31 dezembro 2006
[+/-] |
Por detrás do Tux Vermelho |
Convidei depois o CrimsonTuxer para partilhar este blogue. Já sabia que o tempo que ele poderia disponibilizar seria pouco mas ficou "encarregue" de a pouco a pouco ir melhorando e artilhando o Tux. Primeira medida foi sair do servidor nacional onde estávamos alojados devido à lentidão e aos timeouts imensos, e mudarmos-nos para o Blogger onde encontrámos mais ferramentas e outra sofisticação, e novos problemas.
Fomos aprendendo algumas técnicas para blogar, foram aparecendo a pouco e pouco alguns leitores e bloggers que gostavam da nossa prosa e nos incentivavam a continuar (vivaotux, João Matos ou o Mitre são alguns deles). Passei a acompanhar muitos blogs e bloggers que afinal partilham as mesmas ideias e princípios que os meus e vejo que afinal não somos tão poucos assim como outros querem fazer ver a toda a sociedade. O Tux Vermelho foi a pouco e pouco se tornando algo mais do que o previsto inicialmente. E algo que me deixava e ainda deixa com um sorriso na cara é encontrar artigos meus originais, em vários sites e fóruns brasileiros, argentinos, galegos, etc, como referências, e não me refiro a traduções ou noticias que encontro por aí e as alojo no Tux!
Um grande empurrão nas audiências foi a inclusão do Tux no Planeta GNU/Linux Brasileiro e depois no Suse.pt, o que considero uma honra e de certa maneira um prémio pelo trabalho que tem vindo a ser feito por aqui. Num ápice, os visitantes que mal chegavam a 20 por dia, são agora em média de 150. Comentam, criticam, sugerem, apoiam. Sem darmos por isso, já temos umas dezenas de amigos virtuais em pelo menos 2 continentes! O Tux Vermelho que apenas fora criado como algo puramente pessoal, cresceu e também já é feito a pensar nos seus leitores.
Outro "prémio" foi a aprendizagem! Não apenas vou divulgando e ensinando a trabalhar com Linux, o que é algo que me dá bastante prazer apesar de eu não ser nenhum geek, como também fui aprendendo nas muitas pesquisas que tive de fazer, no muito que tenho de mexer no meu Debian, e com outros linuxers que tiveram a paciência de me ajudar em situações mais dificeis.
E agora alguns números: em 18600 visitantes desde Março, 46% são Tugas e 44% de Brasucas e em breve serão a maior percentagem de visitantes! Quanto a browsers, 65% são Firefox 1.5 e 2, e quanto ao IE6 não chega aos 20% e o IE7 nem 2.5% atinge, e olhem que o Windows representa 56% das visitas! Outro valor importante que devo mencionar, 95% são Benfiquistas enquanto que os outros 5% também o são, mas não o sabem. O coração bate vermelho......
Acho que não está nada mau para um blogue que apenas lhe é dedicado algum tempo ao fim do dia e um pouco mais ao fim de semana, e que os seus criadores apenas tem o bichinho da informática metido no corpo, em especial o bichinho Tux...
Por agora me fico e a desejar um bom ano de 2007 a todos os leitores e visitantes, e a prometer algumas alterações e novidades no Tux para breve, e viva o Glorioso! BOAS FESTAS!!!
30 dezembro 2006
[+/-] |
Looking Glass em LiveCD |
Este LiveCd é basicamente um GNU/Linux Slackware com o Looking Glass embutido e apenas tens uns 265MB de tamanho.
Links: LiveCD, Projecto Looking Glass, download do LiveCD, fonte.
29 dezembro 2006
28 dezembro 2006
[+/-] |
Emesene, IM promissor |
Mais uma boa novidade sobre o Emesene, este IM é multiplataforma, ou por outras palavras mais baratas, funciona em Linux, BSD, Windows, etc...
E como instalar o bicho? Após fazer o download do mesmo, extrai-se o conteúdo que tem dentro do arquivo zipado para uma pasta e depois é só executar o ficheiro "emesene" que está dentro da pasta. Basta isso, bem simples!
Fonte: yLog
[+/-] |
Mais uma prendinha!!! Revista Guia do Hardware.net |
"A revista Guia do Hardware.net é uma proposta inovadora. Uma revista digital, produzida com o mesmo cuidado e qualidade de uma revista impressa, contendo artigos e tutoriais aprofundados sobre hardware, redes e Linux, porém distribuída gratuitamente :). É só acessar o http://guiadohardware.net/revista/ e baixar a sua todos os meses. Não existem condições nem limitações. Você pode baixar, indicar para seus amigos, imprimir as matérias que mais gostar e assim por diante."
Façam pub à revista nos vossos blogs, sites, mails, dêem uma ajudinha porque merecem!
Link para o download da revista.
27 dezembro 2006
[+/-] |
Mais uma grande invenção em prol da net... |
E já não precisas de te levantar e perderes tempo em ir mudar a água às azeitonas!!
Fonte: Blog do Cardoso
[+/-] |
Linux Mint, um Ubuntu completo |
-Ok, já vi que és do tipo "não-tenho-vagar" também conhecido por tipo "preguiçoso", e tenho a solução para ti! Imagina uma distro assim fácil de usar como o Ubuntu, baseada nos seus pacotes e repositórios podendo se dizer que é 98% Ubuntu! As cores castanhas foram substituídas pelas azuis, embora tenha o tema original do Ubuntu. Já vem com os codecs mp3, e essas coisinhas que não gostas de instalares, e tens ambos os ambientes: KDE e Gnome! E ainda vem com uns extras! Interessa? Se sim, eis o Linux Mint!
Links: Homepage, screenshots e downloads.
Fonte: ClaudioFranco.net v. something
26 dezembro 2006
[+/-] |
Qual a distro que te cai melhor? |
Continuarei com Debian, claro, mas até que os resultados não parecem errar muito! Ah, são 17 as distros donde sairá a escolhida para ti, podes conferir no site.
Fonte: Astrisko
25 dezembro 2006
[+/-] |
Caçada já começou... |
NY Times: Flaws Are Detected in Microsoft’s Vista
«SAN FRANCISCO, Dec. 24 — Microsoft is facing an early crisis of confidence in the quality of its Windows Vista operating system as computer security researchers and hackers have begun to find potentially serious flaws in the system that was released to corporate customers late last month.
On Dec. 15, a Russian programmer posted a description of a flaw that makes it possible to increase a user's privileges on all of the company's recent operating systems, including Vista. And over the weekend a Silicon Valley computer security firm said it had notified Microsoft that it had also found that flaw, as well as five other vulnerabilities, including one serious error in the software code underlying the company's new Internet Explorer 7 browser.
...
Vista is critical to Microsoft's reputation. ...»
Fonte: Planète Béranger
[+/-] |
A morte nunca dorme. |
Permaneceu no quarto durante todo o dia, almoçou e jantou no hotel. Viu televisão até tarde. Depois meteu-se na cama e apagou a luz. Não dormiu. A morte nunca dorme.
in As Intermitências da Morte, José Saramago
[+/-] |
Produtos, upgrades, dominação..... |
Se responderam que falo da Microsoft, e o produto é o windows vista, erraram.
Segunda pergunta a quem respondeu microsoft: porque pensaram na microsoft e no windows vista?
O filme em questão é o "I, Robot". Antes que esqueça, obrigado Isaac Asimov.
[+/-] |
Linux distro Timeline |
23 dezembro 2006
[+/-] |
Uma imagem, mil sentimentos.... |
[+/-] |
Que rica prenda de Natal! OOo 2.1 em PT |
Daqui vai um obrigado a toda a equipa que fez o excelente trabalho de tradução, embora ainda não o visse mas acredito sinceramente que esteja muito bom!
Links de downloads para Windows e para Linux.
Entretanto tambem divulgado no The Cucko's Egg, o livro "Guia Práctico do OpenOffice.org", que segundo opinião do Vitor Domingos que teve o prazer de o ler tal como informa no seu artigo, o livro está muito bom, cheios de exemplos prácticos.
Sugestão gratuita que dou aos caros leitores do Tux Vermelho, caso ainda não tenham comprado todas as prendas pra oferecer este Natal e não saibam o que comprar, adquiram este livro e dentro dele deixem um cd com o novo OOo 2.1, depois é embrulhar e oferecer! Tambem podem colocar um ou mais LiveCDs de Linux, just in case....
[+/-] |
Gnome-open, ferramenta de simplificação |
$gnome-open google.com
Abre o navegador escolhido no Gnome com a localização www.google.com, no meu caso é o IceWeasel.
$gnome-open arquivo.pdf
Abre o evince, caso seja ele o programa para abrir pdfs por omissão no Gnome
$gnome-open porno.pps
Abre o OpenOffice Impress caso seja ele o programa que visualiza os slides por omissão
$gnome-open .
Abre a pasta actual com o Nautilus ou o Thunar, depende de qual está por omissão
$gnome-open /home/eu/imagens
Abre a pasta imagens da minha home com o Nautilus ou Thunar, depende qual está por omissão no Gnome
$vi .bashrc
alias g='gnome-open'
Salva-se e prontos, agora basta digitar o "g" para substituir o comando gnome-open.
E não haverá algo semelhante no KDE?
[+/-] |
Fedora 6 Zod LiveCD disponível |
- Kernel 2.6.18
- Gnome 2.16
- X.org 7.1
- AIGLX e Compiz
- blá, blá blá, vejam o anúncio, é muita coisa...
Links: Anúncio, download: ISO, torrent
22 dezembro 2006
[+/-] |
Os enormes custos escondidos do Vista! |
"Peter Gutmann, um investigador neo-zelandês na área da segurança, fez uma análise ao que implica, para os utilizadores, o DRM que o Vista traz para garantir a protecção de conteúdos imposta pelas editoras de discos, cinema, etc…"
O artigo é bem longo, exaustivo na análise, está em inglês mas vale a pena ser lido. Mais, este atentado aos direitos e liberdades do utilizador, não se fica apenas para os utilizadores do windows vista, porque se o DRM não for combatido, os utilizadores de outros sistemas operativos tambem serão atingidos! É forçoso combater o DRM, não basta ignorá-lo!!!
Por acaso sabem o porquê de o Vista exigir tanto do hardware? O AERO?? Nááááá... Como o autor (Rui Seabra) do artigo diz, o AERO é apenas uma cortina de fumo , porque na verdade, o DRM no Vista é que necessita de tão potente hardware!!! Pois, pois! Leiam com atenção e reflictam....
[+/-] |
Já visitaram a Tux Factory? |
21 dezembro 2006
[+/-] |
A consola, tão pequena e tão poderosa... |
Tipo:
$mkdir nova_pasta
$mkdir -p
{tmp/,docs/{img/{wallpapers/,icons/,fotos/},textos/{man/,artigos/}}}
E o resultado é o seguinte:
Outro exemplo da utilidade da consola é o que podemos fazer com ficheiros de vídeo que queremos codificar para outro formato. Por vezes faço o download de vídeos do Youtube e eles vem com a extensão .flv que na práctica é um ficheiro de vídeo em flash. Não tenho problemas em visioná-los com o Totem ou com o Vlc, mas muita gente e em especial os aprisionados do windows, tem dificuldades em os reproduzir nesse SO. Mas se eu converter esse vídeo em flv para mpg, o problema da não visualização, deixa de existir. E como o fazer no Linux duma forma rápida e fácil?
$ffmpeg -i video_antes.flv video_depois.mpg
E está convertido! Bendita consola!
[+/-] |
Microsoft & Novell Inc, continua fazendo baixas... |
O artigo completo pode ser lido no Groklaw, bem como o email do Jeremy da sua demissão. Deve-se salientar que ele sempre foi um crítico do acordo, e só não saiu logo da Novell para poder ver como o acordo seguiria, não fossem chamá-lo precipitado....
Já agora, a imagem que coloquei para dar um toque "artístico" ao artigo é um cavalo de tróia, é que o raio deste acordo e a antiga Novell faz-me lembrar esta animal...
20 dezembro 2006
[+/-] |
É sempre uma boa notícia |
Claro que se fala do famoso escândalo dos rootkits que a Sony escondeu nos seus cds de aúdio para impedir as cópias dos mesmos. É o que se chama dar um tiro no pé! E esta indemnização só será paga aos utilizadores queixosos dos Estados da Califórnia e Texas, mas será que não há mais processos a correrem por lá nos EUA?
Esta sentença é um sério aviso aos abusos gananciosos e estúpidos das editoras contra os consumidores e à própria internet! Pela primeira vez, aplaudo uma sentença judicial norte-americana!
19 dezembro 2006
[+/-] |
Anuncios do Firefox |
[+/-] |
Tu és a Personalidade do Ano! E eu tambem.... |
"In 2006, the World Wide Web became a tool for bringing together the small contributions of millions of people and making them matter."
Sendo assim, aceita os meus parabéns!!
18 dezembro 2006
[+/-] |
Optimização das fonts no Ubuntu |
Encontrei esta dica para os utilizadores do Ubuntu, parece que as fonts não ficam "lisas" ou smooth, como se diz em ingles, na distro Ubuntu por omissão. Para deixar as fonts mais "lisas", é necessário editar o ficheiro fonts.conf na vossa /home. Por outras palavras, é abrir o terminal e meter este comando:
Depois coloca este texto a substituir o que lá está. Já agora, just in case, antes de o fazer, faça uma cópia de segurança do fonts.conf.
A diferença que se irá notar é ainda significativa! Como é antes da alteração:
E depois da alteração:
Fonte: The How-to-Geek
[+/-] |
Firefox com novo logo |
Fonte: Bloooooooog!
17 dezembro 2006
[+/-] |
Firefox com 200 add-ons! |
Foi instalando, 50... e já eram 100! Mas como o Firefox era a versão 2, teria de ser o dobro, e assim chegou às duzentas extensões instaladas!! Segundo ele diz, o Firefox demorou 6 minutos a arrancar, açambarcou 195 M de RAM, ficou sem área funcional de browser mas ... funcionou!
Fonte: CyberNotes
[+/-] |
Vamos espalhar a palavra, BadVista.org |
Vista está a ser impigido como um upgrade necessário ao xp, mas na verdade é uma enorme regressão nos direitos e privacidades do utilizador, bem como quem é que usa e é o verdadeiro dono do PC, se o utilizador ou o Vista! Os novos "features" que o Vista traz não são mais que um cavalo de tróia que irá aumentar enormemente as restrições ao utilizador. O BadVista.org irá dar atenção em como essas restrições irão funcionar, como lhes resistir e avisar os utilizadores que devem se preocuparem efectivamente com isso!
Fonte e leitura completa em BadVista.org
16 dezembro 2006
[+/-] |
Bill Gates e o DRM |
A Microsoft fez uma pequena reunião onde juntou alguns bloggers lá no seu quartel-general em Redmond, para preparar a Mix Conference. Pagou aos mesmos em Zunes, tal e qual como os cartéis pagam aos seus clientes, com a droga...
Nesta pequena reunião houve pelo menos dois bons momentos que merecem registo:
- A cara do Bill Gates ao caminhar pela sala adentro e ver que practicamente todos os convidados bloggers tinham os seus Mac abertos...
- Bill Gates acabando por admitir que o DRM é uma merda. Não disse bem essa palavra porque não sabe português, mas tambem não disse "shit", embora o dissesse por outras palavras... E ainda aconselhou aos utilizadores para irem ripando os seus CDs, pelo menos isso ainda é legal...
15 dezembro 2006
13 dezembro 2006
[+/-] |
Para quem acabou de instalar o seu primeiro GNU/Linux |
- A arte de instalar programas em Linux.
Em Linux tens o synaptic, um pequeno programa que te faz o trabalho todo, apenas tens de escolher o que queres instalar. Ele vai buscar a matéria-prima a locais determinados, armazena-os, instala-os e configura-os. Nada de demos, sharewares e outras porcarias típicas do windows. Após escolheres o que queres, o teu seguinte trabalho é ires ao menu e clicar no programa que já fica instalado... Usa e abusa do synaptic!
- A linha de comandos (terminal) e o root
Por isso, quando quiseres fazer algo como root e for pedida a password, tem atenção ao que fazes! Tal como digitar o "sudo" ou "su + password do root" na linha de comandos! Em caso de dúvida, passa pelo fórum de ajuda, por exemplo o do ubuntu, e pede uma explicação que o pessoal terá o maior prazer de a dar.
- Ambientes de trabalho
- Permissões de ficheiros
read (apenas o podes ler); write (podes alterar e move-lo) e execute (ao tentar abri-lo, o sistema tentará executá-lo como um programa).
O dono do ficheiro é o único utilizador que pode modificar as permissões do mesmo. O dono pode colocar diferentes permissões para si ("file owner"), definir grupos de utilizadores ("user groups") e todos os outros utilizadores ("other users").
Na práctica, tudo o que está na tua "home" (/home/teu-nome) podes fazer o que quiser; não tens acesso ao que está nas "homes" dos outros utilizadores; e não podes alterar nada do sistema, como por exemplo /bin ou /etc, sem a password do root!
- Pormenores vários
-Não é necessário anti-vírus, salvo em casos que queiras usar o teu linux como servidor de mail (para windows).
-O linux é "case-sensitive", ou seja, maiúsculas são diferentes de minúsculas! Exemplo: file.txt é diferente de file.TXT.
-Qualquer pasta ou ficheiro pode ser escondido ou ficar invisível bastando colocar um ponto (.) antes do nome da pasta ou do ficheiro. Exemplos: .Imagens ou .file.txt. Para poder ve-los no konqueror ou Nautilus, basta accionar a opção de "ver ficheiros escondidos".
-Aprendendo a conhecer o GNU/Linux e o software livre, torna-se viciante e nunca mais se quererá voltar atrás....
Bem vindo ao GNU/Linux.
Baseado num artigo de Olivier Cleynen
12 dezembro 2006
[+/-] |
Este Jim Allchin é um achado!! |
Parece que ele é o tipo de pessoa que diz ou escreve sem pensar no que diz, sem reparar que coloca a sua empresa em xeque, ou a sua (falta de) inteligência, como o prova com as afirmações acima! Em Junho descreveu as dificuldades que o seu patrão, Steve "Developers" Balmer teve, durante 2 dias e sem sucesso, em retirar todo o tipo de vírus e malwares dum PC dum amigo seu. E que Steve acabou por o deixar com os seus melhores engenheiros para que eles tentassem desinfectar o portátil, durante mais uns dias.... Em suma, os presentes da palestra onde o Jim Allchin discorreu esta aventura do Steve, concluiram que "Se o homem à testa de uma equipe dos melhores engenheiros da Microsoft falhou, que chances tem o utilizador comum de manter seu PC/Windows livre dos vírus?"
Tenho de ficar atento a este Allchin, pois ele tem umas boas saídas. Aliás, a ultima pérola deste tipo devia ser emoldurada! Enviou um email aos patrões Steve e Bill onde a certa altura dizia:
"Eu compraria um Mac se não trabalhasse para a Microsoft"
Ah ganda Jim! Continua assim!
Fonte: Navegantes
11 dezembro 2006
[+/-] |
Visualização do Tux vermelho |
Epiphany:
Opera em windows( igual ao opera em Linux):
Firefox em Linux (Iceweasel, mais concretamente e é igual ao Firefox em windows):
Mozilla em Linux:
IE6 em windows (onde podia ser mais?)
Concluiu que o blog até se vê muito bem em qualquer browser digno desse nome. Mas no IE6 é quase impossível ver o blog! Bom, quanto aos utilizadores do IE6, tenho muita pena mas não vou alterar nada no blog para facilitar a visualização do mesmo. Actualizem-se e usem browsers de jeito! Deixo aqui alguns links: Firefox, Opera e Mozilla SeaMonkey).
[+/-] |
Ubuntu is like Chicken Soup for the Soul |
Ora qui está uma boa palestra onde é explicado porque razão o Ubuntu é o melhor sistema operativo disponível hoje em dia. Discurso disponível via Google Video.
10 dezembro 2006
[+/-] |
Edgy Eft...um mês depois |
Um mês após o upgrade para o Edgy Eft, a estabilidade continua.
As minhas impressões do Edgy após este mês, são as seguintes:
- Estabilidade, se o Dapper já o era, este não o deixa de ser.
- O startup/boot mais rápido (uns 15/20 segundos), creio que em virtude do uso UpStart.
- Noto o Edgy mais rápido, mesmo as aplicações como o Firefox, mas isso também pode ser derivado a ...
- ... Uma melhor gestão de memória, e noto isso tanto no swaping, ou melhor, no menor uso do swaping, apesar de continuar a usar as mesmas aplicações, como na resposta pronta dos programas, apesar de ter vários abertos e há vários dias.
A solução passou por alterar o xorg.conf (fazer um backup do ficheiro primeiro é sempre bom). Inicialmente usei o dpkg-reconfigure xserver-xorg, mas a coisa não foi muito bem sucedida, por isso fui procurar as características do meu monitor e alterei o ficheiro à unha seguindo de um Ctrl+Alt+BckSpace. De qualquer das formas, nos forums está tudo muito bem explicadinho para quem tiver duvidas.
[+/-] |
Pré-visualização no Tux Vermelho |
09 dezembro 2006
[+/-] |
Firefox continua a subir na Europa |
E já vai em 23.2%, Portugal com 16.1%.
Fonte: Liberdade na Era Tecnológica?
[+/-] |
Toneladas de wallpapers |
Mas hoje como prometi fazer uma boa acção, será então agora: eis o smashing magazine cheio de referencias a bons sites de wallpapers! Será difícil não encontrar algo que não se goste aqui!
Fonte: smashing magazine