31 março 2007
[+/-] |
Wow, little .ani crashs down Vista.... |
Claro que a Microsoft já deve estar a tomar medidas, até porque esta situação já tinha sido descoberta em Janeiro de 2005, cof, cof, cof,.....
Para minorar a vergonha convém informar que não é só o SO mais seguro do mundo que é afectado (Vista), este bugzito também afecta o XP, 2003 server e até o win2k...
Baseado nos links: Flexbeta, Betanews, McAfee( com direito a filminho)
[+/-] |
Revistas de Linux, diferenças.... |
Fonte: Lenz Grimmer's blog
30 março 2007
[+/-] |
Evolution para Windows |
A notícia não é fresca, é já de 9 de Março mas o LifeHacker chamou á atenção. O Evolution tem uma nova versão para a plataforma Windows, a 2.8.2-2. Ao instalar, não esquecer de primeiro desinstalar a versão anterior, senão está o caldo entornado! Para quem não saiba, o Evolution é a opção livre e free que substitui o Microsoft Outlook, podendo ligar-se ao Microsoft Exchange Server.
Quanto à versão para o Windows XP SP3 codename Vista, ainda não existe nem parece ser prioritária. É apenas para XP.
Links: Homepage e Screenshot
29 março 2007
28 março 2007
[+/-] |
Fora com o ponteiro do rato! |
Ora aí é que entra o unclutter. Esta pequena aplicação para o X11 tem como única função esconder o ponteiro do rato, caso não estejas a utilizá-lo. E se não usas o ponteiro, qual a razão para estar visível? A princípio até eu julguei que este unclutter não fizesse sentido, mas agora que estou a escrever este artigo e não tenho a necessidade de tirar o raio do ponteiro que teimosamente costuma estorvar, já o acho indispensável!
Para instalar em Debian e afilhados é o apt-get do costume. Para usar o unclutter basta escrever no terminal/consola:
$unclutter &
E em 5 segundos o ponteiro desaparecerá até que o rato seja mexido. Algumas opções:
- -idle 2 (Após 2 segundos desaparece o ponteiro)
- -keystroke (Assim que começares a escrever no teclado, o ponteiro esfuma-se)
Se quiseres usar sempre esta indispensável aplicação, coloca a seguinte linha no .xsession, .gnomerc, no "start programs" ou seja lá onde coloques os comandos para serem executados no arranque ou login da tua sessão:
unclutter &
Fonte: Debian Package of the Day
27 março 2007
[+/-] |
A netcabo continua a surpreender pelos piores motivos!!! |
A semana passada enviaram-me um mail publicitário a convidarem-me para assinar a factura electrónica da Netcabo, que com isso havia menos eucaliptos cortados, mais ambiente, blá blá blá e por acaso até se esqueceram de dizer que iriam diminuir as despesas deles em papel, tinta e correio. Mas eu não sou obrigado aceitar o que não quero e gosto que os correios tenham trabalho! Até gosto de ver a folha em A4 com pub aos canais da TVCabo que vem junto com a factura.
Não esperava é que desde ontem quando a navegar pelos meus sites favoritos, a página cujo endereço digitava não abria e aparecia o anúncio da Netcabo a pedir que assinasse a faturação electrónica!
Ainda pensei em ter clicado em algo sem querer! Mas após ter acontecido pela terceira vez esta situação durante a noite, e ser impedido de aceder à minha conta do Gmail, é que realmente percebi a atitude deplorável que me estavam a fazer e a muitos outros clientes da Netcabo, com toda a certeza!
Os clientes que lhes estão a encher os cofres, estavam e estão agora a ser impedidos de navegar pelos seus sites enquanto não levassem com este spam da Netcabo!! Na práctica, ao digitar um endereço na barra de endereços como:
http://www.planetgeek.org/
Abria-se o seguinte endereço:
http://212.113.171.35/bulletins/Factura_Electronica/index.html?policy=
122&url=http://www.planetgeek.org/
Usei o adblock do Firefox para filtrar aquela bosta da netcabo:
A coisa funcionou e tive acesso imediato ao Gmail, mas pouco depois apercebi-me que não tinha solucionado este problema e na práctica, tinha ficado parcialmente impedido de navegar pela net!!
Enquanto não abrisse o anúncio ( e não abria devido ao adblock), também não abria o endereço que tinha solicitado na barra de endereços!
Telefonei para aqueles filhos da p*** e após uma demora de uns minutos, provocada pela enorme quantidade de clientes da netcabo com o mesmo problema, comprometeram-se brevemente a desligarem a merda que fizeram!
A Netcabo continua a descobrir novas formas de criar ódio com os seus clientes! Sempre na frente como de costume! E agora é que exigo mesmo a factura detalhada pelo correio, sem falhas!!!
26 março 2007
[+/-] |
Ferramentas indespensáveis a um informático. |
- Darik’s Boot and Nuke - Uma disquete que garantidamente destrói tudo num disco rígido, assim não vão aquelas fotos da namorada parar em muitos mails por aí...
- Ophcrack - Um LiveCD de Linux que irá crackar a password do administrador do Windows, just in case de esquecimento ou falta de lembrança....
- Ultimate Boot CD - Mais de 100 ferramentas de diagnóstico num CD bootable para analisar e reparar discos rígidos e problemas de arranque. Sem dúvida, muito útil!!
- Offline NT Password & Registry Editor - Um utilitário cuja função é fazer um reset às passwords de utilizadores do sistema NT. No caso de não se conseguir ou não se ter tempo com o Ophcrack, é fazer um reset com esta ferramenta.
- Knoppix - O também conhecido canivete suiço do Linux, o espectacular LiveCD ou LiveDVD do Knopper, carregado de software, com detecção de hardware automático, suporte a imensas placas gráficas, placas de som, etc, etc, etc. Pode ser usado como um sistema operativo para trabalho, para educação/ formação, como sistema de resgate ou ser adaptado e usado como plataforma para demonstração de produtos comerciais de software. É preciso fazer um desenho?
- gparted - O Gparted é uma aplicação da Gnome para edição de partições, e com ela podes alterar, apagar, criar ou modificar as tuas partições do disco rígido. Substitui totalmente o Partition Magic.
- Hiren’s Boot CD - Este CD bootable está cheio de ferramentas úteis, caso não encontres o que precisas nos outros acima mencionados, és bem capaz de encontrar aqui....
[+/-] |
Linux Media Center |
As instruções detalhadas para o download e instalação do LinuxMCE, sobre o Ubuntu 6.10 estão todas neste wiki do LinuxMCE.
Quanto às características e as suas potencialidades, fica aqui um link para um vídeo no Google Videos onde se faz uma apresentação exaustiva do LinuxMCE e uma comparação com o Windows Media Center.
[+/-] |
MultiTail, visualizador de logs |
Uma das últimas aplicações em destaque que me chamou à atenção, foi o MultiTail. Esta aplicação é um ferramenta de monitorização de logs muito configurável. E para além de se poder monitorizar vários logs, também é possível ver as saídas de outros comandos como rsstail, wtmptail (utilizadores a fazer logins e logouts) ou nagtail. Mas este MultiTail é uma aplicação de terminal, e quando em execução, ele pode dividir o terminal/consola em múltiplas pequenas janelinhas.
Para além de poder dividir o terminal/consola em pequenas janelas, também pode juntar vários logs numa janela só. E ainda tem "colorschemes".
Penso que esta ferramenta tenha bastante utilidade na administração de servidores. Para além da Debian, também está disponível para o Ubuntu desde a versão Warty.
Links: Homepage, features, screenshots
25 março 2007
24 março 2007
[+/-] |
Diz a nódoa ao sujo: és o mais limpo de todos! |
Durante esse período, o Windows teve 39 vulnerabilidades, 12 das quais severas e a Microsoft demorou em média 21 dias a corrigi-las. Segundo o relatório, a Red Hat demorou 58 dias para resolver 208 vulnerabilidades. E continua o relatório dizendo que no Mac OSX foram encontrados 43 vulnerabilidades e demoraram 66 dias para resolver os bugs.
Com base neste relatório, a Symantec indicou o SO da Microsoft como o mais seguro de todos.
O problema então deve ser meu que não consigo perceber e encontrar a tal segurança no windows, em especial no XP, já que o relatório é anterior ao Windows XP SP3 codename Vista. Há um mês estive com um portátil novinho dum colega meu, na mão, com a usual cópia do Windows XP e com a habitual aberração mastodôntica do Norton Antivírus & firewall, produto da Symantec. Como quem ia utilizar esse portátil tem poucos conhecimentos informáticos, basicamente é para trabalhar no Excel, edição de imagens, queima de CDs/DVDs, MSN e umas navegações, dei-lhe umas dicas sobre como usar esse SO altamente seguro como diz a Symantec. Obriguei-o a usar passwords, navegar só com o Firefox, mas não consegui convencê-lo a usar o aMSN ou outro em vez do seguro MSN, nem usar o Openoffice em vez do seguro Office 2003. Muito menos consegui convencê-lo a usar o inseguro Ubuntu em vez daquela cópia do Windows, mas o portátil é dele, ele lá sabe....
O resultado demorou um mês a chegar, mas chegou em força! Após ter feito todos os seus trabalhos em Excel para serem apresentados no dia seguinte, o portátil ficou num estado de completa inutilidade, tantas as janelas a abrirem-se, erros a multiplicarem-se, etc. Coisas completamente normais num SO seguro, como afirma a Symantec.
Após uma vista de olhos pelos erros, pelo gestor de tarefas, só fiquei surpreendido pela quantidade de programas, troianos, spyware e badware que estavam nas pastas "Run" do regedit. Se fossem pessoas quase que não cabiam no Estádio da Luz! Era uma autêntica festa, um bacanal, deviam estar a comemorar com champanhe o facto de estarem todos juntos dentro dum SO tão seguro!
A princípio fiquei admirado com aquele paquiderme consumidor nato de recursos de nome Norton, ter deixado passar tudo. Estava actualizado e após um full scan, sai o relatório que o PC está impecável, sem badware, num estado assim como dizer...estado seguro. Mas agora as coisas são bem claras. Norton é da Symantec. E se a Symantec não tem capacidade de fazer um antivírus minimamente funcional, qual a fiabilidade dum relatório como o mencionado em cima???
Não falei da segurança do Uáu da Microsoft, mas promete ser bastante seguro. Pelo o que pedem os gurus de segurança da Microsoft, as vulnerabilidades que apareçam neste SO, mesmo sendo gravíssimas, poderão ser consideradas pequenos percalços normais...
[+/-] |
Net mais rápida hoje? |
23 março 2007
[+/-] |
Ninguém pára o Firefox |
Ainda mais interessante que esta tabela acima, são dois gráficos que mostram a percentagem de utilizadores de Firefox 2 e IE 7 ao longo de 30 semanas. Em ambos os casos, o IE 7 vai à frente mas o seu crescimento já se encontra estagnado e a começar a perder percentagem, enquanto que o Firefox 2 continua a sua subida semana após semana, a um ritmo constante.
22 março 2007
[+/-] |
TechDays 2007 - Day 3 |
Hoje nem tentei os laboratórios.
De manha estive em sessões mais viradas para o Windows Longhorn e as suas funcionalidades. De tarde uma sessão sobre consolidação de TIs e por fim uma sessão sobre gestão de plataformas heterogéneas.
Esta ultima, foi uma sessão de vendas da Quest Software, tal e qual. Mas foi também a única sessão onde vi (surpresa) um Linux (Red Hat Enterprise).
Mas..um evento MS em que se fala de outros produtos não MS e mais: aparece um Linux ao barulho??! Depois percebi... Primeiro a Quest é patrocinadora (€€€), logo ai ganha direito uma sessão de "marketing", depois os produtos em questão adicionam novas funcionalidades ao software da MS.
Basicamente a ideia que tentaram passar foi: As empresas hoje em dia, podem ter, no meio dos seus servidores windows, um ou dois linux ou mesmo unix por "imperativos" do negócio, mas não há stress, tratamos desses probleminhas... toda a gestão é feita a partir dos produtos MS...
Estes senhores desenvolveram e adquiriram software capaz de colocar o linux/unix a interagir com os produtos de gestão MS. Que produtos? A active directory e group policy, o MOM e o SMS, ou seja, a autenticação de utilizadores é feita na AD (seja pc windows ou linux), o MOM passou a ter capacidade de monitorizar a "saúde" do linux e o SMS passou a ter capacidade de sacar relatórios de hw e sw, além de fazer deploy de patches.
A mim não me pareceram ter sido adicionadas muitas opções ao mom/sms e quanto a ser funcionais...bom gostaria de ter explorado.
Esta foi também a única sessão em vi usarem o VMWare como sw de virtualização em vez do Virtual Server 2005 R2. Ah... e a falar mal do Vista (devido aos problemas que estavam a ter na demonstração) :-)
[+/-] |
Knoppix 5.2 edição especial CeBIT 2007 |
- Kernel 2.6.19, KDE 3.5.5 com beryl como 3D-window manager (boot option “knoppix 3d”) e GNOME 2.14,
- Updates: ntfs-3g 1.0 (stable), cloop 2.06 realtime decompression with experimental “suspend” feature, aufs-cvs 2007026, Debian etch/testing, Iceweasel/Icedove (Firefox/Thunderbird) Updates,
- special feature virtualization:
- qemu including accellerated kernel module kqemu,
- kvm for CPUs supporting hardware-accellerated virtualization,
- VirtualBox OSE
- Xen 3.0.4
- VServer
- OpenVZ 2.6.18-028test018.1
- Knoppix WLAN configurator with WEP and WPA-PSK, as an easier-to-use alternative to kwifimanager/kwlan,
- First version of quickinstaller Own (”Zero Work Needed”).
Para quem quiser testar a versão especial do Knoppix 5.2, poderá fazê-lo usando este torrent, mais informações podem ser encontradas no Linux Tracker.
Fonte: Linux and open source blog
[+/-] |
TechDays 2007 - Day 2 |
Hoje, aliás ontem (este post está com um dia de atraso), estive em sessões relativas ao SQL2005 e Integration Services e também num sessão relacionada com o Softgrid. As sessões de SQL2005 e IS focaram mais em best practices e foi possível constatar mais uma vez as grandes diferenças entre este Integration services e a sua versão anterior (DTS - data transformation packages).
Quanto ao SoftGrid, ao qual a MS tem dado muita atenção, é realmente algo com potencial. Trata-se do delivery de pacotes de aplicação para os pcs dos utilizadores através de um protocolo de streaming, estes pacotes são instalados / disponibilizados no pc, mas não a aplicação propriamente dita, esta é executada num contexto individual (em termos de DLLs, registry). Estas aplicações são disponibilizadas ao user, independentemente do pc ou terminal server em que esteja "logado". Quando este se autentica na active directory, "automaticamente" as aplicações são disponibilizadas via streaming no pc ou terminal server onde se encontra.
Esta inovação, esta "novidade" não é da MS, mas sim da Softricity, a qual foi adquirida pela MS o ano passado...nem sequer é única, pois a Altiris também fornece um produto similiar o SVS. De qualquer modo não tenho dúvidas que a MS vai conseguir vender bem este produto integrado-o numa solução global de virtualização que tem em carteira.
Agora tudo isto vai ter grandes custos...e enquanto as empresas não encararem o software como algo onde cortar despesas, a MS vai continuar a vender.
21 março 2007
20 março 2007
[+/-] |
TechDays 2007 - Day One |
Na sessão de abertura do TechDays foi efectuado "anuncio" de vários novos produtos MS, como o Forefront Client Security, o SoftGrid ou VS2005 Team Edition for databases. Mas estas apresentações foram de tal modo encenadas e de tal maneira "plásticas" que mais parecia um sketch do "Mike e Melga" do Herman.
Neste primeiro dia, optei por assistir às sessões de virtualização por Ronald Beeklaar, as quais foram bastantes interessantes e deram para perceber o que vai surgir em breve. Este é um tema que está na moda e com grande procura, aliás não é à toa que a MS se lançou nisto. Contudo a sua primeira abordagem foi/é um fracasso, pois os seus produtos actuais Virtual Server 2005 R2 e o Virtual PC 2007 continuam muito distantes dos produtos da VMWare.
Verifica-se contudo uma alteração de estratégia e estou em crer que vamos ver a MS tentar aplicar novamente a receita habitual, software com dependências de produtos de código fechado e exclusivo, sendo 2008 o ano em que esta guerra vai subir de tom. O novo produto que a MS está a criar só irá "correr" sobre o Windows LongHorn, o qual estará "assente" sobre uma outra camada, o "Hypervisor". Para as virtual machines, estão a ser criadas as "Enlightenments", umas APIs que permitem optimizar os processos de comunicação entre o host e o guest. Claro está que isto é tudo código fechado..., mas há boas hipóteses da Novell ter acesso a essas APIs...
Digo 2008 porque este produto só vai sair após o LongHorn (até 6 meses depois), ou seja, 2007 começa ser um bocadinho apertado.
[+/-] |
Mapas do metro na palma da tua mão |
Deixo aqui uma outra hipótese, caso uses o iPod nano ou vídeo, dás um saltinho ao iSubwayMaps e fazes o download dos mapas que precisares, neste caso são de vários metropolitanos, e coloca-os dentro da pasta /Photos/Maps no iPod. Também o podes fazer com mapas das ruas de qualquer cidade embora dê um pouco mais trabalho, mas é possível e o tutorial está aqui com alguns screenshots para ajudar.
E assim ao levares a tua companhia musical chamada iPod, ela dar-te-á além da música, os mapas da cidade que visitas.
19 março 2007
18 março 2007
[+/-] |
Super-user (su) e seus derivados |
Voltando ao "su", quem já o usou deve ter reparado que quando há a intenção de abrir um programa gráfico, ele não abre e aparece o seguinte erro:
Xlib: connection to ":0.0" refused by server
Nestas situações a solução é utilizar o comando "gksu" ou "kdesu", dependendo do ambiente que se está a utilizar, seja o Gnome ou o KDE. Mas terás de repetir esse comando sempre que queiras usar outra aplicação gráfica como root. Também podes contornar essa limitação fazendo um "gksu gnome-terminal" e dentro do gnome-terminal abrir vários programas gráficos como root.
Outra solução é usar o comando "sux", é o mesmo que o "su" mas sem as tais limitações gráficas, permitindo abrir várias aplicações gráficas do root no ambiente X do utilizador normal.
Concluindo, no Linux há sempre várias soluções para se atingir o mesmo objectivo.
[+/-] |
Suindara, ainda mais fácil aceder ao Box.net |
- State-of-the-art user interface
- Upload and download files and folders
- Manage files and folders as you do in your file browser (add, delete, move, rename,..)
- View detailed status of your account
- View thumbnails of all your stuff
- Secure connections and privacy options
- Low bandwidth consumption
[+/-] |
Tutoriais para o Gimp |
Confere: Nicu's How-to
[+/-] |
Box.net e Nautilus no Debian |
Retirado do baú das preciosidades.
17 março 2007
[+/-] |
OpenBSD, only 1...ups, 2 holes in the default install... |
Pois.... Lá tiveram de alterar a homepage dia 13:
Mas não deixa de meter inveja a muito sistema operativo por aí....
[+/-] |
Absolut Hacker |
Plagiado do Bla bla bla
[+/-] |
K3b 1.0 fresquinho!! |
I am proud to announce the release of K3b 1.0. After years and years of development, all the sweat (actually in the summer it can get sticky in front of the screen), all the tears (ok, admittedly, not that many), and all the countless hours I spent on a single application finally we have what I think is worth the big 1. K3b has come a long way since the early days in 1998 when it started as a dummy project for me to learn C++ and QT development. The reason for that (besides my hacking) is the amazing feedback I got from the open source community and especially all the KDE worshipers. Give yourself a hand. Without all of you K3b would not have lived this long.
É o Nero em versão shareware que vai fazer frente ao K3b????
16 março 2007
[+/-] |
Comparação de tempos de arranque |
- PCLinuxOS 2007..................33s
- Mandriva Linux 2007.............44s
- Debian GNU/Linux 4.0............47s
- Slackware Linux 11.0.............48s
- Ubuntu 6.10.......................49s
- SimplyMepis 6.0-4................51s
- OpenSUSE 10.2...................61s
- Fedora Core 6.....................72s
- Xandros Desktop 4.1.............89s
Fonte: Linux Format
[+/-] |
Porque blogamos? |
Blogo porque gosto de partilhar os meus pequenos prazeres informáticos com quem tenha os mesmos gostos. Blogo publicitando o opensource/software livre porque é a retribuição que dou pelo uso que faço deste software. Blogo porque tenho prazer em achincalhar a multinacional que usa e abusa do seu monopólio e gasta bilhões em publicidade e sendo muita dela falsa.
E como o faço? Neste momento tenho centenas de feeds via rss no Google Reader onde procuro por notícias, dicas que me interessem e sejam interessantes, úteis ou divertidas para partilhar com toda a comunidade que me acompanha. Para além disso crio artigos meus, sobre minhas opiniões ou situações relacionadas comigo e com o software livre que uso. Também misturo alguns artigos escritos com artigos de imagens ou cartoons porque é sabido que uma imagem vale por mil palavras. Normalmente publico um ou dois artigos por dia e tenho pena de não ter mais tempo ou disponibilidade para mais, mas a verdade é que existe mais coisas para serem feitas para além de blogar...
Faço um convite ao Jocaferro, ao Rui Moura e ao Antonio Fonseca (AFS@web) para que nos contem tambem "porque blogam?".....
15 março 2007
[+/-] |
Hackergotchi à RedTuxer.... |
Agora vou tentar explicar como se faz estes bonequinhos à minha maneira de utilizador amador do Gimp. Já o tinha dito antes e repito, sou muito fraquinho com editores de imagem, prefiro o papel e lápis...
O material necessário:
- uma foto e se tiver boa qualidade, melhor
- um PC com Linux. Estou a brincar, podem usar outro SO mais fraquito
- Gimp
Usei uma imagem minha de quando tinha os meus 30 aninhos e assim poder dar alguma qualidade mais ao artigo.
Começa-se por separar esta cara laroca da imagem. Existem vários processos para o fazer com o Gimp, seja com "Magic Wand", "Quick Mask" ou outras mas aqui o je usou o processo manual, "Selecionar regiões manualmente", como na figura abaixo.
Depois de seleccionares e copiares esta carinha à Brad Pitt, crias uma nova camada ou imagem transparente e colas a carinha nela. Aproveita para dar uns retoques nela como apagar o que não interessa, ou realçar seja o que for. Como o dentinho aqui...
Nesta altura poderá ser necessário corrigir o sharpen (enfatizar) a imagem.
Filters> enhance> Sharpen
Está na altura de criar a sombra para que esta carinha se torne num bonito Hackergotchi. Cria-se uma nova camada transparente e depois aplica-se o Drop-Shadow: Script-fu> Shadow> Drop-Shadow.
Atenção com os valores do deslocamento e do Blur Radius, dou o exemplo em baixo. Mas testem várias opções até que vos agrade.
Por fim salvem o vosso Hackergotchi como .png e terão um resultado parecido com este embaixo. Apenas parecido, concerteza não conseguirão igualar esta minha carinha nem este profissionalismo meu :)