo diferente, pois este não é realmente um sistema operativo, é uma aplicação cliente ajax "all-in-one". É um "office" virtual, onde todos seus componentes estão disponiveis no browser.
08 maio 2006
[+/-] |
Ler e pesquisar nunca fez mal a ninguem! |
Tenho um amigo que mal trabalha num pc, limitando-se a navegar e a ler uns mails, embora com poucos conhecimentos, não é "burro". Dei-lhe um pack do ubuntu, um knoppix e um kurumin para saborear o doce sabor do paraíso e poder testar a sua máquina e conhecer ambos os windows managers (kde e gnome) que os livecds tem. Ficou encantado com o ubuntu, com a velocidade, a qualidade de programas e a sensação de segurança que há muito perdera com o windows. Pesquisou no cd e nos foruns do ubuntu além do muito instrutivo Guia do hardware e preparava-se para substituir completamente o sistema operativo residente no seu pc.
Noutros casos, mais vulgares, o vício do windows já esta tão emprenhado no utilizador que cria os mais variados anticorpos ao linux:
- É difícil instalar programas!
- O linux não tem photoshop
- Se não dá para instalar o emule bowlfish então não serve
- Meu modem superultramega USB não funciona em linux!
- Como instalo o HL2?
- É dificil encontrar documentação e apoio para Linux!
- Como instalo o msn?
- E o antivirus? Se não há antivirus decente, linux não presta!
- Há programas para remover adware no Linux?
- Instalei linux numa partição àparte e agora o ficheiro hhffdd.doc n'Os meus documentos do windows não abre! Foi o linux!!
- etc, etc, etc...
No segundo caso parece-me que o pessoal que tanto demorou a aprender alguma coisinha no windows, tenha dificuldade em abrir a mão do que sabe e se meta em algo quase novo onde tenha de recomeçar a aprender quase tudo.
Pessoal, para começar a usar o Linux deve-se ler um pouco, acreditem que não faz mal!! Ler e pesquisar nunca fez mal, muito pelo contrário! Para quem gosta do irc, no servidor Freenode encontra centenas de salas dedicadas a imensas distribuições de linux e em várias línguas, com pessoal pronto a dar uma ajudinha.
Na net, e fazendo uma busca por Linux no google encontra-se logo 1.180.000.000 resultados!! É muita coisa! Claro que a maior parte tem pouco interesse mas há muitos sites com imensa informação e de qualidade, incluindo livros grátis para imprimir. Volto ao site Guia do Hardware ou o projecto de documentação Linux, são sites muito valiosos!
Local não muito frequentado mas que é muito bom para pedir uma ajudinha são os newsgroups. Para aceder aos mesmo basta o thunderbird, outlook express (que vivamente NÃO ACONSELHO) pan, knode, etc.. e conforme o ISP que utilizem, basta configurar o cliente de news com o servidor ( news.netcabo.pt, porta 119 no caso da netcabo) e depois adicionar os grupos respectivos que no caso de Portugal é o pt.comp.so.linux .
Mas existem mais de 40.000 grupos internacionais sobre todos os assuntos, logo é só escolher os que podem interessar, Caso se interessem por kde, ou debian, ou grupos que falem portugues, mesmo que brasileiro (excelentes, por sinal) é só procurar e em segundos fica-se com acesso a milhares de questões, respostas, dicas, dúvidas, etc, etc...
" O díficil é aprender a ler, o resto está escrito!"
07 maio 2006
[+/-] |
Categorias |
Após pouco mais de 2 meses de existência do Tux Vermelho, os posts começam a ser bastantes (quase 100), complicando a pesquisa de informação... "Aquele artigo que tinha umas dicas interessantes será que foi escrito em Março e qual era nome mesmo?"
Decidimos organizar os posts por categorias..., mas o blogger não tem essa funcionalidade (porquê?), assim e após googlar um pouco optámos por usar o Greasemonkey Method e as Freshtags, as quais fazem uso das ferramentas do Del.icio.us. Aproveitando a deixa, alterámos também o acesso aos arquivos dos meses anteriores, de modo a ocuparem menos espaço da barra lateral.
Ainda temos algumas coisas para afinar, mas nada de especial. Acima de tudo esperamos que estas novas funcionalidades vos sejam úteis.
Sugestões são sempre bem-vindas.
[+/-] |
Aplicações Google a caminho |
A ambição do Google é tornar o Picasa tão fácil de instalar como no windows, coisa que eu não entendo muito bem. Será que eles querem complicar a instalação de programas no Linux? Há algo mais fácil de fazer do que instalar programas no Debian e Debian-likes???
Continuando, se for bem sucedido a portagem do mesmo para Linux, futuras edições do Picasa seriam construidas para o Wine APIs, em vez de para windows, para que assim fiquem disponíveis simultaneamente para várias plataformas! Especula-se tambem que a versão Linux do Google Talk está iminente, segundo o desenvolvedor do Gaim, Sean Egan. Esperamos para ver...
05 maio 2006
[+/-] |
Open Document Format |
Desde 3 de Maio do presente ano, o Open Document Format (ODF) passou a ser o standard internacional, tendo ficado com a designação ISO/IEC 26300. Trata-se de uma inovação Open Source, que foi revista, analisada e finalmente adoptada como standard internacional.
Este standard irá permitir completa compatibilidade entre pacotes office, tais como StarOffice, OpenOffice, Koffice e...eventualmente (se a MS adoptar este standard), o MS Office. Ora isto permite ao utilizador final, uma melhor escolha de produtos, pois sabe à partida que os documentos são compativeis entre aplicações e permite que estes sejam acessiveis em qualquer altura, em qualquer SO e por qualquer ferramenta que tenha adoptado este standard.
Esta aliança é formada por muitas empresas, associações e instituições, entre as quais constam IBM, EMC, EDS, Mandriva, Novell, Oracle, etc.., a lista completa pode ser consultada aqui. Claro que a Microsoft não faz parte desta aliança, aliás estes vão colocar a "sua" própria especificação (Open XML) para consideração ISO...
Fontes: Consortium; ODF Alliance
03 maio 2006
[+/-] |
Google code está a dar T-shirts. E 4500€ |
Atenção pessoal! O prazo para a entrega das propostas para o Summer of Code acaba já na segunda-feira!! Para quem não sabe, o Summer of Code é um programa do Google em que eles pagam quase €5000 e ainda uma T-shirt (!!) para quem for aceite e terminar com sucesso a sua proposta, que não são mais que melhorias a projectos de software livre! Mais concretamente é na página do Google Code.
[+/-] |
Ubuntu com glx |
Será que se fossem comprar um carro novo ao stand e o pagassem a pronto pagamento, achariam normal ter que telefonar ao representante da marca para lhe pedir autorização sempre que quisessem pôr combustível ? Ou sempre que quisessem abrir o vidro do tejadilho? Se calhar não.....
Enquanto isso, no outro sistema operativo que não cobra licenças nem anda a espiolhar os utilizadores, os programadores dão-se ao luxo de fazer estas coisinhas, sem precisar de WGA nem de hardware especial. Um cheirinho do GLX em Ubuntu.
[+/-] |
Meebo |
Solução: vais ao meebo e ligas-te por lá, seja pelo msn, seja icq, seja jabber/gtalk ou seja yahoo! Até tem o site em portugues para quem seja não pesque outras línguas. Site para guardar nos bookmarks!
02 maio 2006
[+/-] |
Funções ZZ |
O autor deste trabalho é um tal de Aurélio Jargas Marinho que criou estas funções para uso com a shell Bash e são consideradas geniais. Elas podem ser chamadas directamente a partir dum prompt de uma shell bash para fazer servicinhos muito uteis.
Exemplos das funções zz podem ser a consulta ao serviço de dicionários Babylon para tradução de palavras, calculadora, cotação do dólar, conversão de arquivos para o formato unix e Dos.
Para serem chamadas na linha de comandos basta algo como: zzajuda, zzarrumanome, zzbeep, zzbugzilla, zzchavepgp, zzcores, zzdolar, zzdominiopais, zzlinux2dos, zzmaiores, zzcalcula, zztrocaarquivos, zztrocapalavra, zztrocaextensao, etc
Com o sucesso das funções zz, Henrique Cabral desenvolveu uma interfaze gráfica, a ZZ Online, que se liga a um webserver para trabalhar com as ditas funções. O ZZ online é escrito em C# e utiliza o .NET da microsoft, por isso implica puxar o .NET Framework da microsoft... Já tou a ver muita gente a torcer o nariz por causa deste pormenor do .NET.. Mas isto é só para quem usa windows e gosta de brincar com ele.
Fontes: Funções ZZ, ZZ Online
[+/-] |
OpenBSD 3.9 is out! |
Pode-se descarregar via torrent, via ftp, mandar vir os cds e até pode dar-se uma doação aos tipos pelo excelente trabalho.
01 maio 2006
[+/-] |
How-to para cameras digitais |
O pacote mais importante é gphoto2, pois com ele dá para fazer tudo via linha de comandos. O gtkam é um GUI para ele e encaixa perfeitamente no Gnome. Para trabalhar no KDE é necessário o Konqueror e o Kamera, como o primeiro vem quase sempre instalado por omissão, só se instala o segundo aplicativo. Indo à parte difícil de instalar programas:
#apt-get update
#apt-get install gphoto2 gtkam kamera
Caso a camera não seja detectada, selecione a camera na lista e em princípio aparecerá à esquerda na barra lateral. Pode confirmar se a sua máquina está na lista das cameras suportáveis no site da gPhoto.
O gphoto não reconhece o modelo da sua camera? Abra uma consola e digite:
$gphoto2 --auto-detect
Tambem se pode descarregar as fotos sem programas gráficos, nada como a simples e poderosa consola:
$gphoto2 --get-all-files
Se mesmo assim a sua camera se armar em difícil, volta-se à linha de comandos e no caso da camera estar ligada no device "/dev/sda1", digita-se:
#mount /dev/sda1 /mnt
Para ver o que está ligado no USB:
#dmesg | grep sd
[+/-] |
Firefox como de costume... |
Só escrevo este artigo para lembrar que neste momento, informação da Secunia, o mozilla Firefox com todos os patchs e correções instaladas é afectado por 4 bugs considerados "pouco críticos".
Quem ainda não usa o Firefox, vá-se lá saber porquê, pode puxá-lo daqui.
Fonte: Blog sobre Firefox