Deixo aqui uma lista com muitos itens mas que ainda pode ser aumentada.
- Linux não tem problemas com viroses. Com Windows, nem o Steve Balmer consegue livrar-se deles. Mais? Why Linux isn't affected by Viruses.
- O Linux não precisa de desfragmentação. O sistema de ficheiros é bastante eficiente e acomoda os dados de tal maneira que não precisa ser desfragmentado. Mais? Lê aqui.
- Linux não tem DRM!!
- O Linux não crasha sem razão aparente. O núcleo do sistema operativo (kernel) é separado do GUI (X-window) e das aplicações (Openoffice, etc). Mesmo que uma aplicação crashe, o núcleo do SO não é afectado. No Windows, se o Internet Explorer crashar, vai todo o sistema atrás....
- O Linux não precisa de reinstalações frequentes. Em Windows, se o sistema crashar, é extremamente difícil recuperá-lo, e é seguramente mais fácil reinstalá-lo. Com isso, muitas aplicações e preferências serão perdidas, e enquanto que as aplicações terão de ser reinstaladas, as preferências nem sempre serão recuperadas. Em Linux, reinstalações do mesmo só por falha fatal do disco rígido enquanto que muitas das coisas podem ser reparadas sem recorrer à reinstalação. Os benefícios são enormes, as preferencias e definições dos utilizadores podem ser preservadas mesmo que o sistema operativo tenha de ser reinstalado, bastando para tal haver uma partição separada para a /home.
- O Linux não precisa de reboots por tudo e por nada. O Linux é altamente estável e mesmo que uma aplicação crashe, o sistema não precisa de ser reiniciado, basta reiniciar a aplicação ou o serviço em causa.
- O Linux consegue ler em mais de 100 tipos de sistema de ficheiros. O Windows fica limitado aos seus dois sistemas de ficheiros (FAT e NTFS).
- Com o Linux tu podes ter o seu código-fonte e o direito de modificá-lo ou repará-lo se o quiseres e conseguires.
- O Linux pode ser instalado em qualquer partição lógica. O Windows apenas pode ser instalado em partições primárias. Mais? Sugestões de particionamento.
- O Linux é escalável, desde o PDA/telemóveis até supercomputadores.
- Linux corre missões críticas de aplicações e exemplos vem da Boeing.
- Linux tem menos bugs do que o software proprietário o que resulta na maior estabilidade. Mais? Estatísticas.
- Podes partilhar todo o software com os teus amigos, pois é legal fazê-lo!
- Linux é menos dispendioso, não só porque o sistema operativo é grátis, mas também as aplicações o são. Como o Linux não tem problemas de viroses, não há necessidade de recorrer a antivírus.
- Tanto o Linux como o Windows tem terminais de ambiente shell ( command prompt, consolas), só que o ambiente shell em Linux é incomparavelmente superior, podendo escrever-se programas inteiros num terminal.
- Linux pode correr dum CD, duma pen USB ou pode ser instalado num disco rígido. Windows, por omissão não tem essas opções
- Há grandes possibilidades de que o Windows tenha back-doors de modo que certas instituições (Governo dos EUA através das suas agências de espionagem) tenham acesso aos seus dados quando o quiserem fazer. Em Linux isso é impossível de acontecer porque o software é de código aberto e por isso se houvesse algo de errado, seria facilmente detectado e removido. Mais? How NSA acess was built into Windows.
- Tanto o Windows como o Linux tem um ambiente gráfico de trabalho, só que o Windows apenas tem um. Em Linux tens vários e podes usar o que quiseres e que mais gostares, sejam mais completos, mais bonitos, mais rápidos ou nem sequer usar um ambiente gráfico.
- Quase todas as distros de Linux vem cheias, ou com acesso rápido a milhares de aplicações como suites de office, software edição de fotos, etc. Não só tens o sistema operativo de borla, como não tens de pagar para teres as aplicações.
- Grande parte das distros trazem o Openoffice.org que tem a capacidade de escrever documentos e apresentações em PDF ou Flash. Com Windows terás de comprar software adicional (ou usas o Openoffice.org para windows).
- Quase todas as distros trazem IMs como o Gaim ou o Kopete, e que se podem conectar a todos os protocolos (Yahoo, msn, ICQ, etc). Com o Windows vens limitado ao MSN, que apenas se conecta com outros programas que usem esse protocolo ou o do Yahoo. E tem publicidade intrusiva... Pelo menos, os utilizadores do Windows podem usar outros programas multiprotocolos, puxando-os à parte.
- Copiar/cortar e colar é mais simples, basta selecionar o texto e no local de destino clicar com o botão do rato do meio. Mais fácil e rápido que o Ctrl+C / Ctrl+V do Windows e que também funciona em Linux!
- É fácil instalar um Media Center no teu PC com o Linux. Não precisas de comprar software adicional ou instalar um sistema operativo diferente. Mais? Instruções.
- Linux já há muito tempo que tem desktops a 3D, seja o XGL ou o AIGLX ou o Metisse. E sem exigir hardware ultima geração!
- Múltiplos "cortar e colar", basta usar o Klipper ou o Glipper que ele vai memorizando várias sessões de cópias.
- Imensas funcionalidades existentes no Konqueror ou Nautilus que vem por omissão, como ripar CDs, espaço em disco, etc e nem por sombras vem com o Explorer do Windows.
- Vários gestores de ficheiros que podemos usar a gosto em Linux ( Konqueror, Nautilus, Thunar, Xfe, xFfm4, etc), enquanto que no Windows apenas tem o Explorer. É certo que depois podes puxar outros comerciais e não só.
- Practicamente qualquer distro vem já com excelentes aplicações de bases de dados como o MySQL ou o PostgreSQL.
- Linux tem vindo a ser utilizado em clusters de supercomputadores, aliás, a maior parte dos supercomputadores no mundo usam Linux. Windows nem sonha a tal!
- Em Linux podes ter vários utilizadores logados ao mesmo tempo, seja com ou sem GUI, bastando saltares de uns para outros com algumas teclas do teclado... Linux é multi-utilizador e multi-tarefa!